Sua companhia costuma pautar decisões de negócio em ações sustentáveis? Cada vez mais, o tema “meio ambiente” tem entrado na estrutura das corporações e guiado suas posturas diante do mercado. Não à toa, termos como o ESG (governança ambiental, social e corporativa) tem estampado capas de revistas ilustres, como Forbes, demonstrando sua influência. A preocupação ecológica escala ao ponto da Comissão de Valores Mobiliários, do governo federal, ter determinado, às companhias brasileiras de capital aberto, o dever de constar um inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEEs), em seus relatórios públicos. Ou seja, apesar de uma tradicional resistência, o mundo grita por renovação. Quer descobrir como alcançá-la. Abrace a tecnologia e veja a seguir!
Compromisso global
Desde 1995, os principais países do globo se reúnem, anualmente, em conferência para discutir acerca das questões climáticas. O encontro, denominado Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP), é um dos principais palcos para o debate da relação do homem com o ecossistema. Na última edição, no Egito, uma pesquisa da Grant Thornton, intitulada International Business Report (IBR), apontou como apenas 14% das corporações de médio porte relataram emanar, somente, as chamadas emissões de Escopo 3 – referentes ao lançamento indireto de GEEs na atmosfera. “Essa falta de compromisso não pode ser aceita. Logo, é necessário investir em inovação a fim de achar alternativas para mitigar danos”, enfatiza o CEO da Assine Bem, Carlos Henrique Mencaci.
De acordo com a mesma pesquisa, cerca de 35,2% das instituições afirmam utilizar de emissões dos Escopos 1 e 2 – relacionadas, respectivamente, à poluição direta, como a combustão estacionária, e indireta, associada, normalmente, ao consumo de energia elétrica – como requisitos obrigatórios para a sua atuação. Já 31,5%, também lidam com esse tipo de emanação, porém as enxergam como um fator voluntário – ou seja, capaz de ser substituído. Esses dados apenas são facilmente coletados, pois, em novembro de 2021, a declaração dos escopos passou a ser exigida como obrigatoriedade pelo International Sustainability Standards Board (ISSB). Dessa forma, é possível realizar um monitoramento do contexto.
Vantagens atreladas ao bem-estar natural
Desde sua fundação, em Berlim, a COP tem como objetivo reunir os principais chefes de estado do planeta para pensar estratégias de combate às alterações climáticas e degradações ecossistêmicas. Todavia, ela foi ressignificada após as metas ambientais definidas pelo Acordo de Paris, em 2015. Foi tracejada uma linha clara e objetiva para os integrantes do congresso. Em termos gerais, o esforço resume-se em diminuir a difusão dos GEEs, a fim de reduzir a temperatura média da Terra em dois graus Celsius. “Para atingir o Net Zero, é preciso começar de algum ponto. Na Assine Bem, encontramos a resposta na disponibilização das assinaturas digitais. Com elas corta-se, de uma vez, a produção de tinta e papel”, explica Mencaci.
O segredo reside em convencer o empresariado dos benefícios vigentes a uma revolução tecnológica verde. Não raramente, a mentalidade dos grandes CEOs ainda está enraizada em um passado desacostumado a lidar, frequentemente, com a sensibilidade desses tópicos. Entretanto, a chave está no fato da sustentabilidade representar outras vantagens para além do esforço de diminuir a depredação do biossistema. No caso da Assine Bem, com a rubrica virtual, é possível ganhar em tempo, custo e eficiência. Graças ao sistema, todos os documentos são organizados em nuvem. Esse procedimento elimina o gasto com materiais e auxilia na pesquisa da papelada, pois fornece um mecanismo de busca capaz de selecionar o título da sua escolha”, destaca o CEO da empresa.
O deslocamento é outro fator aprimorado pela assinatura digital. Com o programa, não haverá mais a necessidade de contratar um serviço de entregas para transportar a papelada de um lado a outro. As rodovias, hidrovias ou, até mesmo, os céus são aqui substituídos pelo universo virtual. Os arquivos abandonam o físico para se locomover, na instantaneidade de um clique, por meio da Internet. Dessa forma, derruba-se inúmeros impedimentos e burocracias. Com um simples e-mail, é possível acessar, ao mesmo segundo, um colaborador em viagem na China e outro sentado no escritório, em São Paulo. Diminui-se, portanto, a emissão de GEEs, lançados pelos veículos, reduz-se gastos com combustível e subtrai o período de envio.
Transformações na mentalidade
Esse ímpeto de mudança – impulsionado pelos benefícios vigentes ao produto – responde aos ideais propagados pela sigla ESG. No entanto, apesar de oferecer inúmeras contribuições a quem a adota, tanto no âmbito empresarial quanto social e ecologicamente, esse não é um caminho simples de ser seguido. A exigência de diversos padrões para a atuação – voluntários e obrigatórios – e uma orientação ocupacional defasada transformam uma boa intenção em algo volátil, ou seja, com baixo poder de convencimento. A fama dessas três palavras não pode se reter a uma capa de revista ou matéria televisiva, ela precisa ser levada adiante como um compromisso.
O cenário pode ser visto, por muitas entidades, como desafiador, no entanto, devido à presença de companhias responsáveis, vide a Assine Bem, acende-se uma luz capaz de orientar um norte a quem não sabe por onde começar. Sustentabilidade é um ideal amplamente propagado e, à primeira vista, desejado pelo cotidiano dos empreendimentos. No entanto, o revés reside no pontapé inicial. Desbravar, sozinho, um novo campo é uma missão espinhosa para se traçar. “Muitas vezes, falta conhecimento e técnica para implementar uma preocupação real do estabelecimento. Isso pode ser especialmente difícil para firmas de médio porte. Por falta de recursos, cumprir requisitos os quais exigem investimento imediato de capital torna-se um bloqueio”, finaliza Mencaci.
Gostou do conteúdo apresentado? Esperamos ter aberto os seus olhos para a primordialidade de ajudar o biossistema e como ele pode te auxiliar a poupar recursos. Deixe-se contaminar pela renovação a qual nos guia, passo a passo, desde o início. Transformar o planeta não é tarefa fácil, no entanto, frente a um período repleto de barreiras, mostra-se extremamente essencial. Logo, adote pensamentos contemporâneos, saia do abstrato, ponha a mão na massa e invista em tecnologia. A partir disso, a imagem do seu negócio só tem a crescer. Vença a inércia e avance em direção ao sucesso!
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