Segundo relatório da Trend Micro, 2023 fechou com 161 bilhões de ataques cibernéticos, em mais um recorde para o Brasil. Neste ano, novamente os dados são alarmantes. De acordo com uma pesquisa da Check Point Research, o número de investidas no primeiro trimestre de 2024 registrou um aumento de 28% em relação ao último trimestre do ano passado. Em muitos dos casos, arquivos foram corrompidos, assim como dados pessoais de milhares de pessoas.
3 formas de aumentar a segurança da empresa
Ainda conforme os dados, na nação, há 38% de expansão nos ciberataques nesse primeiro trimestre do ano. Para corroborar, uma organização brasileira é atacada, em média, 1.770 vezes por semana. As referências dizem respeito aos últimos seis meses, de outubro 2023 a março 2024, em termos globais, a média de ataques é de 1.155. Por isso, é fundamental prevenir toda a operação.
A maioria dos softwares maliciosos e invasores dos sistemas se aproveitam de brechas, sendo assim, os hackers descobrem falhas diariamente. Muitas dessas são a porta de entrada para esses crimes, pois geram vulnerabilidade, afetando a credibilidade dos programas. Essa fragilidade pode expor relatórios do seu negócio, dos seus signatários e dos tratados armazenados virtualmente, bem como, gerar perdas. Sendo assim, veja algumas dicas:
1) Atualize sistemas, drives e softwares
Uma coisa é certa: quanto mais avançadas as ferramentas, mais protegidas estarão. Entretanto, é preciso ter atenção, algumas não são instaladas mecanicamente, logo, precisam de intervenções manuais. Contudo, muitas delas já possuem uma configuração ativa para facilitar o trabalho dos profissionais. “Na nossa plataforma, os documentos são atualizados automaticamente e criptografados, mantendo sua máxima integridade e garantia'', explica Carlos H. Mencaci, CEO da Digital Helper + Assine Bem.
2) Autenticação em dois fatores
A autenticação de dois fatores é uma medida simples, mas muito poderosa para resguardar suas informações. O sistema funciona da seguinte maneira: quando um login é realizado, uma nova camada de segurança surge para confirmar a legitimidade da conexão. Atualmente, o recurso pode ser encontrado em praticamente todos os serviços digitais. Geralmente, o procedimento envolve o envio de códigos específicos para o e-mail do usuário. Assim, os invasores encontram maior dificuldade para burlar o sistema.
Além disso, com a Digital Helper + Assine Bem é enviado um link para o acesso direto à declaração, na qual os participantes preenchem com seus dados. “Dessa forma, a autenticidade também se apoia nos conhecimentos pessoais cedidos por cada indivíduo envolvido na assinatura”, ressalta o executivo.
3) Backup de todos dados e informações
Quando as informações estão guardadas, é muito difícil mensurar a profundidade do impacto de perder todos os dados. De maneira geral, o prejuízo seria enorme e haveria comprometimento de diversas atividades desenvolvidas na organização, atrasando o rendimento do time. Para evitar essa realidade, é crucial manter uma estratégia bem estruturada para desenvolver uma “cópia de segurança”, como é traduzido o termo.
Por fim, na Digital Helper + Assine Bem, tudo é conservado em nuvem com backup frequente, inclusive, cabe ao usuário decidir esse intervalo. “Isso otimiza muito o tempo da corporação, pois os arquivos estão on-line, a cliques de distância um do outro e com possibilidade de categorizar os assuntos”, destaca Mencaci. Enfim, são inúmeras vantagens de focar em inovação e segurança, ao mesmo tempo.
Fonte: Carlos H. Mencaci, CEO da Digital Helper + Assine Bem
Serviço: O foco precisa ser na segurança de dados da empresa