Desde o fim de 2019, a população passa por um período de transformação. Com as medidas restritivas para diminuir a disseminação da Covid-19, as pessoas precisaram mudar suas rotinas e se adaptar ao famoso “novo normal”. No entanto, para essas alterações acontecerem, acabaram surgindo facilidades e, outras já existentes, começaram a ser mais usadas e conhecidas pelo mundo, como a assinatura digital.
A assinatura digital ganha cada vez mais espaço
Apesar de não se tratar exatamente um formato novo, pois existe há mais de duas décadas, esse mercado ainda está em expansão. Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, em 2020 foram firmados mais de 5,3 milhões de certificações digitais no Brasil. Em 2019, esse número foi de 2 milhões. Ou seja, um crescimento de aproximadamente 250%. Em 2022, um novo recorde foi estabelecido, ultrapassando a casa dos 8 milhões.
Para o CEO da Assine Bem, Carlos Henrique Mencaci, a pandemia abriu os olhos de muita gente. “Algumas pessoas não conheciam essa opção e outras tinham receio de utilizá-la. Contudo, a necessidade de serviços sem contato por conta do isolamento social mostrou a elas a praticidade e a segurança envolvida no processo. Agora, esse universo só tende a crescer com a consolidação das alternativas virtuais”.
Nesse sentido, a assinatura digital garante segurança e praticidade para quem a utiliza. Os acordos são firmados diretamente do celular, tablet ou computador. Afinal, são enviados por e-mail, WhatsApp ou SMS. Logo, se evita o uso de papéis, deslocamento e contato físico.
Além disso, os documentos são todos criptografados, possuem chaves de segurança e salvos em nuvem, facilitando a rastreabilidade. No entanto, podem ser acessados a qualquer momento pelos envolvidos, sendo necessária a comprovação de identidade. Dessa forma, mitiga-se o risco de perder, amassar ou rasgar algo de valor.
O advogado especialista em direito empresarial, André Dias Andrade, explica: “a assinatura é uma ação realizada na Internet, firmando um acordo por meio de uma plataforma. Ela validará a integridade dessa ação com tecnologias, tais como identificação de IP, biometria, reconhecimento facial, entre outros".
Onde aplicar a assinatura digital?
Esse instrumento pode ser adotado em diversas áreas. Em instituições de ensino para realização de matrículas, advogados para firmar acordos com seus clientes, contadores com folhas de pagamentos e outras responsabilidades mensais, hotéis para check in, produtores de eventos na contratação de serviços, entre outros. Pode também ser um trunfo para empresas realizarem admissões de funcionários, inclusive de outros estados ou países. Esse é o caso do maior agente de integração do Brasil, o Núcleo Brasileiro de Estágios. Todos os seus contratos do Nube são firmados digitalmente, via Assine Bem.
Outro exemplo são os hospitais, onde milhares de papéis são impressos por dia. A Organização Social de Saúde - OSS, adotou essa medida nos 15 estabelecimentos geridos por ela. O resultado foi uma economia de 600 mil impressões por mês em cada unidade. Sendo assim, além dos benefícios diretos aos envolvidos, está poupando o planeta e o meio ambiente, por se tratar de um processo sustentável.
Mencaci complementa: “são inúmeras vantagens. Em alguns trabalhos, o número de documentos diários é muito alto. Dessa forma, é uma maneira de economizar tempo e dinheiro. Não existe deslocamento, contato físico, gasto com folha, máquinas e etc. Pelo notebook ou celular, em questão de poucos minutos, está tudo resolvido”.
Em setembro de 2022, o Ministério da Economia divulgou números após implementar esse instrumento em algumas áreas do governo. Os brasileiros já pouparam 50 milhões com a diminuição de idas ao cartório e a utilização de materiais como carimbo, canetas, etc. A busca pela modernidade cresceu 45 vezes comparado a 2021.
Os governos estaduais e federal permitem agora a formalização de novos empreendimentos de maneira on-line. Logo no primeiro semestre, foram registradas 389.540 aberturas digitais. A Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul liderou com 165.261 delas, seguida pelo Distrito Federal, com 66.816 e pelo Ceará, com registro de 53.935.
Aos poucos, os órgãos vão aderindo a essa utilidade e, consequentemente, facilitando a vida dos cidadãos, diminuindo as filas e os gastos desnecessários dos cofres públicos. A desburocratização em lugares como departamento de trânsito, bancos e correios é uma enorme ajuda para todos.
Sendo assim, confira algumas opções de aplicação da solução:
Hospitais: diariamente, são impressas milhares de folhas com diversas finalidades. Fichas médicas, de triagem, atestados, pedidos de exames, entre outros. Todos esses podem ser transportados para o meio digital.
Varejo: em contratos com fornecedores, notas fiscais e orçamentos.
Cartórios: é enorme a economia com equipamentos de escritórios. Desde os papéis até os carimbos. Além disso, poupa o tempo da população.
Instituições de ensino: para a realização de matrículas, contratos de estágio, histórico escolar e outras utilidades.
Contabilidade: os escritórios viram grande parte do seu transtorno ser extinto. A parte de salários, folha de ponto e outras burocracias antes demandavam muito tempo e grandes deslocamentos. Agora, ninguém precisa se locomover.
Escritórios de advocacia: em documentos para tribunais, fóruns e clientes. São centenas desses por mês.
RH de empresas: folhas de pagamento, controle de ponto, contratação de novos funcionários. Tudo isso tem a opção de ser feito a distância, podendo inclusive expandir seu empreendimento com colaboradores de qualquer localidade.
Agronegócio: um dos principais ativos do Brasil, pode ampliar o alcance das exportações com a modernidade.
Imobiliárias: com o avanço dessa área, os tours pelos imóveis estão sendo virtuais, os pagamentos pela Internet e os contratos caminham para a digitalização.
Logo, essa ferramenta pode ser aproveitada tanto em pequenas quanto em grandes corporações e agiliza os processos. Esses são apenas alguns exemplos. Contudo, você pode aplicar esse recurso em qualquer estabelecimento e obter agilidade e segurança. “Em todas as áreas do nosso cotidiano temos a opção de utilizá-lo. Em pouco tempo, não existirá mais acordos firmados a punho. Assim como todas as outras, essa inovação veio para ficar”, finaliza o executivo.
Portanto, fique atento nesse assunto e obtenha soluções seguras para seu negócio. Dessa forma, você e seus clientes ficarão seguros para realizar as tarefas no dia a dia. Para conhecer mais sobre a Assine Bem, resgate seu teste grátis e tenha direito a dez documentos por mês, durante 60 dias. Esperamos por você!