De acordo com a Pesquisa Global de Gestão de Dados, realizada pela Experian nos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, a demanda por dados aumentou durante a pandemia. Em nosso país, 83% dos participantes fizeram essa afirmação. Dentre eles, 48% observaram o crescimento e conseguiram endereçá-lo, enquanto 35% enfrentaram dificuldades para atender à necessidade. A média global é de 84%.
A utilização dos dados
Esse movimento, impulsionado pela mudança no comportamento dos consumidores, fez os negócios se tornarem mais dependentes dessas informações. As pessoas passaram a realizar suas atividades de maneira on-line, principalmente após o isolamento social por conta da Covid-19.
Por isso, 80% das empresas estão contratando pessoas para essas funções nos próximos seis meses, pela média global. Outro ponto de melhoria sinalizado no relatório é a oferta de mais tecnologia para as equipes. “É um passo fundamental, pois daqui para frente todos os serviços serão mais digitalizados. Dessa forma, é importante contar com um time qualificado e de confiança para atender seus clientes”, ressalta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.
Os líderes estão atentos à oportunidade de usar esses elementos para o bem da sociedade, principalmente no Brasil. O país se destaca, com 87% dos entrevistados confirmando essa intenção, acima da média global de 77%. Segundo 81%, foram capazes de fazer isso ao longo dos meses de distanciamento social no país.
Localmente, as companhias se mostraram mais dispostas a desenvolver soluções, aumentar a colaboração entre entidades e fornecer treinamentos e ferramentas para quem perdeu o emprego por conta da crise. Entre outros pontos citados, estão trabalho voluntário e oferta de materiais para organizações não-governamentais e órgãos do governo.
“Quando elaboramos uma solução, primeiramente devemos pensar em como ela ajudará a população. De nada adianta criar algo sem utilidade”, complementa Paula. Nesse sentido, a assinatura digital é um exemplo de ferramenta com diversos benefícios para os usuários. Entre elas, estão a praticidade, o conforto, economia e sustentabilidade.
As fraudes com dados
Contudo, nem todos pensam no bem comum. O Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian registrou um aumento de 10% em outubro de 2021, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Ou seja, a cada sete segundos uma movimentação suspeita acontece em nosso território.
Além disso, de acordo com o estudo, o segmento de Bancos e Cartões possui a maior representatividade (58,0%) e, levando em conta a variação anual, registrou expansão de 16,6% em relação às movimentações fraudulentas detectadas. A faixa etária mais afetada com as tentativas de ataque foi dos consumidores de até 25 anos.
Dentre as regiões mais visadas pelos cibercriminosos, destaque para o Sudeste, com 52,4% das tentativas de fraudes, seguido de Nordeste (17,7%), Sul (15,1%), Centro-Oeste (8,9%) e o Norte (6,0%). Por se tratar de um ambiente relativamente novo, essas práticas tendem a aumentar.
“Por isso eu sempre aconselho as pessoas a pesquisarem e procurarem saber sobre uma companhia antes de contratá-la. Você precisa se sentir protegido para passar tranquilidade a seus clientes. Hoje em dia, ainda mais com a Lei Geral de Proteção de Dados em vigência, é preciso muita atenção”, complementa Paula.
Nesse sentido, a assinatura digital está resguardada. Os documentos são enviados por SMS, WhatsApp ou e-mail. Os envolvidos precisam confirmar sua identidade e os arquivos são criptografados e salvos em nuvem. Ou seja, estão protegidos, podem ser acessados a qualquer momento e não corre o risco de perdê-los. Agora, a justiça reforçou não ser necessário ter a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP (certificação digital) para ter essa utilidade.
Portanto, tome cuidado com esses mal intencionados e proteja o seu negócio. Se deseja conhecer mais sobre a Assine Bem, entre em contato conosco. Você ganha 30 dias grátis para desfrutar da nossa plataforma e conquistar seus clientes. Esperamos por você!