Nos últimos anos, a sociedade passou por uma enorme transformação digital. O avanço da tecnologia e as necessidades oriundas das restrições impostas pela pandemia ocasionaram em diversas mudanças no cotidiano da população. No universo corporativo isso ficou bastante evidente e, agora, os líderes precisam se adaptar ao novo cenário para alavancar os resultados de seus negócios e alcançar o sucesso.
Comece a transformação a partir de sua equipe
A busca por inovação é uma condição de sobrevivência para empresas em todos os segmentos. Contudo, quando analisa-se essa tendência nas rotinas internas, o processo ainda não é tão praticado. Em Recursos Humanos, essas iniciativas são fundamentais para preparar os talentos do futuro, conectar as pessoas à estratégia da organização e alinhar a cultura para responder com agilidade às novidades do mercado.
Ou seja, essa área pode fomentar a inovação de dentro para fora e, para criar esse hábito, há três pilares estratégicos: Engajamento e Cultura, Gestão de Talentos e Análise de Pessoas. Eles podem ser implementados sob a ótica de diferentes programas e, juntos, irão promover a digitalização da experiência do colaborador. O principal objetivo dessa jornada é proporcionar agilidade, otimizar processos e oferecer uma boa vivência aos profissionais.
Confira um pouco sobre cada uma dessas vertentes:
Engajamento e Cultura: há uma série de iniciativas para fomentar o comprometimento das pessoas, além de possibilitar a conexão entre a equipe e a companhia. Como parte dessa ação, é possível adotar aplicativos e sistemas, como uma forma de rede social interna para estabelecer uma relação digital mais orgânica, potencializando a cultura organizacional. Além disso, esse espaço gera a interação entre todos.
Gestão de Talentos: o objetivo é ter indivíduos alinhados e preparados para os desafios atuais e futuros. Nesse sentido, trabalhar novas competências e realizar a reciclagem de conhecimento é fundamental para ampliar as habilidades necessárias. O foco está nas capacidades, não nas posições. Dando ferramentas boas aos funcionários, a rotina fica mais leve e a produtividade elevada.
Nessa linha, proporcionar cursos para o time por meio de plataformas on-line, é um caminho ágil e dinâmico, especialmente se envolver o conceito de gamificação. Ou seja, os ensinamentos podem ser associados a créditos acumulados e resgatáveis, assim como a experiências relacionadas ao bem-estar, para atingir o equilíbrio da vida pessoal com o trabalho. Dessa forma, é possível vincular o aprendizado e a proposta de valor da instituição.
Análise de Pessoas: é necessário disponibilizar dados virtuais para apoiar e agilizar a tomada de decisão dos gestores, gerando informações de qualidade por meio de um painel de controle para entender os processos de recrutamento ou o clima organizacional.
A partir desses três pilares é possível incorporar a inovação nas diferentes áreas dos Recursos Humanos, especialmente considerando a digitalização. Assim, é possível entregar uma proposta de valor muito mais atraente e com todas as ferramentas necessárias. “Além de facilitar o dia a dia do seu time e otimizar os processos, essa prática passa uma boa imagem para o público externo”, destaca a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.
Nesse sentido, a assinatura digital se destaca. Ela garante segurança e praticidade para quem a utiliza. Os acordos são firmados diretamente do celular, tablet ou computador. Afinal, são enviados por e-mail, WhatsApp ou SMS. Logo, se evita o uso de papéis, deslocamento e contato físico.
Além disso, os documentos são todos criptografados, possuem chaves de segurança e salvos em nuvem, facilitando a rastreabilidade. No entanto, podem ser acessados a qualquer momento pelos envolvidos, sendo necessária a comprovação de identidade. Dessa forma, mitiga-se o risco de perder, amassar ou rasgar algo de valor.
Quais outros pontos são fundamentais para as empresas?
Melhorar a experiência do consumidor (42,8%), treinar e qualificar recursos humanos (19,05%) e reduzir custos (16,6%). Esses foram os três principais temas citados por empresários brasileiros para a KPMG como mais estratégicos para o crescimento nos próximos dois anos.
Entre as vertentes apontadas como fundamentais para esse progresso, os executivos citaram ainda o fortalecimento da comunicação com as partes envolvidas (stakeholders) (9,5%), utilização de iniciativas associadas às práticas ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança) como diferenciação no mercado (7,1%) e destaque para benefícios de uma cultura inclusiva e diversificada (4,7%).
Quando questionados sobre quais medidas usarão, as duas mais citadas por eles estão relacionadas com a tecnologia, a seguir: investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação e melhoria da transformação digital para ampliar escala e impacto, ambos citados com 19,05%. Também foram apontadas como importantes as questões ligadas às alianças (14,2%), fusões e aquisições (14,2%) e atuação em novos mercados de regiões ainda não atendidas (11,9%).
Entender o comportamento do público após a pandemia tem sido um grande desafio para as corporações. Associado a isso, estão a qualificação de talentos e o fato de todas as organizações possuírem o desejo de reduzir custos para se manterem competitivas. “A concorrência é cada vez mais acirrada. Por isso, além de apresentar bons preços, é essencial ter mais diferenciais a oferecer”, ressalta Paula.
Uma das questões levantadas na pesquisa diz respeito à expectativa de evolução dos negócios para o próximo triênio. Metade dos entrevistados (50%) tem a expectativa de avançar 15% nesse período. Com relação ao outro grupo de executivos, 33,3% acreditam em um aumento de 10% a 15%, quase 10% preveem ampliar de 1% a 5% e cerca de 7% deles apontam acréscimo entre 6% e 10%.
Quando perguntados sobre os principais riscos e ameaças para esse desenvolvimento, os três primeiros foram: falta de talentos e profissionais (28,5%), questões econômicas como inflação e desvalorização cambial (26,1%) e assuntos regulatórios (16,6%). “Imprevistos acontecem e todos os empreendedores de sucesso enfrentaram grandes obstáculos até atingir o sucesso. Dessa forma, é crucial contar com boas soluções e parcerias de confiança”, complementa a gerente comercial da Assine Bem.
Portanto, se adeque à nova realidade do mundo para conquistar os compradores e funcionários ideais para atingir o sucesso. Se deseja conhecer mais sobre a Assine Bem, resgate seu teste grátis. Assim, você pode experimentar nossa ferramenta por 60 dias, com direito a dez documentos mensais. Esperamos por você!