O Brasil convive historicamente com uma alta taxa de desemprego. Com a pandemia, milhares de pessoas perderam seus empregos por conta da crise. Nesse cenário, muitos cidadãos decidiram montar seu próprio negócio. Em contrapartida, o contexto da Covid-19 acelerou uma revolução tecnológica e isso pode ajudar os novos empreendedores a alcançarem melhores resultados.
Não cometa alguns erros comuns
A falta de experiência é uma das principais responsáveis pelas falhas cometidas por quem decide seguir esse caminho. O desconhecimento e, às vezes, a precipitação, também contribuem para os erros. Às vezes, eles provocam desvios na rota ou até mesmo a desistência da empreitada por causa dos prejuízos acumulados. “É preciso contar com soluções eficientes, seguras e ágeis nessa etapa da jornada”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.
Nesse sentido, o especialista em negócios de produtos naturais e gestão de lojas, Cleber Brandão, enumera equívocos cometidos por ele no início da vida profissional e fundamentais para mudar as decisões.
Ausência de planejamento: esses aspectos são muito relevantes e podem ser o ponto determinante se uma corporação terá sucesso ou não. Afinal, ter uma programação de quais serão os próximos passos e objetivos a curto prazo é essencial. Dessa forma, você evita movimentos antes do momento correto e pode acompanhar a evolução gradativa de seus rendimentos.
Ponto comercial ruim: esse fator é costumeiro quando falamos de uma loja física. No entanto, no ambiente virtual isso também acontece. Ou seja, você deve saber qual seu público ideal, em quais plataformas atuar e os canais de comunicação corretos para estar presente.
Pouco estoque: no e-commerce, esse problema é mais fácil de ser solucionado. Isso porque você pode realizar os pedidos sob demanda ou montar um estoque maior negociando com fornecedores de outros locais. Assim, pode buscar por preços mais baixos.
Nesse sentido, a assinatura digital facilita bastante. Com ela, acordos são firmados com poucos cliques no computador, celular ou tablet. Afinal, os documentos são enviados via e-mail, SMS ou WhatsApp. Sendo assim, acaba com a necessidade de deslocamento e contato físico, assinando contratos com qualquer lugar do mundo.
Precipitação: muitos empresários vislumbram o sucesso. Entretanto, essa ambição diversas vezes se torna um obstáculo. É preciso manter os “pés no chão” e dar um passo de cada vez. Assim, você evita entrar em dívidas e, consequentemente, a falência.
Publicidade mal feita: nos dias de hoje, o marketing é uma das partes mais determinantes para um negócio ter êxito. Portanto, invista nessa questão e tenha uma boa atuação nas mídias sociais para obter um retorno positivo.
É preciso desenvolver os processos
A representatividade do varejo eletrônico nacional duplicou de tamanho entre 2020 e 2021. A expansão refletiu não apenas em volume de vendas e em novas formas de consumo, mas também nos processos e operações das organizações, pois buscaram nas plataformas digitais uma maneira de sobreviver ao período.
Passado o momento mais crítico e a reabertura do comércio físico, o desafio agora é se manter de uma forma estruturada para alavancar seus resultados e se destacar no mercado. Essa é a principal demanda do setor. “É essencial proporcionar boas ferramentas para seus clientes e colaboradores. Dessa forma, você se diferencia dos demais”, destaca Paula.
A web.art group, companhia focada em vendas on-line, registrou um crescimento de 79% de receita em 2021, comparada com 2020. Para esse segundo semestre de 2022, a projeção do setor é de 12%. Apesar do retorno do comércio off-line, as compras pela Internet continuam crescendo e muitos mercados já estão obtendo melhores resultados nesse âmbito.
Embora a volta das atividades presenciais implique um movimento na balança e mais uma variável a ser levada em conta, lembre-se: o segmento não será o mesmo de antes e muitas mudanças vieram para ficar. Alguns nichos eram inimagináveis no universo virtual, mas a ascensão e crescimento sustentado até hoje mostram exatamente o contrário.
De acordo com a global chief revenue officer na Nubimetrics, Juliana Vital, alguns exemplos são as categorias Alimentos e Bebidas. “Quem imaginava o pão e a manteiga para o café da manhã chegando pelo correio? Essa classe está acumulando um grande crescimento desde o começo da pandemia”.
Na última Black Friday, por exemplo, esse grupo teve um aumento de 266% no faturamento. Entre alguns produtos em destaque, encontra-se também comida para pets e produtos de limpeza. Segundo o último relatório de resultados do Mercado Livre, seu marketplace continua subindo, principalmente devido ao crescimento de sua base de usuários.
Além da volta do comércio presencial, o crescimento exponencial do modelo eletrônico também trouxe consigo novos vendedores e mais ofertas, tornando-o ainda mais competitivo. Nesse novo cenário, é fundamental ter soluções para melhorar as decisões estratégicas e otimizar todo o processo.
Por isso, Juliana destaca algumas ações cruciais para manter e estimular esse movimento:
Conheça e se alinhe com a demanda dos compradores: cada comprador expressa sua necessidade por meio de determinadas palavras e elas representam, em detalhes, as características dessa demanda. Um ranking dos termos mais buscados em tempo real, por exemplo, é uma informação muito útil para saber as prioridades do público, onde existem oportunidades ou locais não atendidos. No canal digital, é possível fazer as alterações em questão de cliques.
Estude a oferta em detalhes: é interessante ter uma visão geral. Saber quais os itens mais vendidos, as marcas, modelos e/ou características. Isso ajuda a construir uma oferta estratégica sem desperdiçar recursos. Esse estudo também auxilia a perceber algumas aplicações, como preços, envios grátis, apresentação do produto, descontos, brindes, entre outros.
Analise outros vendedores: deve observar constantemente quais são os players entrando e saindo no setor, suas mercadorias, táticas, valores e métricas mais importantes. Esses dados ajudarão a pensar sobre as decisões de negócios e se é conveniente ou não permanecer em determinadas categorias.
Sempre leve em consideração a sazonalidade: ela é uma grande aliada na hora de planejar e garantir as vendas. Existem muitos artigos cuja demanda aumenta em determinada época do ano e, embora pareça óbvio, muitos esquecem dessa variável na hora de tomar suas decisões.
Portanto, mantenha-se atualizado e por dentro das tendências da sua área de atuação. Dessa forma, você largará na frente dos concorrentes e se destacará. Para conhecer mais sobre a Assine Bem, obtenha seu teste grátis e tenha direito a dez documentos por mês, durante 60 dias. Esperamos por você!