Nos últimos tempos, diversos segmentos foram revolucionados por meio do uso da tecnologia. Entre eles, o mercado de trabalho ganhou certo destaque com as suas mudanças. O home office, por exemplo, surgiu de uma necessidade de segurança sanitária e se manteve como o modelo de contribuição favorito entre os colaboradores. Nesse cenário, uma empresa preocupada com as tendências e atualização para melhorar sua reputação como marca empregadora não deve deixar de considerar essa possibilidade. Então veja, nesta matéria, qual a relevância do trabalho remoto nas companhias.
Conheça as novas representações do mercado de trabalho
A jornada presencial é a mais reconhecida entre os componentes do meio corporativo. Por muito tempo, ela era vista como a única opção. Hoje, já surgiram outras variações para aprimorar a dinâmica e desempenho da equipe nos negócios. Confira:
Jornada Híbrida: esse modelo de vaga é recente, ele veio da flexibilização das medidas de isolamento social, implantadas na pandemia da Covid-19. Ou seja, quando os comércios e demais estabelecimentos voltaram a abrir alguns dias na semana, o trabalho seguiu a mesma proposta. Assim, hoje, se manteve como uma opção, onde as equipes visitam a organização em determinadas datas. “Essa metodologia já é presente, até mesmo, nas universidades. Isso coloca mais instantes de descanso na rotina do funcionário”, completa Carlos Mencaci, CEO da Assine Bem.
Expediente remoto: a opção 100% home office já não é mais novidade entre os participantes do meio laboral. Trabalhar de casa se tornou comum nos últimos tempos, ainda mais dentro dos grandes centros, a busca por essa categoria é elevada. Afinal, com ela, é possível desde evitar horas de trânsito, dar mais atenção para a família e até viajar para qualquer lugar do mundo, mesmo longe do período de férias. “Mudar de ambiente e levar a empresa para o seu próprio lar tem suas dificuldades. No entanto, existe a possibilidade de conciliar os dois lados, pessoal e profissional, com foco, determinação e as ferramentas corretas. Para a corporação estruturada digitalmente, os proveitos são vários", observa o executivo.
Os modelos de trabalho flexíveis são os favoritos entre os colaboradores e candidatos
A partir da questão: “qual tipo de vaga brilha seus olhos atualmente?”, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) – agente de integração referência em todo o território nacional – descobriu como as pessoas preferem ingressar no mercado. Ainda temos quem opta por ir presencialmente (38,35%). O restante da pesquisa alterna entre o trabalho remoto, para atuar apenas em casa (26,35%), o modelo híbrido, com a maioria dos dias em casa (21,12%) e, somente, uma menor parcela (14,18%), escolheu ficar mais tempo no escritório e menos na residência. Em suma, a maioria divide o seu favoritismo entre os modos com mais flexibilidade.
Quando a equipe é beneficiada a empresa também ganha
A transição para uma companhia parcialmente ou completamente digital entrega inúmeros benefícios aos funcionários. No entanto, eles não são os únicos a obter vantagem nessa mudança de contribuição. “Eu sempre costumo falar como para um lado ser bem atendido, a companhia receber resultados, entre outras melhorias a equipe deve estar preparada. Dessa maneira, para promover uma atmosfera de contribuição positiva, o remoto tem grande influência”, diz o CEO. Então, veja como essa transformação impacta os resultados do nome:
Maiores níveis de produtividade: de acordo com um estudo da FlexJobs, 82% das empresas, as quais implementaram o home office relataram uma melhoria na produtividade. Conforme mostra outro levantamento da consultoria PwC, em média, os funcionários economizam cerca de 40 minutos por dia ao trabalhar em casa. Isso pode resultar em maior rendimento e satisfação.
Afinal, como comenta Mencaci, esse trajeto pode ser aplicado em melhores atribuições. “Para quem frequenta os escritórios localizados nas metrópoles, passar pelo trânsito, mesmo não sendo, parece parte da carga horária. Nos “horários de pico”, os transportes lotam e tornam o cotidiano desgastante para iniciar e finalizar o dia. Quando essas pessoas estão em casa, o tempo pode ser voltado para a realização de outras atividades, como estudos, exercícios físicos, momentos de lazer e qualidade com a família”, ressalta o representante da Assine Bem.
Redução nos custos: segundo uma pesquisa da consultoria americana Global Workplace Analytics, as corporações podem economizar cerca de US$ 11 mil por ano a cada funcionário inserido na rotina, pelo menos metade do tempo. Isso porque gera uma redução no custo de escritórios, suprimentos e deslocamento.
Nesse tópico, o empresário contextualiza como o uso da assinatura digital auxilia na diminuição dos gastos. “De fato, os processos de uma entidade, como as contratações, acordos, parcerias, entre outros documentos constroem pilhas de papel e preenchem salas de armazenamento. Quando se propõe um cargo a distância, todas as outras coisas devem ser acessíveis on-line. Afinal, não faria sentido ficar enviando inúmeros arquivos pelo correio, para adquirir uma rubrica ou gerar uma consulta. Esse mecanismo coloca o procedimento e os principais arquivos na tela de um dispositivo com conexão de Internet. Tudo isso, com rapidez e segurança”, completa Mencaci.
Diminuição do turnover: hoje, a qualidade de vida e o bem-estar são avaliados como essenciais pela população. Quando a instituição não consegue oferecer essa experiência por completo, o seu quadro tende a continuar em busca de outras oportunidades, cada vez mais compatíveis com o estilo de vida esperado. Então, como forma de reter e manter os talentos, o home office é um recurso promissor. Outra análise, também da Global Workplace Analytics, diz como as empresas, as quais mantém o time trabalhando em casa, têm uma taxa de rotatividade 25% menor quando comparadas com as demais, sem essa política.
Ao levar em conta todos interessados e suas funcionalidades, o site considera outras abas para a investigação. Você também pode entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Aproveite a oportunidade agora mesmo.
Outra forma de acompanhar nossas inovações é seguindo o @AssineBem nas redes sociais! Estamos esperando você em nosso Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.