No cenário digital atual, a segurança se tornou um campo de batalha para empresas de todos os portes. O Brasil, em particular, enfrenta um crescimento alarmante de ataques cibernéticos, exigindo medidas proativas dos administradores para proteger seus negócios. Relatórios como o da TÜV Rheinland ("Perspectivas sobre Segurança Digital até 2024") comprovam essa urgência. A amplitude e sofisticação das investidas aumentam a cada dia, impactando desde pequenas e médias corporações, muitas vezes subestimadas pelos criminosos, até grandes organizações com altos padrões de segurança.
Phishing e ransomware continuam sendo os perigos mais comuns, explorando falhas humanas e softwares desatualizados. No entanto, o cenário se intensifica com a crescente conectividade de dispositivos e o uso de Inteligência Artificial (IA) por hackers. Essa combinação eleva a capacidade de exploração de vulnerabilidades a um patamar inédito. “Sendo assim, gestores precisam agir de forma preventiva e eficaz. Soluções de segurança intuitivas e treinamentos regulares para equipes são essenciais para blindar as companhias”, destaca o CEO da Assine Bem, Carlos Henrique Mencaci.
O levantamento destaca as principais tendências para os próximos meses:
- Aumento expressivo de ataques cibernéticos no Brasil, causando perdas financeiras e prejuízos à reputação.
- Negócios de todos os portes são alvos potenciais, independentemente do nível de segurança.
- Phishing, ransomware e ataques aprimorados com IA representam as principais ameaças.
- Soluções fáceis de usar e treinamentos constantes para colaboradores são medidas cruciais.
- A segurança digital é um investimento fundamental. Priorizá-la é garantir a continuidade das operações, a proteção de dados confidenciais e a confiança de clientes e parceiros.
Como diminuir a possibilidade de ataques cibernéticos?
No mundo hiperconectado de hoje, se resguardar é uma questão de sobrevivência para empreendedores. De acordo com dados da pesquisa Global Digital Trust Insights Survey, 80% das organizações brasileiras reconhecem a necessidade de investir nessa questão nos próximos meses. No entanto, um estudo do MIT coloca o país entre os cinco com menor progresso na criação de um ambiente robusto de defesa.
Diante disso, a adoção de ferramentas inovadoras e inteligentes fazem a diferença, como:
Bug Bounty: programas de recompensas por identificação de falhas atraem especialistas para detectar e corrigir problemas no sistema.
Computação Confidencial: protege dados durante o processamento, garantindo acesso apenas a usuários autorizados.
Privacidade por Design: integração de medidas de privacidade desde o início do desenvolvimento de produtos e serviços.
Rede 5G: maior confiabilidade para transações on-line e serviços em nuvem.
Inteligência Artificial Adaptável: se aprimoram com o tempo, combatendo ameaças em constante mutação.
Segurança na Nuvem: blinda dados armazenados em ambientes virtuais.
Localização de Dados: rastreamento do paradeiro das informações, atendendo às leis e combatendo o uso indevido de elementos.
Nesse sentido, a prática segura, conveniente e ágil da assinatura digital veio para ficar como um procedimento confiável. Nos últimos anos, essa abordagem ganhou mais relevância e oferece benefícios significativos, pois elimina a necessidade de papel, mantendo a mesma validade do modo físico. Ainda, promove uma gestão mais eficiente e amigável ao meio ambiente.
Essa solução pode ser comparada a uma mensagem criptografada única, permitindo uma ligação inequívoca entre o item e o signatário, garantindo a total integridade dos acordos. Isso oferece proteção às entidades envolvidas nos processos contratuais. Mencaci complementa: "Além de serem convenientes por possibilitarem execução em qualquer lugar e momento, elas trazem diversas facilidades".
Isso ocorre, pois os documentos podem ser enviados via WhatsApp, SMS ou e-mail, permitindo firmar acordos em minutos usando um computador, celular ou tablet. Assim, evita-se a necessidade de deslocamentos e encaixes na agenda para reuniões presenciais com esse propósito. Por não usar materiais de escritório ou combustíveis, essa abordagem é sustentável e rápida, eliminando o risco de perda, roubo ou danos a algo valioso. Logo, é uma opção propícia para economia de tempo e dinheiro.
Se deseja conhecer mais sobre a Assine Bem, obtenha seu teste grátis. Nós disponibilizamos dez documentos mensais, durante 60 dias, para você experimentar nossa plataforma. Esperamos por você!