Muito antes da pandemia do coronavírus virar o mundo praticamente de ponta-cabeça, a tecnologia já desempenhava um papel fundamental na otimização dos processos corporativos. A chamada transformação digital já tinha passado de uma tendência e se tornado uma realidade para boa parte das organizações.
Revolução digital foi acelerada
Entretanto, desde quando a Covid-19 pegou o planeta de surpresa, essa revolução virtual tomou conta até dos empreendimentos mais tradicionais. Isso porque não havia muita opção: ou os negócios migravam para os computadores ou os impactos da crise seriam muito mais intensos.
A partir daí, até quem não via muitos benefícios com o uso das ferramentas cibernéticas conseguiu ver, na prática, como elas podem ajudar e facilitar o dia a dia, dentro e fora das empresas. Para Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, a assinatura digital é um excelente exemplo.
Assinatura digital como aliada
Para ela, a tecnologia chegou para ajudar os empreendimentos. Ela destaca como esse recurso pode gerar economias para as companhias. “Assinar documentos digitalmente pode contribuir com a redução de custos operacionais, otimização do tempo e realocação de recursos”, pondera.
Ainda na questão de agilidade, Paula explica: “quando fazemos um processo de validação on-line, estima-se uma redução de 70% no tempo de autenticação de um contrato”. Além das horas poupadas, ainda há a diminuição de despesas e matéria prima com impressões e outras demandas de um papel físico.
São vários benefícios
A gerente destaca também a organização como um ponto chave para essa ferramenta. “A redução se estende para recursos financeiros por não existir a necessidade de impressão, manutenção de impressoras, custos com envio e armazenamento dos arquivos”, complementa.
Nesse mesmo processo, ainda é possível reorganizar as atividades de uma entidade pensando em procedimentos mais estratégicos, ao invés de se preocupar com arquivo de documentos e malote para disparos.
Comprove os benefícios na prática
Ainda de acordo com a gerente, essa solução existe há tempos, mas desde o ano passado, ela ficou evidenciada e só trouxe ganhos a quem aderiu. “As assinaturas digitais já são previstas em nossa legislação desde 2001. A pandemia evidenciou o formato e possibilitou testes práticos. Uma vez utilizada essa modalidade e percebendo suas vantagens, não há mais volta!”, compartilha Paula.
Quer saber mais? Então faça um teste gratuito em nossa plataforma!