A humanidade consegue sempre se superar nas inovações. Ao longo dos séculos, incontáveis evoluções entraram para a história e transformaram completamente a realidade de todos. Em meio ao alto fluxo informacional, a ciência e tecnologia conseguiram evoluir e proporcionar para significativa parcela do globo as facilidades das quais desfrutamos no cotidiano. Nesse contexto, todos os aspectos da vida têm sido repensados. Indo desde um simples hábito individual na rotina, até a cultura organizacional de um negócio. Sendo assim, grande parte das corporações estão tentando acompanhar as mudanças comportamentais da era tech em prol de uma melhor adaptação. Portanto, fique por dentro de como a digitalização é um pré-requisito para se manter ativo nos tempos modernos.
É preciso se adaptar às mudanças!
De acordo com um levantamento realizado pela consultoria IDC, o mercado brasileiro de tecnologias da informação e comunicação (TIC) aumentará em 5% em 2023, atingindo o marco de US$ 80 bilhões. Isso porque a busca acelerada pela transformação digital, tanto pelas entidades públicas quanto privadas, está em alta.
Embora esse já fosse um cenário em constante evolução, a pandemia iniciada em 2020 foi a principal responsável por acelerar a migração para o digital. “De um dia para o outro, as pessoas precisam se isolar e, mesmo assim, manter o contato ativo. A solução encontrada foi instaurar o teletrabalho e, juntamente, as funcionalidades necessárias para fazê-lo funcionar. Com isso, o home office tornou realidade a comunicação instantânea de qualquer lugar do mundo”, comenta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.
Apesar dessa eventualidade, percebemos como as medidas instauradas no período emergencial vieram para ficar. A flexibilização das atividades corporativas foi muito bem vista pelas sociedades, culminando na ascensão do hibridismo pelo mundo. “As vantagens de aderir aos espaços virtuais são inúmeras, garantindo mais comodidade para os colaboradores e até mais eficiência. Com a automação das funções laborais, houve a otimização do tempo e das entregas das equipes”, complementa o especialista.
Cinco etapas para alcançar a digitalização
De acordo com uma pesquisa da The International Association for Contract & Commercial Management (IACCM), a automação de documentos pode melhorar a lucratividade em até 9% da receita anual de um negócio. Afinal, isso reduz as etapas burocráticas na criação, negociação, execução e armazenamento de registros. Com base nisso, elencamos cinco etapas para as empresas aderirem por completo a digitalização de seus serviços. Veja:
Digitalize o máximo de documentos: as pilhas de papel são facilmente desorganizadas e podem trazer inúmeros obstáculos no dia a dia. Com a possibilidade de passar todo esse conteúdo para o espaço virtual, a vida ficou mais fácil e prática. A partir de um acesso instantâneo aos materiais, a arrumação pode ser feita rapidamente de forma segura, evitando as adversidades de deslocação e contato físicos como água, poeira, mofo e fogo. “Podemos observar como a troca do papel pela rede já é realidade e segue sendo uma tendência. A partir da contenção do consumo material, diminuição da deslocação e poluição ambiental, essa alternativa se mostra promissora nos mais variados estilos de negócio”, pontua Mencaci.
Manter a organização é ainda mais fácil no digital: para tornar os trâmites internos e externos mais ágeis, é preciso deixar o máximo de registros em ordem. De forma intuitiva, as informações estão disponíveis e a navegação é possível com um simples acesso à Internet. Com apenas alguns cliques, os funcionários podem encontrar os certificados de qualquer lugar do mundo, independentemente do horário.
A automatização de processos faz a diferença: longe de ser uma substituta da mão de obra humana, a tecnologia chegou para somar. Agora, as atividades até então manuais podem ser automatizadas por meio das ferramentas digitais, permitindo a concentração total nas demandas mais inteligentes. Esse caminho padroniza os fluxos de serviço, aumenta a precisão e diminui os riscos de não conformidades. “Investir na melhoria dos procedimentos faz a diferença e garante um excelente posicionamento no mercado”, ressalta o CEO da Assine Bem.
Simplifique os procedimentos: hoje em dia, vivemos em uma sociedade imediatista. Logo, a velocidade no atendimento ou resolução de problemas pode ser um diferencial para os empreendimentos. A partir de um rastreamento completo sobre a performance dos processos, é viável analisar seus pontos fortes e de melhorias. Eliminar as etapas desnecessárias é fundamental para otimizar o tempo tanto dos clientes quanto dos colaboradores.
Abra as portas para inovação: para não ser deixado de lado, é necessário seguir o ritmo do mercado. Longe de ser apenas mais um em meio à multidão, a melhor alternativa é priorizar a personalização. Desse modo, as novas funcionalidades são escolhidas a dedo e não aleatoriamente. Isso impulsiona a modernização e fortalece o planejamento quanto às tendências. Além de tornar a corporação mais proativa e potencializar a adaptação a virtualidade.
A assinatura digital é extremamente vantajosa!
A assinatura digital é uma alternativa sustentável e econômica para firmar contratos. A partir de uma segurança baseada em criptografia, os usuários acessam seu conteúdo armazenado de forma inalterável no seu perfil. Além, é claro, de poder criar, editar e compartilhar seus certificados. Por meio de um simples acesso à web, as negociações e parcerias podem ser formalizadas em nível global.
Os signatários dessa modalidade possuem a comodidade de certificar tudo de maneira prática e rápida. Seja no regime híbrido ou remoto, o controle sobre as transações internas e externas pode ser feito facilmente pelos clientes. Essa prática digital garante a tão sonhada personalização, assim como a fidelização do público. Ademais, como bons aliados da ESG (Governança ambiental, social e corporativa) e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), a sustentabilidade, velocidade, segurança e flexibilidade viram rotina.
Sobre nós
A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.
Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca tempo, conte com a Assine Bem!