A sustentabilidade deixou de ser apenas uma pauta relevante, agora, a sua implantação nas empresas tem sido constantemente requisitada. No entanto, esse cuidado com o mundo ampliou o seu conceito e alcançou além de questões ambientais como sugere a própria sigla. Ela se refere a Environmental, Social, and Governance (ESG), isso em sua tradução significa Ambiental, Social e Governança (ASG). Os aspectos fundamentados pela tríade devem estar inclusos em uma organização o quanto antes, pois demonstram um impacto não apenas com os clientes, mas com o quadro de colaboradores e até mesmo, investidores. Então, confira nesta matéria, como ocorreu a valorização do ASG e por onde começar a impor os seus aspectos.
Entenda o significado de cada letra da sigla ASG para o desenvolvimento do mundo
Esse conceito não é uma novidade no mercado, pelo contrário, foi estipulado em 2004 no Pacto Global, em conjunto com o relatório de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), assim o Banco Mundial e a ONU (Organização das Nações Unidas) determinavam um novo rumo para o mercado. “Apesar de a proposta já ter 18 anos, ela começou tardia. Os efeitos sobre o nosso planeta, desde os recursos naturais até as estruturas sociais, ainda precisam ser revistos e modificados. A falta de adequar a cultura organizacional aos três panoramas é um atraso para a evolução do meio”, alerta Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem.
Ambiental: essa parte constitui a preocupação com a escassez dos recursos naturais, além disso, frisa a missão de reduzir as temperaturas e problemas gerados pelo aquecimento global. Esse fenômeno tem grande influência das indústrias quando se trata da sua intensificação, a partir do uso das fontes de energia não renováveis, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento.
Em consonância com isso, Paula aponta uma barreira para uma maior conscientização do assunto. “Essas coisas parecem não fazer parte do nosso dia a dia, aparentam apenas vir de um cenário com grandes fábricas e produtoras. Porém, ao contrário desse senso comum, diversas atividades contribuem com o aumento dos índices negativos. O transporte é um grande exemplo disso, usamos carros, motos e ônibus com alta frequência. Eles são responsáveis pela emissão dos gases poluentes na atmosfera. Nesse sentido, a assinatura digital consegue alcançar infinitas distâncias, sem estimular o deslocamento desnecessário por esse meio, assim contribui para reduzir os efeitos maléficos e a exploração de artifícios como o papel”, elucida a gestora.
Social: esse tópico é bem claro quanto ao seu propósito, ele estabelece a necessidade de voltar atenção para o desenvolvimento da sociedade. Isso dentro do meio empresarial é a proporção de condições justas de trabalho, estímulo à diversidade em cargos de gestão, impulsionar a qualidade de vida dos colaboradores. De um modo geral, o tópico frisa o apoio a comunidades carentes, o respeito aos direitos humanos, independentemente de qualquer característica e o estabelecimento de uma população em condições iguais.
Quando se trata do meio organizacional, a representante da Assine Bem pontua o poder da automação para o aumento da produtividade e empenho do quadro de forma saudável. “A tecnologia é um facilitador quando o propósito é a execução dos serviços. Tudo ao nosso redor tem tomado enormes proporções e cada vez mais exigência, como a velocidade para entregar um projeto pronto. Dessa maneira, cobrar apenas o desenvolvimento dos colaboradores gera desgaste e desvantagem para as companhias. Logo, quem olha as inovações como um aliado da equipe têm vantagem nesse quesito. Por isso, a adequação de softwares como o da Assine Bem, facilita os afazeres manuais atingirem o prazo final com agilidade”, aconselha.
Governança: por último, mas com grande participação nas corporações, esse tópico refere-se às políticas de comandar um negócio. Sendo assim, engloba coisas como o tratamento dos colaboradores, clientes e todos envolvidos direta ou indiretamente com a instituição. “Essa ação foca em transparência com todos, demonstrar as práticas anticorrupção e fraude. Isso é o mínimo para captar a confiança de quem está se relacionando e vinculando seu nome com a reputação da organização”, pontua a representante da Assine Bem.
Por isso, a gestora ainda frisa as evoluções pensadas para contribuir com essa ação. “A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) é uma das medidas responsáveis por nortear a população para se preocupar mais com as suas informações pessoais e seu uso pelos órgãos. Logo, cumprir com essa exigência, além de ser obrigação legal, se assemelha às propostas do nível. Então, usar sistemas já compatíveis com esse aspecto, como as soluções da Assine Bem, coloca a sua organização já um passo a frente”, propõe.
Veja quais são as movimentações do mercado e as principais preocupações com o ambiente, social e a governança
Uma pesquisa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) realizada com 209 gestoras de recursos aponta quais os critérios ASG mais observados por elas: transparência (92%) e a ética (92%), ambos fazem parte do G de governança. Em seguida os aspectos relacionados às dimensões ambiental e social, respectivamente, foram mencionados com menor frequência durante o levantamento. Dentro do primeiro campo, para a letra A, aparecem com destaque o uso de recursos naturais (76%), tecnologia limpa (71%) e poluição (71%). No segundo, o social, chama atenção a observância aos direitos humanos (73%).
Além dessas considerações e investimentos por parte dos líderes e estratégias, a população também tem participado dessa influência, prezando pela sua inserção e crescimento. Isso porque, de acordo com uma recente pesquisa global da Accenture, fazer parte do quadro de funcionários de uma companhia focada nessas ações é o objetivo de 88% dos jovens brasileiros entre 15 e 39 anos. Dentro desse grupo, 60% almejam alcançar oportunidades em corporações com esse direcionamento nos próximos dez anos. “Fica claro a relevância de fortalecer as bases do planejamento nessas questões para traçar um futuro garantido”, finaliza Paula.
Ao levar em conta todos interessados e suas funcionalidades, o site oferece outras abas para a investigação. Você também pode entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Aproveite a oportunidade agora mesmo.
Outra forma de acompanhar nossas inovações é seguindo o @AssineBem nas redes sociais! Estamos esperando você em nosso Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.