A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano, onde assume um papel diferente e integra inúmeros segmentos. Dessa maneira, ela adquiriu e demonstrou potencial para transformar a forma como as instituições de ensino lidam com a burocracia e a segurança dos documentos. Nesse contexto, a assinatura digital tem se destacado como uma solução inovadora e eficiente. Por meio dessa e outras ferramentas, é possível revolucionar o relacionamento com os estudantes, pais, colaboradores, fornecedores e demais indivíduos. Então veja, nesta matéria, como os mecanismos podem transformar a dinâmica estudantil.
A Assine Bem tem tudo a ver com as entidades educacionais
A Assine Bem é uma empresa de tecnologia presente no mercado desde 2019. Em suma, os seus produtos de destaque são a assinatura digital e a gestão de documentos. Ambos recursos se destacam no meio educacional, onde o uso de arquivos e requisição de rubricas são constantes. Dessa forma, com essa integração, o manuseio de algumas atividades pode ser completamente transpassado para a vertente digital.
Nesse sentido, o CEO da Assine Bem, Carlos Henrique Mencaci, pontua como essa conexão é essencial para o crescimento do nome. “Independentemente do nicho, quem oferece uma boa estrutura e um atendimento excepcional se destaca entre os clientes. No campo acadêmico, a reputação da universidade em todos os setores faz a diferença. Isso porque além do ensino de qualidade, a companhia deve ser capaz de orientar e acolher os discentes, docentes e demais funcionários da melhor forma possível. Então, quem investe em inovação, colhe resultados positivos”, argumenta o empresário. Por isso, ele também explica a funcionalidade de cada uma das ferramentas:
Assinatura digital: a rubrica digital não se trata de reproduzir o seu nome em um dispositivo. Isso porque essa ação, apesar de parecer válida, não garante autenticidade. “Buscar plataformas, como a Assine Bem, é a maneira mais assertiva de garantir a firma em propostas, fichas de cadastro, confissões de dívidas, entre outros em apenas alguns cliques, ”, explica Mencaci.
O mecanismo pode ser usado por qualquer pessoa e em diversos aparelhos, como o celular, tablet ou computador. Tudo começa por meio de um arquivo on-line, o seu acesso é destinado para as pessoas envolvidas na escritura. Esse, por sua vez, é enviado para os destinatários por meio de um link no WhatsApp, SMS ou e-mail. A seguir, basta entrar no endereço e realizar as etapas de verificação, para garantir a identidade do assinante e não comprometer a seguridade dos elementos. “O processo de aceitação é feito dentro da plataforma, por isso, todos podem usá-lo, sem a necessidade de ter um meio específico, aplicativo ou outras maneiras”, complementa.
Gestão de documentos: deixar de usar o excesso de papelada pode ser considerado um dos primeiros passos a seguir para colocar a organização dentro dos parâmetros digitais. Afinal, quando todos os registros sobre a própria empresa e os clientes estão impressos, o acesso a eles se reduz à forma física. “Essa alternativa foi desenvolvida considerando esse ponto. Onde considera assertivo e mais organizado colocar os arquivos em uma plataforma. Isso porque o seu desenvolvimento serve tanto para tornar a busca das informações objetivas como também para proteger os escritos”, alerta o executivo. Por fim, esse mecanismo conta com modelos de registros prontos para serem preenchidos, enviados e assinados. “Tudo pode ser enumerado e posteriormente identificado por tags, nome, data e título", acrescenta o CEO.
A tecnologia da Assine Bem pode ser integrada a várias áreas dentro das instituições de ensino
Hoje a Internet é uma grande aliada da educação, onde boa parte das aulas e aprendizados podem ser alcançados de maneira on-line. A partir dessa dinâmica, a entidade deve revolucionar outras áreas com a capacidade de tornar as ações remotas, como o suporte aos estudantes, por exemplo. Então veja, abaixo, em quais atividades os artifícios anteriores podem facilitar:
Assinatura de matrículas estudantis: nas universidades, por exemplo, existe um processo maior envolvido nas matrículas. São outros termos a serem acordados os quais devem ser devidamente registrados no histórico da faculdade. No entanto, guardar a mesma quantidade de papéis referente ao número de discentes seria uma atividade desgastante, além da entidade precisar disponibilizar enormes salas de armazenamento.
Acordos financeiros: nas instituições de ensino superior privadas existe essa metodologia. Assim como também há o fornecimento de bolsas, ou seja, um desconto na mensalidade, o qual pode ser devidamente acordado de maneira on-line. Para efetivar esse quesito, a assinatura digital consegue alcançar os estudantes na modalidade de ensino a distância e modernizar os processos da instituição.
Projetos acadêmicos: durante a graduação, as entidades tendem a oferecer outros projetos além das aulas regulares, como iniciação científica, intercâmbio, estágio voluntário, entre outras alternativas. Com o intuito de formalizar essa parceria com o aluno, as ferramentas são uma maneira assertiva, segura e atualizada, tanto com os discentes quanto com os demais envolvidos na proposta.
Documentos oficiais: nessa vertente também faz toda a diferença a submissão dos arquivos em uma plataforma unificada de gestão, tanto para preservar quanto para acelerar os métodos de entrega. Outra vantagem é mantê-lo protegido de alterações indevidas por meio da criptografia e demais etapas de segurança e validação.
Termos de compromisso de estágio: a modalidade de profissionalização é característica e extremamente presente nessas entidades. Afinal, ela é voltada exclusivamente para os estudantes. Porém, além de envolver o discente, esse contrato passa por outras pessoas responsáveis por revisar os termos e acordá-los. Dentro disso, um sistema como o da Assine Bem facilita a visualização do escrito, notifica as modificações e os assinantes pendentes, para evitar a perda de prazos e demais intercorrências com o arquivo.
Ao levar em conta todos interessados nas funcionalidades da assinatura digital, o site considera outras abas para a investigação. Você também pode entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Aproveite a oportunidade agora mesmo.
Outra forma de acompanhar nossas inovações é seguindo o @AssineBem nas redes sociais! Estamos esperando você em nosso Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.