Inovações tecnológicas elevam o Employee Experience

Inovações tecnológicas elevam o Employee Experience

05/06/2024 | Carolina Amaral

Metade do ano já foi e atrair, recrutar e reter talentos permanece como um dos principais desafios para as empresas. A razão principal desse cenário vem do fato das exigências e necessidades da sociedade terem sido alteradas com o isolamento forçado pela expansão do coronavírus. Atualmente, então, as expectativas dos cidadãos devem ser superadas para permanecerem no mesmo ambiente. Já a modernização tende a ser uma fiel aliada nesse processo.

 

O destaque dado a Inteligência Artificial

De acordo com pesquisa da Qualtrics, a busca por equilíbrio entre inovação e bem-estar está entre as principais tendências da experiência dos colaboradores em 2024. O estudo ainda apontou a Inteligência Artificial (IA) como ponto central para aprimorar a gestão de talentos e 53% dos entrevistados a enxergam como uma grande aliada na rotina. Dessa maneira, quanto maior o engajamento com a cultura organizacional, mais confortável fica com a utilização da tecnologia, apesar das dificuldades de implementação.

Esse processo exige estratégias assertivas, visando garantir êxito na adoção. Assim, alguns passos são interessantes, como manter uma comunicação transparente sobre os objetivos e os benefícios no cotidiano. Um exemplo a ser citado vem das possibilidade de aperfeiçoamento nas funções internas, resultando em uma operação otimizada, vínculo organizacional fortalecido e uma transição de sucesso. 

Como um todo, apesar das infinitas chances trazidas com a ferramenta, há um desafio em compreender como implementá-la sem desestabilizar a equipe. “Com inovações se destacando gradativamente mais no mercado, torna-se papel do RH construir uma nova cultura organizacional. Essa era deve inspirar confiança aos liderados para atingirem seu potencial total”, explica Carlos Mencaci, CEO da Assine Bem.

 

Ouvir o colaborador é uma estratégia e tanto!

Levando em consideração o levantamento da  Qualtrics, 50% dos profissionais na linha de frente estão decepcionados com seus salários ou benefícios, 40% se encontram descontentes com o desenvolvimento de suas carreiras e quase a metade (40%) não confia na liderança. Ciente dessa realidade, algumas atitudes vindas dos altos executivos devem fazer a diferença. “É primordial entender o lado do empregado, seus impasses, interesses, expectativas e pedras no caminho. Esse conhecimento gera uma base sólida de informações cruciais para implementar ações focadas em melhorar o cenário”, explica Mencaci.

Nesse sentido, é comum o liderado iniciar sua jornada com entusiasmo e esse sentimento desaparecer com cerca de seis meses, pois não se encontra contente com as experiências. Tendo em mente essa realidade, uma boa atitude é estar por dentro das tendências do mercado e aplicá-las de maneira correta, criativa e abrangente na companhia. “O universo tech se expandiu significativamente durante e pós pandemia, levando assuntos relacionados ao tema como pautas em ascensão nos últimos anos. Logo, renovações como Metaverso, ChatGPT e seus derivados brilham o olho da população, assim como a assinatura digital”, pontua o gestor.

 

Demandas de RH mais rápidas e simples

Tendo em vista, principalmente, o setor de recursos humanos, há um contato direto e excessivo no dia a dia com papelada, arquivos e declarações. Seja para cuidar da contratação de pessoal, fechar negócios ou lidar com burocracias institucionais, a gestão desses documentos exige extrema atenção e conhecimentos específicos. Assim, dar a essa equipe um mecanismo de auxílio às tarefas é um ponto positivo a mais para um bom gerenciamento de satisfação interno.

A partir da administração e logística on-line dessas demandas, as atividades se tornam mais simples, ágeis, seguras e econômicas, trazendo resultados assertivos para os estabelecimentos  e seus encarregados. “Não é mais responsabilidade deles se encarregar da cobrança de rúbricas, acertar declarações, enviar certificados ou, até mesmo, marcar reuniões presenciais para finalizar pendências facilmente encerradas no virtual. É mais uma das várias oportunidades disponibilizadas pelas atualizações informáticas para tornar as funções mais práticas e produtivas”, finaliza o executivo.

Fonte: Carlos Mencaci, CEO da Assine Bem

Assunto: Inovações tecnológicas elevam o Employee Experience