Embora o volume de chegada de turistas internacionais em todo o mundo em 2022 tenha ficado abaixo dos registros de 3 anos antes (-37%), antes do coronavírus se espalhar ao redor do globo, o último período foi marcado por uma recuperação da indústria como um todo. Assim sendo, os anseios até dezembro são positivos, com dados apontando uma visão mais otimista em relação ao ramo. Logo, para empresas ligadas a essa segmentação de alguma maneira, é importante modernizar para voltar com tudo e chamar a atenção dos clientes. Veja formas de fazer isso!
As altas na expectativa para 2023
Em 2022, o Índice de Atividades Turísticas medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou crescimento de 29,9%, na comparação com 2021. Antes da pandemia, em 2019, o setor registrou o melhor desempenho desde 2017, com um aumento de 2,2% no faturamento real ante 2018, totalizando R $238,6 bilhões; acréscimo de R $5,1 bilhões. Em 2023, com a redução do número de contágios por Covid-19, a tendência é dos números continuarem crescendo. Embora a inflação permaneça no centro das preocupações das pessoas, o fim das restrições totais está impulsionando a indústria de viagens, de acordo com o Travel Trends, relatório de desempenho do mercado de turismo desenvolvido pela Labelium.
Segundo um estudo da Hibou, 53% da população pretende viajar este ano. Por isso, é essencial uma preparação dos negócios envolvidos nessa decisão, principalmente em altas temporadas, como natal, ano novo, férias escolares e feriados no geral. Seja o setor de transporte, turismo, alimentação ou hotelaria, essa é uma oportunidade incrível para se modernizar e oferecer o melhor ao cliente. “Há uma expectativa da área se restabelecer significativamente e talvez chegar, até mesmo, aos números de antes do isolamento social. Com isso em mente, é a chance perfeita para inovar e oferecer o melhor do mercado para quem está querendo viajar, se destacando em relação à concorrência”, pontua Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.
Fique de olho em estratégias para fazer o seu empreendimento alavancar
Com o objetivo de oferecer insumos e análises de dados para auxiliar na tomada de decisões de grandes marcas, cinco tendências de mídia se destacam para os próximos meses. O primeiro deles diz respeito à divulgação dos serviços e os canasi de comunicação os quais se mantém presente. Nesse sentido, o vídeo está crescendo rapidamente e, apesar das redes sociais serem importantes, como por exemplo o Google ou o Meta, focar em outras plataformas também é crucial. “O Tiktok é um app de crescimento crescente e ascendência constante, principalmente depois da crise sanitária mundial. Atualmente, não produzir conteúdo para o aplicativo é pedir para não ser visto. Logo, dedicar esforços a formas estratégicas e criativas para se desenvolver nele é fundamental”, indica Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.
Assim sendo, o formato deve estar no centro da estratégia de mídias sociais, sejam eles curtos ou longos. As plataformas sociais estão se tornando destinos de comércio eletrônico onde as pessoas podem comprar de forma nativa. As modalidades desse campo estão oferecendo benefícios indo além de apenas reservas e começam a criar conteúdo para ter de tudo o preciso para os sujeitos em um destino. Por exemplo, a venda conjunta de acomodações, passagens aéreas e passeios turísticos, como combos e pacotes prontos.
Logo, testar e aprender a entender quais das diversas novas possibilidades são mais eficazes; criar lojas virtuais para tornar a vivência ainda mais descomplicada para os consumidores e desenvolver uma tática de ação espontânea, são atitudes assertivas para quem é um empreendedor no ramo.
Fora disso, outros quesitos cada vez mais em alta também propiciam alternativas significativas e de enorme diferencial: as experiências imersivas, como a realidade aumentada. Elas também podem ser grandes aliadas na ampliação da vivência dos usuários, permitindo a chance única de se ver e imaginar naquele produto ou serviço.
Nesse contexto, com a inteligência artificial chegando à ponta, é hora de capitalizar as ferramentas, sobretudo aquelas com o poder de identificar intenções de trajetórias, jornadas passadas e interesses específicos dos fregueses. Não somente as marcas devem alavancar o seu potencial de segmentação, por meio da capacidade de rastreabilidade, como também otimizar a criação de anúncios e a adaptação de mensagens a partir de ferramentas de AI.
Por fim, apostar em planejamentos de social commerce e comércio social é uma opção a se pensar. O primeiro conceito define-se como um processo de venda de produtos diretamente nas redes sociais. Já o segundo se trata de quando toda a experiência de compra acontece diretamente em um programa de mídia social. “Ademais, outros métodos de atualização de marca também precisam ser citados e cogitados pelos responsáveis por estabelecimento no segmento. A assinatura digital, por exemplo, tende a auxiliar consideravelmente nas demandas e procedimentos, oferecendo uma rapidez, comodidade e facilidade jamais vistas com o formato convencional”, explica o executivo.
A assinatura digital moderniza e descomplica questões importantes no negócio
Diferentemente do meio tradicional, a resolução de pendências e burocracias aliadas a documentação consegue ser tranquilamente resolvida com a ajuda da tecnologia. Com a Assine Bem e suas ferramentas, é viável lidar com tudo isso estando em casa ou do outro lado do mundo, com acesso a Internet e em apenas alguns cliques, descartando a necessidade de um envio por malote, portador, riscos de extravio ou perda da papelada.
Tudo é armazenado em data center e criptografia de ponta, um programa completamente gerido por certificados digitais. Isso tudo garante ainda mais segurança e praticidade, com defesa dos dados ligada a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e dispensando salas no escritório apenas para guardar arquivos. Para quem viaja muito, conseguir solucionar todas as tarefas e demandas com tanta tranquilidade é um diferencial e tanto, causando menos estresse e mais entusiasmo com o período.
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