Nos últimos anos, o consumidor final ficou mais exigente e com maior conhecimento sobre determinado produto, então as empresas apostaram cada vez mais em tecnologia. Seja para aperfeiçoar seu time ou obter melhores níveis de conversão. Nesse cenário, os recursos tecnológicos surgem com maior frequência e apresentam um novo paradigma aos negócios.
De dentro para fora
Principalmente durante a pandemia, na qual os trabalhadores se adaptaram a um novo modelo laboral e o atendimento passou a ser remoto, companhias dos mais variados setores recorreram à high tech a fim de gerar mais facilidade e praticidade nas operações. Em 2020, por exemplo, a Play2sell - plataforma especializada no treinamento de vendedores por meio de games no Brasil - cresceu 113% e transformou práticas monótonas em momentos de aprendizado e diversão, gerando impacto em diversas áreas, tais como: imobiliário, varejo e farmacêutico.
A entidade desenvolve estratégias mais eficazes e estímulos corretos, unindo a interação e a descontração para ajudar na forma de vender e se comunicar. “A educação empodera os profissionais e, por meio da nossa plataforma, queremos mudar a maneira como os vendedores aprendem no ambiente corporativo”, explica o CEO e fundador da Play2Sell, Felipe dos Santos.
Nesse sentido, líderes têm usado dessas inteligências para manter e rever os valores institucionais nesse tempo de distanciamento. “Os gestores entravam em contato conosco, antes do ‘boom’ da pandemia, com bastante receio sobre o uso do universo virtual. Hoje, dadas as circunstâncias, foi uma imposição involuntária, mas urgente e necessária”, analisa a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.
Ferramentas como aliadas
Assim, para manter o desempenho interno, algumas instituições passaram a usar algumas ferramentas estratégicas. Veja:
Reuniões virtuais: é possível realizar lives, videochamadas e conversar com clientes utilizando aplicativos como o Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, entre outros. Isso é importante não só para a manutenção dos negócios, mas também para a continuidade das relações interpessoais.
Assinatura digital: essa é uma de suas primeiras escolhas, atualmente. Além de ser um dos meios mais seguros, pois utiliza etapas de validação para identificar os signatários e a criptografia para evitar fraudes nos documentos, ainda reduz em até 70% os gastos, quando comparado ao envio por correio ou motoboy, por exemplo.
Gestão de documentos on-line: mais um recurso valioso para o aproveitamento do tempo e de insumos. Afinal, encontram-se os arquivos em apenas alguns cliques, sem a necessidade de grandes galpões de armazenamento, aluguel e segurança. Ou seja, é tudo feito de forma rápida, econômica e sustentável.
Telefonia: atualmente, o PABX ficou famoso no mercado por ajudar a trazer os ramais das entidades para os próprios celulares do colaborador. “Tudo isso, inclusive, com a preocupação de não ultrapassar a carga horária do funcionário. A facilidade é lema. Nós aqui na Assine Bem, utilizamos os serviços de ligação e chat do WhatsApp da Total IP. Super indicamos nossos grandes parceiros” expõe Paula.
Sobretudo, de acordo com a pesquisa da The International Association for Contract & Commercial Management (IACCM), esses tipos de automação podem melhorar a lucratividade em até 9% da receita anual. Portanto, são meios para aumentar a produtividade, diminuir os custos e sobreviver no mercado.
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