O termo em questão se popularizou em meados de 2004, ano no qual Pacto Global foi divulgado a fim de renovar as concepções éticas pelo mundo afora. Desde então, a ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) está em pauta tanto nas redes quanto no meio corporativo. O debate acerca da sustentabilidade já chegou até as instituições públicas e privadas, cabendo a cada um correr atrás das atuais demandas mercadológicas. Pensando nisso, a Assine Bem tem como semblante a modernização e o devido aproveitamento das tecnologias. Por meio de soluções como as nossas, é possível reduzir gastos e o descarte de insumos desnecessários hoje em dia. Sendo assim, compreenda como a adoção de mecanismos digitais pode fortalecer a imagem de uma marca e trazer mais facilidades.
O mundo digital abrange a ESG
De acordo com a pesquisa mundial Salesforce, entidade voltada para a gestão de relacionamento, 90% dos consumidores acreditam no papel das firmas em tornar o mundo um lugar melhor. Dentre o público brasileiro, 95% avaliam a experiência ofertada tão importante quanto a mercadoria em si. Outro levantamento realizado pela consultoria Accenture, revela como as organizações focadas na inclusão são 11 vezes mais inovadoras e possuem colaboradores seis vezes mais criativos.Todavia, essas ações precisam ser autênticas para alcançar resultados reais e duradouros.
Nessa conjuntura, fica nítido o impacto positivo de adotar posturas condizentes com as questões globais, principalmente quando se considera as altas expectativas voltadas para as grandes corporações. O cuidado com o meio ambiente, por exemplo, é um assunto de extrema pertinência para o futuro da humanidade. “Atualmente, inúmeras convenções internacionais são organizadas a fim de promover o discernimento coletivo sobre o assunto. Entender a demanda mercadológica é fundamental para desenvolver as melhores estratégias de vendas possíveis. Logo, repensar hábitos e processos se faz necessário tanto para pessoas jurídicas quanto físicas”, comenta Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem.
Adote a ESG na sua empresa!
Conforme um levantamento da PwC, 77% dos investidores interrogados visam, até os próximos dois anos, a exclusão dos artefatos não enquadrados nesse regulamento. Analisando os fundos mútuos europeu, 57% deles estarão cogitando os critérios da ESG até 2025, totalizando 8,9 trilhões de dólares. Nesse cenário, Rubens Leite, sócio-gestor de RGL Advogados, lista algumas sugestões para estabelecer as diretrizes ideais para um negócio aliado com o futuro:
Comece com a estratégia organizacional: percepções diferentes daquelas já existentes potencializam os desempenhos positivos. “O primeiro passo é pensar como a marca espera se posicionar diante das questões mais urgentes do assunto, definindo a partir do seu propósito e do legado no qual espera deixar. É imprescindível saber qual é o seu impacto nos pontos de sustentabilidade, governança, tecnologia e ações sociais para tomar atitudes efetivas para diminuí-los”, comenta.
Priorize sua agenda ESG: balancear os pontos temáticos é crucial para formar um planejamento certeiro. “Persiga os objetivos sustentáveis, como os estabelecidos pela ONU para a formação de uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas focadas em guiar a humanidade até 2030. Entre eles estão acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, entre outros”, pontua.
Saiba onde está e onde quer chegar: organizar encontros periódicos para debater assuntos relevantes é fundamental para estabelecer uma cultura respeitada por todos. “É necessário dar a visibilidade e transparência de como estamos e para onde vamos. Por exemplo, implementar e divulgar as ações realizadas, mostrar como o gerenciamento está alinhado com as campanhas dentro da empresa e trazer discussões envolvendo ESG. Isso gera relevância tanto com o tempo quanto com investidores, como clientes, consumidores e colaboradores, podendo acompanhar mais de perto a atuação das organizações selecionadas para suas carteiras”, complementa.
Adote uma uma cultura governamental: a partir de uma análise do ambiente e do posicionamento geral dos membros, é viável realizar consultorias voltadas para as metas futuras. “Aquelas com um sistema de compliance sólido, acabam por garantir monitoramento e controle sobre os processos internos, gerando segurança e estabilidade, bem como, de forma mais macro, a valorização da marca. Isso demonstra transparência e credibilidade para o mercado externo, então esses são alguns dos principais benefícios trazidos pelo programa”, ressalta.
Incentive o conhecimento entre a equipe: não é sobre apenas seguir uma cartilha. Basear-se em vivências reais e exemplos do dia a dia ajuda na sintetização acerca do tópico. “ESG se torna eficiente quando tudo é trabalhado em conjunto, é sempre necessário atuar com regulamentos, projetos sociais e cuidados ambientais. A política do estabelecimento, quando alinhada com a agenda, traz benefícios tanto positivos para o ambiente corporativo como financeiros”, conclui.
Assine Bem: aliada da ESG!
Tendo em vista os bens naturais como algo finito, cabe a cada um fazer a sua parte para preservá-los. Embora a evolução tecnológica tenha incontáveis benefícios, é de conhecimento geral o seu impacto negativo na constante exploração do ecossistema. No entanto, também é possível utilizar-se das inovações de forma inteligente. “A assinatura digital é um grande exemplo de prática antiga reinventada em prol da humanidade e da natureza. A partir da nossa plataforma virtual, podemos observar como a troca do papel pela rede traz significativos resultados, tais como: contenção do uso e consumo material; redução da deslocação e, consequentemente, da poluição; e maiores cuidados com a fauna e flora”, finaliza Paula.
Em suma, não é mais necessário acumular dezenas de documentos em um escritório, pois os navegadores assumem essa função de maneira simples e intuitiva. Pautados pela ESG e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), oferecemos: flexibilidade, segurança, sustentabilidade e velocidade. Agilmente, nossos contratantes podem realizar o seu acesso de qualquer lugar do mundo, de maneira cômoda e econômica.
Se interessou pelas nossas soluções? Então teste grátis ou fale conosco. Estamos sempre divulgando conteúdos para auxiliar a sua marca no caminho do sucesso! Venha com a Assine Bem!