A quinta geração de rede móvel de Internet, conhecida mundialmente como 5G, já está presente em diversos países e, nos próximos anos, chegará com tudo no Brasil. Enquanto os preparativos para o recebimento desse “upgrade” no desempenho das conexões sem fio estão sendo feitos, é possível perceber o impacto dos recursos digitais no nosso dia a dia.
Benefícios com a atualização
Se o 4G já era visto com muitos benefícios não apenas para os entusiastas de novas tecnologias, como também por boa parte dos usuários do serviço, o novo avanço, portanto, é bem quisto. Isso porque a velocidade da conexão terá um salto gigantesco em comparação à realidade atual.
Possibilidades para o futuro
De acordo com um relatório da consultoria OpenSignal, no território brasileiro, a média de velocidade de download à Internet entre as maiores operadoras é de 17,1 MBPS (megabytes por segundo). Com o 5G, entretanto, haverá um aumento de mais de 100 vezes nessa rapidez.
Assim, o recurso chegará a resultados entre um e 10 GBPS (gigabytes por segundo). Para Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, essa solução deve ser vista com bons olhos. “As aplicações para isso são gigantescas, como os carros autônomos e uma conexão mais estável nos smartphones e outros dispositivos”, comenta.
A implementação é um passo importante para a indústria 4.0. “O mundo é cada vez mais digital e temos muito a aproveitar dessa modernização, afinal, as ferramentas vêm sempre com um propósito incrível de facilitar rotinas, tanto dentro, quanto fora do contexto corporativo”, explica.
Assinatura digital nesse contexto
Até assinar contratos e arquivos digitalmente vai ficar mais fácil. “Já é um processo extremamente ágil e prático. Com qualquer melhoria envolvendo o acesso à web, essa validação também é beneficiada. Já pedimos táxis e transporte por aplicativos, fazemos transações bancárias em segundos e nos conectamos com o mundo, por que não aplicar essa inovação na gestão de documentos?”, questiona Paula.
São diversas as vantagens, como economia de dinheiro, tempo e recursos naturais. “É desnecessário vivermos derrubando árvores, emitindo gás carbônico apenas para fazer e transportar folhas de papel. Com o virtual, o signatário deixa seu visto em poucos cliques e de maneira rápida, além de sustentável”.
A tecnologia do 5G ainda passará por alguns desafios no território nacional porque o alcance do sinal é menor em relação ao oferecido anteriormente. “Algumas antenas de sinal televisivo serão impactadas e por isso há um grande estudo a ser feito, mas certamente estamos todos ansiosos para esse futuro ainda mais proveitoso”, conclui a gerente.
Quer saber mais? Então faça um teste gratuito em nossa plataforma.