Segurança de dados é aposta em 2025

Segurança de dados é aposta em 2025

13/02/2025 | Laura Pereira

Uma preocupação de qualquer empresa é com a segurança da informação. Somente em 2024, os ataques de ransomware atingiram o recorde de 5.414 incidentes globais. Ou seja, um aumento de 11% em relação a 2023. As estatísticas são do Relatório Global de Ransomware, divulgado pela Check Point Software Technologies Ltd., em 15 de janeiro deste ano, e apontam uma direção para 2025: a proteção de dados. 

3 estratégias para aumentar a segurança dos dados

Em 2024, o volume já era alarmante. De acordo com outra pesquisa da Check Point Research, uma organização brasileira é atacada cerca de 1.770 vezes por semana. Em termos globais, a média de ataques é de 1.155.‌‌‌‌‌ Por isso, é fundamental prevenir toda a operação, em qualquer possibilidade existente. 

A maioria dos softwares maliciosos e invasores dos sistemas se aproveitam de brechas, ou seja, os hackers descobrem falhas diariamente. Muitas dessas são a porta de entrada para esses crimes, pois geram vulnerabilidade, afetando a credibilidade dos programas. Essa fragilidade pode expor relatórios do negócio, dos signatários e dos tratados armazenados virtualmente, bem como, gerar perdas. Sendo assim, veja algumas dicas: 

1) Foque em backup

Quando as informações estão guardadas, é muito difícil mensurar a profundidade do impacto de perder todos os dados. “O prejuízo seria enorme e haveria comprometimento de diversas atividades desenvolvidas na organização, atrasando o rendimento do time e interrompendo projetos em andamento”, imaginou Carlos H. Mencaci, CEO da Digital Helper + Assine Bem. Para evitar essa realidade, é crucial manter uma estratégia bem estruturada para desenvolver uma “cópia de segurança”, como é traduzido o termo. 

2) Faça autenticação em dois fatores

A autenticação de dois fatores é uma medida simples, mas muito poderosa para resguardar suas informações. O sistema funciona da seguinte maneira: quando um login é realizado, uma nova camada de segurança surge para confirmar a legitimidade da conexão. Atualmente, o recurso pode ser encontrado em praticamente todos os serviços digitais. Geralmente, o procedimento envolve o envio de códigos específicos para o e-mail do usuário. Assim, os invasores encontram maior dificuldade para burlar o sistema. 

Além disso, com a Digital Helper + Assine Bem é enviado um link para o acesso direto à declaração, na qual os participantes preenchem com seus dados. “Dessa forma, a autenticidade também se apoia nos conhecimentos pessoais cedidos por cada indivíduo envolvido na assinatura”, ressalta o executivo.

3) Atualize sistemas

Quanto mais avançadas as ferramentas, mais protegidas estarão. Entretanto, é preciso ter atenção, algumas não são instaladas mecanicamente, logo, precisam de intervenções manuais. Outras já possuem uma configuração ativa para facilitar o trabalho dos profissionais. “Na nossa plataforma, os documentos são atualizados automaticamente e criptografados, mantendo sua máxima integridade e garantia'', explicou Mencaci.

Por fim, na Digital Helper + Assine Bem, tudo é conservado em nuvem com backup frequente, inclusive, cabe ao usuário decidir esse intervalo. “Isso otimiza muito o tempo da corporação, pois os arquivos estão on-line, a cliques de distância um do outro e com possibilidade de categorizar os assuntos”, destaca Mencaci. Enfim, são inúmeras vantagens de focar em inovação e segurança, ao mesmo tempo.

Fonte: Carlos H. Mencaci, CEO da Digital Helper + Assine Bem

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