Segundo o livro “CRM Series Marketing 1to1”, Peppers and Rogers disseram: “tudo feito hoje pode ser realizado da mesma forma pela concorrência em um tempo cada vez menor”. Uma frase alarmante, porém com um fundamento bem desenvolvido. Nesse cenário, a gestão de documentos faz a diferença por agregar velocidade, economia e melhoria na experiência do cliente.
O que é “experiência do cliente”?
Uma coisa é certa: a transformação digital trouxe a proximidade entre empresa e consumidor. Para o público, isso foi de grande valia, afinal, inseriu-se diversas opções em sua rotina de maneira facilitada e virtual, como o contato com qualquer negócio. Nesse sentido, as companhias precisam se reinventar em uma rapidez surpreendente para não se tornarem obsoletas e cumprirem com as novas expectativas.
Dessa forma, antigamente, os diferenciais de um produto eram concentrados na tecnologia e na qualidade oferecidas, além de um valor reduzido. Hoje, com a demanda de ofertas cada vez maior e as entregas expressas, esses critérios se tornaram banalizados e os usuários buscam por ideias inovadoras.
No best-seller “Administração de Marketing”, Philip Kotler e Kevin Lane Keller, definem a satisfação do cliente como: “o sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto (ou resultado) em relação às expectativas da pessoa”. Ou seja, é consequência da experiência do consumidor com seu empreendimento.
Por que focar na experiência do cliente?
Conforme o conceito, quando o consumidor possui suas vontades frustradas e se desaponta com o esperado, ele fica decepcionado. Como esperado, isso interfere em sua comunicação com o estabelecimento e, consequentemente, pode haver reclamações, principalmente nas redes sociais.
Em contrapartida, esse contentamento se dá quando a corporação consegue corresponder e atender a demanda de quem a procurou. Caso ele se surpreenda com o resultado, é possível encantar o cliente e fidelizá-lo, elevando os números positivos em todo o processo e agregando melhores resultados para a empresa.
Durante sua jornada de compra e relacionamento com a marca, o contato do internauta com cada área é vital para criar um elo. Por meio dessa conexão, é possível perceber como tudo está interconectado. Afinal, não adianta prestar um suporte eficiente se a entrega da mercadoria foi insatisfatória. Todas as etapas precisam estar ligadas para proporcionar uma experiência única, personalizada e exclusiva.
Gestão de documentos para a experiência do consumidor
Segundo Carlos H. Mencaci, CEO da Digital Helper + Assine Bem, hoje, como nunca, a agilidade é indispensável quando se busca resolver uma pendência. “O consumidor moderno utiliza da velocidade como um diferencial para escolher fazer negócios com algum estabelecimento, principalmente se a questão envolve burocracia”, comenta.
Com a Digital Helper + Assine Bem, é possível assinar documentos de qualquer parte do mundo e a qualquer momento, uma declaração pode ser totalmente validada com prontidão e assertividade, bem como a gestão fica ainda mais assertiva. “Além disso, o usuário recebe notificações por SMS, e-mail ou mesmo WhatsApp, tudo para facilitar o redirecionamento até a nossa plataforma”, expõe Mencaci.
Ainda, o signatário pode escolher assinar com um tablet, computador ou mesmo smartphone. Segundo estudo da Kantar, o brasileiro passa em média 4,2 horas diárias no celular. Ou seja, inserir esse processo no seu cotidiano descomplica ainda mais receber uma resposta, pois passa-se a contar com a rapidez e comodidade da ferramenta.
Por fim, contando com a economia de horas dos envolvidos, com redução nos recursos para armazenamento e gestão, além de proporcionar sustentabilidade e produtividade, a assinatura digital é considerada um diferencial competitivo, assim com a gestão eficiente desses tratados. Dessa forma, a empresa caminha rumo à inovação.
Fonte: Carlos H. Mencaci, CEO da Digital Helper + Assine Bem
Serviço: Gestão de documentos quando e onde quiser