O trabalho de gestão de pessoas tem sido gradativamente mais reconhecido e buscado pelas empresas, dando evidência ao ramo. Atualmente, com as inovações no meio digital, impactos significativos foram notados na área, a partir de soluções simplificando os processos tradicionalmente vistos como demorados, burocráticos e difíceis. Essa união tech propicia, então, uma atenção personalizada ao quadro de funcionários, entregando bons resultados internos. Entenda mais o cenário!
Recursos humanos deve ser centrado em pessoas
O atual mercado exige precisão quando se trata de atrair e manter talentos nas entidades. Logo, maneiras de simplificar e acelerar as admissões são um destaque para os empreendedores. Levando em consideração a constante evolução mundana, o RH aborda o recurso mais valioso de uma organização: seu pessoal, cuidando do bem-estar físico e mental. Dessa forma, é indispensável serem agentes de mudança e darem um direcionamento aos contratados. Todavia, para isso, é crucial um auxílio externo para oferecer dedicação centrada nas questões mais relevantes.
Segundo o LinkedIn, um recrutador gasta, em média, 23h analisando perfis para cada contratação e cerca de 88% dos currículos recebidos são considerados não qualificados. Com a adesão de ferramentas especializadas em recrutamento e seleção, por exemplo, é possível reduzir em até 75% o tempo do fechamento de vagas. “Nesse viés, entram em cena mecanismos de agilização das demandas e facilidade de avaliação. Em determinados campos das companhias, o uso de dados é constante e um auxílio na análise possibilita maior assertividade”, esclarece Carlos Mencaci, CEO da Assine Bem.
O imediatismo aspira por agilidade
A Geração Z cresce, cada vez mais, dentro do mercado de trabalho, algo o qual pode causar desconforto a muitos devido ao imediatismo comum. De acordo com o relatório “Tendências de Gestão de Pessoas”, do Ecossistema Great People & GPTW, 51,6% dos trabalhadores têm dificuldade para lidar com as diferenças nas expectativas no mundo corporativo. Focando nos nascidos entre 1996 e 2010, o desafio é real para 68,1% dos entrevistados. Assim, a rapidez proporcionada com a junção de elementos modernos chama a atenção desse público, principalmente por já serem familiarizados com a tecnologia.
Essa inserção na rotina ainda possibilita um gerenciamento mais humano, pois as atividades repetitivas e corriqueiras são destinadas à máquina. “Falta tempo aos profissionais para realizar todas as ações envolvidas na atuação. Com a assinatura digital, por exemplo, há uma forte economia de tempo, gastos e insumos, sobrando recursos e horas para focar em atitudes somente feitas com precisão por um especialista”, pontua o executivo.
Ademais, há uma crescente complexidade nas leis trabalhistas e uma abordagem mais direcionada quando se trata da segurança dos usuários. Logo, para garantir uma conformidade às normas, enquanto ainda se promove conforto aos envolvidos, ser um adepto tecnológico tende a ser uma excelente opção. “Na Assine Bem, somos totalmente alinhados com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Desse jeito, garante-se, com propriedade e confiança, à defesa de informações de cada um dos colaboradores e candidatos. Sem isso, não é mais possível ser uma instituição competitiva e em desenvolvimento crescente”, afirma Mencaci.
A inclusão de tendências na rotina do RH
O contexto vivido hoje é de constantes aprimorações e tendências corporativas. Dentro do setor de recursos humanos isso não é diferente. Assim, toda a sociedade e campos de ocupação se viram impactados com os avanços obtidos a partir da Inteligência Artificial, gestão digital de documentos, Metaverso, ChatGPT e outras soluções. “É essencial lembrar como essas são oportunidades prontas para complementar o serviço e não substituí-lo, tornando os processos mais eficientes.Então, torna-se interessante repensar as melhores práticas e garantir o oferecimento do melhor disponível ao time, pois isso gera frutos a todo o estabelecimento”, garante o gestor.
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