Como a IA ajuda com as letras miúdas do contrato?

Como a IA ajuda com as letras miúdas do contrato?

13/11/2024 | Larissa Almeida

Os contratos são documentos com inúmeras informações e cláusulas a serem cumpridas pelas partes envolvidas. Quando uma delas é corrompida, isso pode gerar um processo judicial. Contudo, para não quebrar um acordo é preciso conhecê-lo nos mínimos detalhes. Então veja, nesta matéria, como a inteligência artificial (IA) pode ser uma aliada para finalizar a assinatura de um arquivo com segurança.

O que são as letras miúdas de um contrato? 

As letras miúdas são as informações colocadas em um documento com menos destaque, ou seja, podem estar escritas, principalmente, em tamanho menor. “Quando o conteúdo fica “com menos destaque”, ainda mais em um texto de muitas páginas, ele tende a passar despercebido pela nossa leitura. Contudo, isso não classifica o termo como irrelevante. Afinal, se está lá, deve sim ser lido”, esclarece Carlos Henrique Mencaci, CEO da Digital Helper + Assine Bem.

No Código de Defesa do Consumidor - CDC, por exemplo, o artigo 46 esclarece a obrigatoriedade das empresas em contribuírem com a compreensão do assinante. Assim, a prática de incluir dados com menos clareza ou “apagados”, vão diretamente contra a lei. “A transparência com o público é uma atitude indispensável para qualquer empresa, especialmente quando envolve relações comerciais ou trabalhistas”, reforça o executivo. 

A inteligência artificial auxilia as empresas a manterem a transparência nos contratos! 

Conforme uma pesquisa da Universidade de Stanford, 97% das pessoas não leem os contratos ou termos os quais concordam! “Quando observamos práticas ruins no mercado, também é dever, como organização, reparar esse tipo de costume. A ausência de conhecimento sobre as regras acordadas tende a ser um prejuízo não só para o indivíduo desinformado, como para a entidade. Afinal, ele retornará com dúvidas constantes, ou até mesmo, o descumprimento do acordo. Logo, vale contribuir com mecanismos para ampliar a compreensão sobre os documentos”, pontua Mencaci. 

Nesse contexto, a IA tem se mostrado uma tecnologia aliada para otimizar processos, como a própria leitura. “A IA da Digital Helper + Assine Bem é integrada ao sistema de rubrica digital. Antes de firmar uma negociação, as pessoas envolvidas podem utilizá-la para resumir os textos ou fazer perguntas pontuais do conteúdo. Isso é uma alternativa para facilitar o acesso à informação para quem não dá atenção às cláusulas contratuais”, acrescenta o especialista. 

A inteligência artificial é uma tendência, por que aderir à dinâmica da empresa? 

Um estudo encomendado pela Microsoft para a Edelman Comunicação, mostra como as MPMEs (micro, pequenas e médias empresas), estão passando pela transformação digital e qual papel a IA está desempenhando em seus negócios. Segundo os números, 74% das entrevistadas estavam usando a IA sempre ou muitas vezes, já 90% delas buscavam adotar essa tecnologia. 

A aplicação dessa tendência tornou-se fundamental para qualquer negócio. “É inegável o potencial da automação proporcionado pela IA. Isso, de fato, eleva a produtividade, amplia os resultados e a capacidade estratégica das instituições. No entanto, diante de tanta inovação disponível para a implementação, a avaliação das necessidades é um passo indispensável”, diz o empresário. 

Assim, para quem ainda está iniciando essa mudança, ou tem a intenção de potencializar a corporação, olhar para os detalhes é a dica do CEO.  “integrá-la a procedimentos considerados simples, como uma assinatura, tende a modernizar a entidade. Essa atitude incentiva um olhar eficiente para as necessidades do público e da companhia. Assim, as novas ferramentas são exploradas por completo”, finaliza o especialista. 

Para saber mais sobre as funcionalidades da Proposta Inteligente, visite o nosso site e entre em contato com nossa equipe comercial para uma demonstração completa. Aproveite também o nosso período de teste gratuito para experimentar as vantagens sem compromisso.

Além disso, acompanhe nossas inovações seguindo o @AssineBem nas redes sociais, incluindo Instagram, Facebook, LinkedIn e X. Estamos ansiosos para conectar com você!