Em mundo cada vez mais tecnológico e cibernético, é inegável perceber como nossa realidade seria completamente diferente sem o uso da Internet, de dispositivos móveis, como os celulares, entre diversas outras invenções advindas nos últimos cinquenta anos. Assim, entender as tendências para o futuro e adequar-se a elas pode garantir mais agilidade e conforto nos próximos anos.
Novidades não param de vir
As novidades chegam ao mercado da computação constantemente. Algumas vingam, outras não são tão aderidas, mas nada é feito em vão. Afinal, mesmo aquelas com menor utilização têm, em diversos casos, aplicações imprescindíveis para determinadas circunstâncias.
Enquanto o Facebook está investindo altas quantias na criação de um metaverso - uma realidade mesclada entre virtual e físico - outras companhias também se movimentam para o amanhã mais eletrônico. É o caso, por exemplo, da Huawei. A gigante multinacional tem desenvolvido ultimamente uma solução para conectar carros com drones.
Smartphones expandem as possibilidades
A ideia é fazer os devices aéreos acompanharem - em uma navegação estável - o trajeto do automóvel, baseado em conexões wireless (sem fio). Facilitar a passagem por pedágios, entregas de pacotes e pagamento de estacionamentos são algumas das funções facilitadas por essa nova invenção.
Aqui no Brasil, pequenas medidas já podem ser de grande valia, ligadas aos smartphones e à rede móvel. Um exemplo disso é a estratégia adotada pelo município de Contagem, em Minas Gerais. Agora, nos pontos de ônibus da cidade mineira, há QR Codes para cada passageiro ser capaz de acompanhar o trajeto de suas linhas em tempo real.
Assinatura digital nesse cenário
Outro ponto de destaque é a possibilidade de assinar documentos, contratos e gerenciar arquivos de maneira digital. Para Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, além de rapidez e assertividade nesse procedimento, também é possível reduzir custos, bem como a emissão de gases poluentes na atmosfera.
De acordo com a gerente, uma tratativa de negócio ou a admissão de um colaborador, por exemplo, não precisam do envio de papéis físicos. “A ideia de precisar de motoboys, correios ou qualquer outro tipo de deslocamento para várias partes validarem o mesmo documento já ficou ultrapassado”, comenta.
O mundo está se preparando para um novo amanhã. “A pandemia nos mostrou como a maior parte das nossas atividades podem - e devem - contar com a digitalização como uma aliada. São ganhos gigantescos para o nosso dia a dia, dentro e fora do contexto corporativo”, conclui.
Quer saber mais? Então faça um teste gratuito em nossa plataforma!