De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Forrester, é possível economizar aproximadamente 22 mil horas anualmente ao contar com a assinatura digital, independentemente do setor. Já no mercado imobiliário, essa inovação se mostra como uma tendência e ganha cada vez mais espaço. Afinal, antes levava dias ou até semanas para um negócio ser concretizado, com a necessidade de deslocamento.
Mercado imobiliário precisa de assinatura digital
Embora exista há mais de 20 anos, a assinatura digital só ganhou foco na pandemia. Isso porque entregou mais segurança durante o isolamento social, assim como comodidade por garantir a rubrica em qualquer lugar do mundo, no conforto de casa, por exemplo. Ainda, é uma maneira de economizar insumos e aumentar a produtividade do negócio.
Com todos esses ganhos, corretores de imóveis implementam a digitalização em suas estratégias e percebem grandes ganhos. "Além de uma grande credibilidade, a praticidade da tecnologia permite alcançar ainda mais clientes, facilitando processos e melhorando toda a ponte comunicativa entre o locador e locatário”, comenta Carlos H. Mencaci, CEO da Assine Bem.
Nesse cenário, um estudo anual da CGI Global 1000 mostrou como mais de 70% das empresas vêem a digitalização como prioridade em suas estratégias de crescimento. Afinal, é uma ação direta para agilidade e eficiência operacional. Inclusive, corporações com maturidade nesse sentido possuem melhores resultados.
Ainda conforme levantamentos da Forrester, é possível notar uma redução média de até 80% no número de falhas. “Com a plataforma da Assine Bem, você cria, adiciona os signatários, dados pessoais, entre outras funcionalidades com poucos cliques. Inclusive, caso erre alguma referência, consegue ajustar mais rapidamente ainda”, pontuou Mencaci.
Também é facilitado o mapeamento de caminhos para uma melhora considerável no rendimento do time. Para a Forrester, esse índice aumenta cerca de 85% de produtividade. “Não é mais necessário dispor de um funcionário para criar impressões, enviá-las por correio ou motoboy, ou qualquer outro transporte, nosso sistema faz isso tudo on-line”, acrescentou o CEO.
A assinatura digital é uma aliada de sucesso para o ramo imobiliário
Em geral, o contrato com uma imobiliária é visto como a etapa mais burocrática para o fechamento da negociação. Isso porque os procedimentos costumavam possuir interferências, seja na comunicação entre as partes ou na identificação de erros, gerando um certo risco legal. Todavia, existem alguns pontos essenciais, os quais podem ser aprimorados ao utilizar a assinatura digital.
- Mais agilidade e produtividade para fechar contratos
É possível concluir ainda mais trâmites sem toda essa preocupação. Além disso, leva pouco tempo, alavancando o número de locações, compras e vendas. Para melhorar, otimizando as horas incluídas nos processos administrativos e gerando maior rendimento para os envolvidos.
- Mais comodidade para o cliente
Uma das principais vantagens é a não obrigatoriedade das presença dos assinantes na loja física para firmar o acordo. Mesmo com validade jurídica e toda a precaução com criptografia de ponta, para resguardar mesmo as informações mais sensíveis, o mecanismo permite agregar na experiência do cliente. Consequentemente, mais fidelização e marketing “boca a boca”.
- Mais sustentabilidade
Cada vez mais os consumidores procuram por estabelecimentos adeptos aos princípios ESG (Environmental, Social and Governance). Isso porque, com o passar dos anos, as práticas voltadas para cuidar do planeta se tornaram indispensáveis para o dia a dia dos cidadãos. Aqui, a assinatura digital também é uma forte aliada, pois permite a conexão das partes sem a necessidade de deslocamento, emissão de gases, entre outras questões, como a ausência do papel.
Por fim, fica claro como contar com essa modernidade é uma boa estratégia para as corporações de sucesso. Nesse cenário, levar também uma administração de documentos completa, com diversas possibilidades de armazenamento em nuvem e acesso aos signatários, é o melhor custo benefício.
Fonte: Carlos H. Mencaci, CEO da Assine Bem.
Serviço: Mercado imobiliário x assinatura digital: 3 vantagens