De acordo com dados do MIT Technology Review, 45,7% das empresas brasileiras já estão implementando uma estratégia de transformação digital. Enquanto isso, outros 30,5% estão atualmente desenvolvendo uma tática e apenas 1,9% dos entrevistados não possuem nenhum plano à vista. Ou seja, a digitalização de processos demonstra a necessidade de também de adequação com as novas tecnologias, tanto para melhorar a experiência do consumidor quanto para otimizar os procedimentos internos.
A digitalização vinculada a experiência do cliente
De forma geral, a digitalização de procedimentos veio para auxiliar e oferecer novos insights quanto à melhora na vivência do cliente. Esse conceito tem o objetivo de colocá-lo no centro da estratégia, algo gradativamente mais pertinente, principalmente com o pós pandemia. Nesse sentido, a assinatura digital se torna aliada, pois apresenta métodos automatizados, tornando o tempo mais assertivo e aumentando a fidelização de quem procura seu negócio.
Com mercados cada vez mais concorridos, nos quais diversas informações ficam disponíveis ao usuário em instantes, é natural cobrar uma trajetória satisfatória quando se busca adquirir algum produto ou serviço. Dessa forma, é só entrar na web e pesquisar sobre a mercadoria para ter acesso a um banco infinito de referências, conseguindo descobrir, inclusive, as opiniões dos utilizadores.
Conforme uma pesquisa da NewVoice, após um atendimento positivo, 69% dos consumidores recomendam a marca para amigos. Em contrapartida, após um auxílio negativo, 58% tendem a não voltar nunca mais a fazer negócio. Ainda, conforme a Kolsky, 91% dos insatisfeitos desistem dos serviços sem relatar qualquer reclamação. Assim, fica complicado encontrar onde está o erro para neutralizá-lo. Nesse cenário, proporcionar uma jornada de experiência positiva deixou de ser um diferencial e se tornou essencial.
Segundo Carlos H. Mencaci, CEO da Assine Bem, “neste ano, o grande desafio será vender cada vez mais para o mesmo usuário.” Ao promover um bom customer experience, as companhias conseguem transformar seu público em verdadeiros embaixadores, elevando organicamente seu alcance e conquistando novos clientes.
A fim de providenciar isso, a assinatura digital foi adotada em grande escala. Para Mencaci, “nessa realidade, essa modernidade aprimora a produtividade enquanto oferece recursos sustentáveis e legais”. Em geral, os setores mais propensos e com maior necessidade de atualização são o de telecomunicações, financeiro e varejo. Para todos eles, esse método é eficiente e competitivo.
Três motivos para adotar a digitalização
De forma breve, entenda melhor sobre a digitalização das assinaturas e como isso está ligado ao principal objetivo, tornar sua empresa inesquecível para quem a procura:
1) Reduza o tempo de espera:
Assim, seus colaboradores conseguem empregar suas energias em demandas mais complexas, bem como, prestam suporte para mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Consequentemente, também minimiza as horas de espera do internauta.
2) Diminua a mão de obra repetitiva:
Ao automatizar operações, não há necessidade de alguém em específico ficar preenchendo papeladas à mão, pois o sistema torna esse movimento mais ágil e prático. Se errou, não precisa de reimpressão, com poucas teclas você consegue apagar e fazer de novo.
3) Ofereça uma gestão segura dos documentos:
Precisa achar algum assunto específico? Não perca minutos procurando, com a assinatura digital, tudo está armazenado na nuvem e basta digitar palavras chaves para encontrar o seu arquivo. Inclusive, salvo de poeira ou qualquer desgaste físico.
Enfim, investir em tecnologias assertivas contribui para um ganho significativo da sua tática de venda. Ainda, incide diretamente na maneira como os documentos são armazenados e apresentados aos seus compradores. Com a assinatura digital, é possível ter mais segurança em todo esse processo. Para conhecer na prática, faça um teste grátis! Se ainda possui dúvidas, fale com a nossa equipe!