Gradativamente, a experiência do consumidor vira foco das corporações. Isso porque, com o passar dos anos, a transformação digital trouxe novas exigências e cada vez mais fica claro como os negócios precisam se adaptar para não se tornarem obsoletos diante da concorrência. Nesse sentido, as modernidades aparecem para simplificar burocracias e facilitar para todos os envolvidos, como acontece com a assinatura digital. Sendo assim, conheça esse recurso, descubra suas vantagens e entenda como ele pode melhorar a satisfação do seu cliente.
Entenda mais sobre como a experiência do cliente influencia no seu negócio
Como o próprio nome diz, o conceito abrange todos os processos e estratégias relacionadas à melhoria no relacionamento do usuário com a marca. Entre as ações voltadas para esse quesito, o principal objetivo é sempre fortalecer as percepções positivas sobre os produtos oferecidos. Todavia, para melhorar esse elo, é preciso promover interações com os compradores, criar conexões emotivas e dar atenção para as suas dores.
Consoante à Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, “é essencial procurar entregar o melhor serviço para o cliente, proporcionando agilidade em qualquer tramitação. Nesse cenário, a assinatura digital é aliada em todos os aspectos, desde economia de subsídios até de tempo”, expõe. Ainda, é essencial estar atento ao atendimento prestado.
Segundo dados da Reviewr sobre essa temática, a maioria dos entrevistados não estão satisfeitos com o suporte recebido pelas companhias. A mesma pesquisa mostrou como a qualidade da mercadoria também influencia na hora de fazer uma nova compra. De acordo com levantamento da Kolsky, 91% dos participantes insatisfeitos não relatam qualquer reclamação depois de abandonar uma aquisição. Isso dificulta localizar o erro durante a trajetória para a corporação sair em busca de neutralizá-lo.
Nessa realidade, é vital prestar uma jornada de compra positiva desde o princípio. Sendo assim, a meta de toda organização é atingir os três tópicos essenciais do triângulo: preço acessível, qualidade indispensável e velocidade em todas as etapas. “É possível perceber, o consumidor moderno quer velocidade. Portanto, você pode apresentar o menor preço do mercado, mas se o seu produto não tiver qualidade e não for ágil, ele custa caro demais”, exemplifica Paula.
O consumidor está cada vez mais exigente e é preciso acompanhar para permanecer ativo no mercado
Conforme um estudo, de 2019, realizado pela Iperceptions, 67% das pessoas não se importam em pagar mais por uma vivência marcante, seja por uma assistência diferenciada, rapidez nos processos ou brindes. Além disso, especialistas relatam: após uma experiência negativa, o indivíduo compartilha sua opinião com aproximadamente 11 colegas. Imagine esses números na instantaneidade das redes sociais, principalmente se o usuário for um digital influencer.
Todavia, o contrário também pode ser verdadeiro. “Se você apresentar um bom serviço, pode fidelizar o seu cliente e ele se tornará um embaixador da marca, indicando para amigos e familiares também fazer negócios”, destaca a gerente comercial da Assine Bem. Ou seja, cabe ao empresário oferecer soluções assertivas para o internauta se sentir especial e único. Em suma: as pessoas precisam ter boas lembranças quando pensarem na sua companhia.
Inclusive, trabalhar na reputação e imagem da marca ajuda na propagação orgânica, alcançando públicos diferentes sem precisar de um investimento direto nisso. Afinal, o consumidor está cada vez mais exigente e novas opções não param de surgir, portanto, oferecer a melhor experiência já coloca a companhia passos a frente. Uma das melhores estratégias para isso é incentivar a utilização de inovações, como a assinatura digital. De modo a automatizar processos e facilitar a desburocratização de inúmeras etapas, como o uso de papel e autenticação no cartório.
A assinatura digital é aliada da experiência do consumidor
Em geral, ninguém gosta de acumular folhas. Afinal, sua gestão demanda tempo, espaço, cuidado e torna qualquer verificação mais demorada. Ao perceber isso, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) adaptou seus procedimentos e passou a contar com a Assine Bem para alcançar suas metas de contratos. Anualmente, mais de 250 mil acordos são fechados com a ajuda da nossa plataforma.
Para melhorar ainda mais, sua administração, feita completamente on-line, simplifica criar novos tratados e redirecionar ações para os signatários. Sem contar como reduz o risco de perder papéis ou informações por causa de fenômenos naturais, como fogo e poeira. Ao salvar tudo virtualmente, é possível manter as referências em máxima integridade e conservação.
O uso desse tipo de ferramenta tornou a tramitação mais rápida para todos os envolvidos. Segundo pesquisa da Signatureit, a diferença de tempo da assinatura tradicional para essa modalidade é de cinco dias contra 37 minutos. Entretanto, a economia não para por aí. A mesma pesquisa mostrou uma redução de gastos entre 55% a 78% para as entidades adeptas, levando em conta o uso de materiais como pasta, tintas, impressoras, bem como contando com a ausência de deslocamento.
“Uma das principais vantagens desse método é poder assinar de onde quiser e quando quiser, utilizando um tablet, smartphone ou computador. O usuário pode escolher se quer receber notificações por SMS, e-mail ou mesmo WhatsApp”, comenta Paula. Assim, seu empreendimento está presente onde seu público mais o procura, tendo em vista dados do Instituto QualiBest.
De acordo com o levantamento, 49% dos entrevistados preferem o aplicativo de mensagens instantâneas quando precisam entrar em contato com algum serviço ao consumidor (SAC). Assim, a melhor estratégia é incluir a tramitação em seu cotidiano, garantindo agilidade e praticidade.
Ademais, tudo está dentro da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e confere segurança desde o princípio. “Apenas o signatário consegue preencher com seus dados, o acesso é totalmente restrito”, ressalta a gerente comercial da Assine Bem. Aliás, todos os arquivos são resguardados de ciberataques, pois ficam protegidos sob diversas camadas de códigos, com criptografia de ponta.
Por fim, se quer entender na prática como essa modernidade funciona o quanto ela pode revolucionar o número de contratos fechados para a sua operação, faça um teste grátis! Além disso, conheça nossos planos exclusivos e personalizados de acordo com as demandas e necessidades da sua empresa. Por fim, conheça mais vantagens da assinatura digital e descubra como a tecnologia pode transformar o seu negócio, fale conosco! Será um prazer atendê-lo!