A pandemia acelerou as mudanças no ambiente corporativo. No setor de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP), a digitalização dos setores também se tornou uma necessidade urgente para milhares de empresas. Com o regime de trabalho home office, os colaboradores tiveram de se adaptar a uma rotina quase autônoma de labor. Isso, por sua vez, refletiu na mudança de diversos processos. Entenda!
O que mudou?
“Os negócios passaram por dois anos de grandes transformações. A pandemia deu urgência a mudanças as quais vinham sendo implementadas aos poucos ou adiadas. Nesse mesmo sentido, tanto RHs, quanto DPs precisaram repensar e mudar seus modelos de gestão de pessoas e negócios”, aponta Marcelo Furtado, CEO e cofundador da Convenia.
Para 2022, o CEO aponta algumas tendências, as quais seguirão com força na área. Dentre as apontadas, estão a digitalização de processos internos e a adoção do modelo de atuação híbrida, pois milhares de organizações preveem esse retorno gradual aos escritórios nos próximos anos.
“Antes do coronavírus, existia uma certa resistência quanto ao trabalho remoto. No entanto, com a necessidade de adequação a esse formato, as marcas viram como esse era um recurso assertivo em muitos casos. A iniciativa superou tanto as expectativas e, hoje, muitas lideranças cogitam implementar a atuação híbrida ou continuar em casa, excluindo o ambiente físico”, argumenta.
Diante desse cenário de novas mudanças previstas para o ano seguinte, Furtado elenca quais serão as principais tendências para o RH em 2022.
1 - Digitalização do RH
A digitalização desses segmentos foi algo muito presente na rotina das contratantes durante esses dois anos de crise sanitária. No entanto, a tendência é automatizar cada vez mais seus processos internos, liberando o tempo desses setores burocráticos para as pessoas as quais fazem parte da empresa.
A assinatura digital
Um dos exemplos disso é o uso da assinatura digital. Para Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, validar documentos em poucos cliques não é apenas prático, como também econômico. “Essa solução existe há mais de 20 anos, mas durante a Covid-19, ela ganhou muito mais atenção”, conta.
De acordo com a gerente, essa ferramenta ajuda - e muito - as rotinas administrativas, principalmente na gestão de talentos. “Controlar admissão e rescisão de contratos a distância, por exemplo, se tornou um desafio e nada viável financeiramente, caso mantidas as vias físicas”, compartilha.
São gastos com impressão, arquivamento e transporte desses papéis e, caso o fluxo seja grande, há ainda mais dificuldade para controlá-los de forma precisa. “A Internet trouxe milhões de vantagens e essa é uma delas, possibilitando inclusive a contratação de colaboradores de diversas regiões e até mesmo de países diferentes”, continua.
Outra vantagem é a rapidez e agilidade adquiridas. “Em poucos cliques, o signatário consegue confirmar seus dados, ler o documento, autenticar sua participação e enviar para a organização a tarefa concluída. Isso serve para tratativas com clientes e fornecedores também”, complementa Paula.
2 - Trabalho híbrido
O trabalho híbrido não será uma regra, mas de acordo com estudos produzidos pela Gartner, empresa de consultoria, 92% dos profissionais esperam trabalhar dessa forma de agora em diante.
3 - Autonomia dos colaboradores
A quarentena e o isolamento social permitiram mais autonomia e flexibilidade na rotina dos colaboradores. Embora essa tenha sido uma alteração forçada na rotina de milhares de instituições, em muitos casos, trouxe um retorno positivo, aumentando inclusive a produtividade dos times.
4 - Saúde e bem-estar
Nesse período, outro tema relevante no radar das lideranças foi a saúde mental e o bem-estar das equipes. De suma importância, esse é um tema a prevalecer na rotina do mundo corporativo, a fim de abrir o debate para questões antes não abordadas dentro dos quadros de talentos.
5 - Capacitação de lideranças
Como nunca antes, os líderes terão papel fundamental na promoção de ambientes saudáveis para o retorno dos indivíduos. Depois de tanto tempo em casa, é normal eles se sentirem inseguros ao retomarem a rotina de ir até o espaço coletivo da entidade. Por isso, desenvolver as lideranças para elas terem esse olhar atento, compassivo e generoso fará total diferença daqui para frente.
Seja para atividades internas ou externas, de relacionamento com clientes, vendas, atendimento, marketing, TI, fiscal, o contato direto com novas tecnologias só trouxe - e traz - vantagens. “Precisamos abraçar os recursos capazes de ajudar na rotina e diminuir os ladrões da produtividade”, comenta Paula.
“Apostar na assinatura digital é uma atitude inteligente e, acima de tudo, empreendedora. Ela garante mais produtividade, rentabilidade e elimina burocracias desnecessárias dentro dos times. O melhor de tudo é a segurança garantida em todo o processo”, conclui a gerente da Assine Bem.
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