Uma das mudanças advindas com a pandemia foi a digitalização das empresas. Isso não significa apenas a mecanização dos processos industriais, mas envolve soluções de trabalho, desempenho, recrutamento e seleção entre muitas outras coisas. Ou seja, a famosa frase “há males vindos para o bem” aconteceu nessa perspectiva.
Tecnologia aliada dos RHs
Ter uma equipe qualificada e alinhada com os objetivos da entidade como um todo é um dos maiores diferenciais das companhias no mercado. Sendo assim, um recrutamento eficaz e assertivo é essencial para encontrar profissionais os quais, além de qualificados tecnicamente, estejam em sinergia com a cultura e necessidades da companhia.
Para contribuir para um processo seletivo otimizado, a tecnologia pode ser uma grande aliada, tanto para organizar a vida dos recrutadores, quanto para agilizar a retenção de talentos nos negócios. Afinal, a retomada do mundo de trabalho e da economia deram um “boom” nesse cenário.
A maioria dos departamentos de recursos humanos (RH) gasta muito tempo nessa seleção de candidatos. Por exemplo, para contratar um profissional de TI, 46,8% das empresas levam entre 31 e 60 dias no processo seletivo, segundo a GeekHunter. Logo, a utilização de sistemas de gestão on-line, simples e eficientes ajudam a alinhar as informações com melhor efetividade. O foco deve ser atingir os objetivos de todos os envolvidos com sucesso.
A Assine Bem entende a conjuntura e apoia esse nicho. “Nós ajudamos esses especialistas a perder menos tempo com as burocracias do procedimento e focar na captação de skills e habilidades necessárias. Ou seja, nós ficamos com toda a gestão de documentos on-line e assinatura digital desses contratos”, diz a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.
Pensando nisso, elencamos algumas ferramentas para colaborar com as corporações. Veja:
LinkedIn
A rede social de negócios é uma ótima vitrine tanto para a marca, quanto para os candidatos. Segundo dados da companhia, o Brasil está em terceiro lugar em número de usuários cadastrados na plataforma, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Disponível em versão gratuita, o LinkedIn possui 550 milhões de usuários em 200 países.
Nube
A plataforma de recrutamento e gestão de estagiários e aprendizes é uma parceira da Assine Bem. O sistema facilita a captação, análise e agendamento de entrevistas com os melhores talentos do país. Após a seleção, ainda há o apoio com a documentação e repasse de bolsa-auxílio. É um facilitador e tanto!
Agendas Virtuais
Esses atuantes costumam ter a agenda cheia: entrevistas, retorno para gestores, feedback, etc. São muitas frentes e atividades distintas para comandar ao mesmo tempo e para não se perder, é essencial manter tudo a vista em um dispositivo on-line o qual possa ser acessado tanto via smartphones, quanto computador.
Ferramentas já integradas aos e-mails, como o Google Agenda e o Calendário do Outlook, costumam ser boas opções, além de gratuitas. O calendário ajuda a organizar as demandas, adicionar e controlar eventos, compartilhar a programação com outras pessoas, entre outras funcionalidades.
Aplicativo de gestão de tarefas
O Trello e o Click Up, por exemplo, são aplicativos focados em gestão de projetos, ajudando na alocação de tarefas a serem realizadas e atribuindo a pessoas específicas. É ideal para a atuação em conjunto, pois possibilita a criação de metas com prazos determinados e fluxos para diversas atividades. Também possuem versão gratuita e estão disponíveis em todas as plataformas: computadores, tablets e smartphones.
Reputação da empresa
Além de soluções tecnológicas, um elemento essencial para atrair talentos alinhados com sua cultura organizacional é o conceito de “marca empregadora”. Ele consiste na reputação como lugar para trabalhar, ou seja, a forma como ela é vista. A imagem de uma instituição enquanto empregadora — remuneração, cultura organizacional, clima, benefícios e oportunidades — é fundamental para sua capacidade de retenção e bem-estar dos colaboradores.
A Assine Bem pode ajudar
Portanto, deve-se pensar na necessidade de quem usa tal tecnologia. Pergunte-se: o que estão precisando? Nada é aleatório, tudo é uma dor a ser resolvida. Isso aconteceu na Assine Bem, por exemplo. “Nós percebemos a complicação dos empresários e gestores em ter de se deslocarem até um cartório para assinar um contrato. Ou mesmo gastar com motoboys para isso, aumentando os prazos das tramitações. Assim, com a assinatura digital, tudo é feito em instantes com alguns cliques, rápido, fácil e mais econômico”, expõe Paula.
Para fazer essa transição é preciso se planejar e nessa fase, muitos líderes percebem, realmente, a carência pela high tech. “Folhas de ponto, acordos e arquivos podem ser administrados facilmente on-line, por exemplo. Às vezes, se perdiam horas procurando documentos em armazenamentos físicos. Já na nuvem encontra-se pesquisando por palavras-chave em minutos. Tudo isso dá mais agilidade ao time e mais autonomia também para fazer atividades as quais antes não tinham tempo”, conclui a gerente da Assine Bem.
Nunca foi tão urgente acompanhar as tendências para planejar e se preparar para o futuro. Então, o primeiro passo é não resistir às mudanças, pois elas são importantes para o amadurecimento da entidade e dos colaboradores.
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