O desemprego é um problema recorrente no Brasil em toda sua história. Com a chegada da pandemia, milhares de cidadãos perderam seus empregos por conta da crise. Nesse cenário, muita gente decidiu montar seu próprio negócio. Em contrapartida, o contexto da Covid-19 acelerou uma revolução tecnológica e isso pode ajudar os novos empreendedores a alcançarem melhores resultados a partir de agora.
Não cometa alguns erros comuns
A falta de experiência no ramo é uma das principais responsáveis pelos equívocos cometidos por quem decide seguir esse caminho. O desconhecimento e a precipitação também contribuem para os erros. Às vezes, eles ocasionam desvios na rota ou até mesmo o abandono da empreitada por causa do alto prejuízo acumulado. “Nesse início de jornada, é essencial contar com soluções eficientes, seguras e ágeis”, comenta o CEO da Assine Bem, Carlos Henrique Mencaci.
Nesse sentido, o especialista em gestão de lojas, Cleber Brandão, enumera equívocos cometidos por ele no início da vida profissional e fundamentais para mudar as decisões:
Falta de planejamento: essas questões são muito relevantes e podem ser o ponto chave para uma corporação ter sucesso ou não. Afinal, contar com uma programação de quais serão os próximos movimentos e metas a curto prazo é fundamental. Dessa forma, evitam-se atitudes antes do momento correto e permite o acompanhamento da evolução gradativa de seus rendimentos.
Local comercial ruim: esse fator é comum quando se fala de uma loja física. Entretanto, no ambiente virtual isso também acontece. Ou seja, é preciso saber qual seu público ideal, em quais meios atuar e os canais de comunicação corretos para marcar presença.
Pouco estoque: no e-commerce, essa complicação é mais fácil de ser solucionada. Afinal, o empresário pode realizar os pedidos sob demanda ou montar um estoque maior, negociando com fornecedores de outros locais. Assim, pode buscar por preços mais baixos.
Nesse sentido, a assinatura digital é uma grande aliada. Com ela, acordos são firmados com poucos cliques no computador, celular ou tablet. Afinal, os documentos são enviados via e-mail, SMS ou WhatsApp. Sendo assim, acaba com a necessidade de deslocamento e contato físico, assinando contratos com qualquer lugar do mundo.
Ansiedade: muitos empreendedores vislumbram o sucesso. Contudo, essa ambição diversas vezes se torna um obstáculo e eles “enfiam os pés pelas mãos”. É preciso ter cautela e dar um passo de cada vez. Assim, você evita entrar em dívidas e, consequentemente, a falência.
Publicidade mal feita: atualmente, o marketing é uma das ferramentas mais importantes para um negócio ter êxito. Portanto, invista nessa parte e tenha uma boa atuação nas mídias sociais para obter um retorno positivo.
É preciso desenvolver os processos
A representatividade do varejo eletrônico nacional triplicou de tamanho após 2020. A expansão impactou não apenas no volume de vendas e em novas maneiras de consumo, mas também nos processos e operações das companhias, pois buscaram nas plataformas digitais uma forma de sobrevida após a pandemia.
Passado esse momento crítico e com o comércio físico a todo vapor, o desafio agora é se estabelecer de uma forma estruturada para alavancar seus resultados e se destacar no mercado. Essa é a principal demanda do setor. “É necessário proporcionar boas soluções para seus clientes e colaboradores. Dessa forma, você se diferencia dos concorrentes”, destaca Mencaci.
A web.art group, companhia focada em comércio on-line, registrou um crescimento de 79% de receita em 2021, comparada com 2020. Em 2022, aumentou mais 12%. Apesar do retorno da atuação off-line, as compras pela Internet continuam crescendo e muitos mercados já estão obtendo lucros maiores nesse âmbito.
Embora a volta das atividades presenciais tenha diminuído a aceleração e se tornado mais uma variável a ser levada em consideração, lembre-se: o segmento não será o mesmo de antes, muitas mudanças aconteceram e outras virão em breve. Alguns nichos eram inimagináveis no universo virtual, mas a ascensão e crescimento sustentado até hoje mostram exatamente o contrário. Ainda há muito a ser explorado.
De acordo com a global chief revenue officer na Nubimetrics, Juliana Vital, alguns exemplos são as categorias Alimentos e Bebidas. “Quem imaginava o pão e a manteiga para o café da manhã sendo entregues em casa? Essa classe está acumulando um grande crescimento desde o começo de 2020”.
Na última Black Friday, por exemplo, esse grupo teve um salto de 266% no faturamento. Entre alguns produtos em destaque, encontra-se também comida para pets e produtos de limpeza. Segundo o último relatório de resultados do Mercado Livre, seu marketplace continua subindo, principalmente devido à expansão de sua base de usuários.
O crescimento exponencial do modelo eletrônico também carrega consigo novos vendedores e mais ofertas, tornando-o ainda mais competitivo. Nesse novo cenário, é fundamental ter soluções para melhorar as decisões estratégicas e otimizar todo o processo.
Por isso, Juliana destaca algumas ações cruciais para manter e estimular esse movimento:
Entenda e solucione as necessidades do público: cada comprador demonstra sua necessidade por meio de determinadas palavras e elas representam, detalhadamente, as características dessa demanda. Um ranking dos termos mais buscados, por exemplo, é uma informação muito útil para saber as prioridades do público, onde estão as oportunidades ou locais não atendidos.
Analise a oferta detalhadamente: é preciso ter uma visão geral. Entender quais são os itens mais vendidos, as marcas, modelos e/ou atributos. Isso ajuda a construir uma oferta estratégica sem desperdiçar recursos. Esse estudo também auxilia na percepção de algumas aplicações, como preços, envios grátis, apresentação do produto, descontos, brindes, entre outros.
Observe outros vendedores: deve analisar constantemente quais são os players entrando e saindo no setor, suas mercadorias, táticas, valores e métricas mais importantes. Esses dados ajudarão a pensar sobre as escolhas de negócios e se é conveniente ou não permanecer em determinadas categorias.
Não se baseie na sazonalidade: ela não pode ser parâmetro na hora de planejar e garantir as vendas. Existem muitos artigos cuja demanda aumenta em determinada época do ano e, embora pareça óbvio, muitos esquecem dessa variável na hora de tomar suas decisões.
Portanto, mantenha-se atualizado e por dentro das tendências da sua área de atuação. Dessa forma, você largará na frente dos concorrentes e se destacará. Para conhecer mais sobre a Assine Bem, obtenha seu teste grátis e tenha direito a dez documentos por mês, durante 60 dias. Esperamos por você!