Nos dias de hoje, é impossível pensar em um negócio sem considerar a sua presença no mundo virtual. No entanto, essa participação on-line não se limita apenas à comunicação nas redes sociais, pois a era tecnológica exige muito além disso. Em um cenário onde até as consultas médicas podem ser feitas com uma conexão de Internet, as pessoas esperam o mesmo de outros setores. Dessa forma, independentemente do ramo, é preciso promover uma atmosfera atualizada, tanto para os consumidores quanto para os colaboradores. Então veja, nesta matéria, como a assinatura digital é um recurso influente e indispensável para atualizar a sua empresa.
Entenda mais sobre a assinatura digital
A rubrica eletrônica dispensa muitas explicações, pois o seu significado é literal, uma assinatura feita virtualmente. Porém, é preciso ser mais específico, ela não é a reprodução da escrita diretamente na tela de um dispositivo, assim como também não é a foto de um papel já validado à caneta. “Esses processos podem até parecer adequados. Afinal, ele leva a firma para os meios on-line e possibilita o seu compartilhamento com qualquer localização. No entanto, essas alternativas não são seguras e sequer autorizadas legalmente. Isso porque ambas formas não mantêm um padrão de autenticidade”, alerta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.
Dessa forma, para superar as barreiras geográficas, principalmente durante o período pandêmico, essa ferramenta foi um destaque entre as corporações. A partir de uma plataforma, como a da Assine Bem, os documentos são estruturados digitalmente. Logo após, a entidade solicitante envia, por mensagem, e-mail e até WhatApp, um link do qual só pode ser acessado pelos destinatários e após um processo de identificação. “As etapas exigidas garantem seguridade sobre as informações dispostas no arquivo, onde na maioria das vezes, são confidenciais, como dados pessoais, valores, termos, entre outros. Assim como, garantem a validação jurídica da firma, sem a possibilidade de ter sido executada indevidamente e sem consentimento", instrui o executivo.
Veja mais sobre o seu reconhecimento legal e as medidas de segurança aplicadas pela Assine Bem
Esse procedimento, no Brasil, é autorizado e reconhecido legalmente, pela Lei nº 14.063, de 23 de Setembro de 2020 e também por meio da Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001. Além disso, o sistema da Assine Bem dispõe de métodos para se adequar a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e garantir a integridade de seus contratantes. “Todo procedimento inserido na rede deve ser devidamente regulamentado. Porém, na maioria das vezes, é burocrático avaliar cada um desses pontos. Dessa forma, contar com um intermediário de confiança, faz toda a diferença. Onde a preocupação da entidade será somente autorizar a assinatura”, coloca Mencaci. Portanto, confira as medidas utilizadas:
Link exclusivo: todo cliente possui um link único para acessar as documentações com rubrica pendente e assim, poder concluí-la. Esse recurso é pessoal e intransferível, além de ter validade de apenas 30 dias para acessá-lo.
Identificação do usuário antes do acesso: antes de verificar os arquivos disponíveis para o aceite, o usuário precisa se identificar. Além do login e senha é possível ativar a autenticação por dois fatores e até o reconhecimento por Face ID (sistema de reconhecimento facial). Essa etapa garante uma barreira extra para entrar na plataforma. Acionar esses recursos é uma tarefa simples, basta habilitar um aplicativo como o Google Authenticator, por exemplo, e aprová-lo nas configurações do próprio site. Assim, após o preenchimento da senha, um código e outros passos, o preenchimento do escrito será solicitado e permitido.
Alternativos níveis de segurança: o responsável pelo arquivo pode selecionar o nível de permissões o qual achar adequado para o tipo de certificado. Ou seja, como uma senha, pode ir do mais fraco até o mais forte.
ICP Brasil: é aceito o certificado público emitido para validar pessoa física com o e-cpf e pessoa jurídica com e-cnpj.
Presença de criptografia: esse recurso é adicionado a marca também como proteção. Ele é capaz de identificar edições na certidão original. Quando o item é passado pelo validador disponível, a identificação é feita, a validação negada e o anexo primário é posto em comparação. “Esse processo auxilia os colaboradores a ver as alterações de maneira mais rápida e assertiva, onde não é preciso ficar checando todas as linhas. Isso impede infrações no acordo sem o consentimento de todas as partes envolvidas", completa o empresário.
Captação do histórico: a entrada nas dependências do software, seja para assinar ou visualizar é salva. A data, horário e IP da máquina utilizada ficam registrados.
Confira os benefícios de assinar digitalmente
O recurso pode ser incluído nas mais diversas áreas do mercado, especialmente aquelas com o uso frequente de papéis e necessidade de autorizações formais, como o setor de recursos humanos, imobiliário, jurídico, educacional, financeiro, entre outros. Contudo, ela não fica apenas na versatilidade, veja mais três vantagens oferecidas por essa solução:
Flexibilidade: a ferramenta permite fechar um negócio de qualquer lugar do mundo, como contratações, parcerias, compras, etc. Isso porque ela não tem um raio limite e tudo é feito a partir de uma conexão com a Internet e um dispositivo, ainda sem requerer o uso de aplicativos.
Otimização de tempo: o recurso não depende de outros meios para chegar até o assinante, apenas de uma rede. Então, não é preciso esperar ir e voltar em mãos para finalizar qualquer procedimento. “Com a Assine Bem, ainda existe a função de callback, ou seja, o sistema avisa quais etapas e quem precisa concluí-las", diz o CEO.
Economia: ao considerar a não utilização dos meios físicos, é reduzido uma grande quantidade de gastos com matéria prima e serviços de entrega, por exemplo. Ademais, não é necessário investir parte do orçamento com locais de armazenamento.
Ao levar em conta todos interessados as funcionalidades da assinatura digital, o site da Assine Bem considera outras abas para a investigação. Você também pode entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Aproveite a oportunidade agora mesmo.
Outra forma de acompanhar nossas inovações é seguindo o @AssineBem nas redes sociais! Estamos esperando você em nosso Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.