Para qualquer companhia, a contratação de colaboradores é um processo essencial para o seu desenvolvimento. A admissão de talentos envolve inúmeras burocracias, cláusulas e por fim, uma assinatura de consentimento e acordo dos termos. Por muitos anos, a dinâmica solicitava um encontro entre empregador e empregado. Porém, hoje, essa ação pode ser transpassada, completamente, para o meio digital. Então veja, nesta matéria, como a tecnologia é essencial quando se trata de atualizar os procedimentos e como incluí-la em mais uma etapa da sua empresa com a Assine Bem.
A dinâmica corporativa tem se transferido para o meio digital
De acordo com dados da International Data Corporation (IDC) analisados pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), o Brasil hoje detém 1,65% dos investimentos em tecnologia em nível global e 40% ponderados em toda a América Latina. O total de aplicações mundial em tecnologia da informação (software, hardware e serviços) durante o ano de 2021 foi de US$ 2,79 trilhões. O Brasil ocupa a décima posição nesse ranking, com US$ 45,7 bilhões investidos e também lidera na América Latina, cujo total alcançou US$ 115 bilhões.
Ao analisar esses números, o CEO da Assine Bem, Carlos Mencaci, sinaliza o quanto isso é um alerta para as organizações ainda desatualizadas. “O país tem se destacado quando o assunto é a integração de ferramentas tecnologias com os procedimentos empresariais. Isso porque essa conexão demonstrou um potencial imenso para promover o crescimento do nome e outras vantagens. Sendo assim, é imprescindível buscar maneiras de automatizar as atribuições diárias”, explica.
A integração de mecanismos tecnológicos nas corporações podem proporcionar diversas melhorias
Flexibilidade: as modalidades de trabalho remotas e híbridas, ou seja, a contribuição em casa ou parcialmente a distância são o sucesso das vagas atuais. Isso porque, após o período de pandemia, a sua aplicação se manteve nas companhias e tem sido cada vez mais aprimorada com o uso de sistemas próprios para o ambiente corporativo. Isso faz a corporação se fortalecer, mesmo on-line.
Inovação: com os novos mecanismos integrados ao cotidiano e a automação, a equipe ganha mais espaço para aplicar outras técnicas ou se dedicar em uma vertente diferente dentro da sua própria área.
Valorização do colaborador: diversas ações, às vezes, se tornam repetitivas e começam a roubar o tempo em sua execução. Ao investir e colocar a tecnologia para agir nessas funções, pode facilitar o dia a dia do time. “Essa atitude tem um poder muito grande para a organização. Além de aumentar a produtividade ela interfere diretamente no engajamento das pessoas, pois automaticamente se sentem valorizadas ao receberem outras responsabilidades”, aconselha o representante da Assine Bem.
Redução de custos: a transferência de documentos para o ambiente digital, por exemplo, implica na redução ou até mesmo o corte completo de gastos com matéria prima, estoque físicos e outros insumos.
Sustentabilidade: passar a depender das conexões por rede e investir nas soluções para esse quesito está presente nas medidas utilizadas por quem busca se adaptar a nova tendência do ESG (Environmental, Social and Governance). “Essa temática apesar de não parecer é outro ponto obrigatório para a sobrevivência do nome em seu segmento. Isso porque, todos os envolvidos, desde o colaborador, investidores e consumidores, consideram essa vertente como crucial para patrocinar ou contribuir com algo”, alerta Mencaci.
Otimização de tempo: os recursos conseguem entregar as pendências em minutos, com poucos comandos a serem ativados. “A agilidade é uma característica primordial presente nos softwares, além de deixarem as tarefas ainda mais assertivas, eles são adaptáveis e conseguem promover uma interação por e-mail, mensagem e nas principais plataformas de contato, como o WhatsApp. Essas alternativas colocam a solicitação nas mãos dos usuários e tudo é concluído de imediato, como uma simples conversa”, pontua o CEO.
A assinatura digital é indispensável para acrescentar essas vantagens no processo de admissão
De acordo com o executivo, não é preciso contratar inúmeras soluções a fim de começar a obter os resultados citados acima. “Ao contrário de um senso comum, não é preciso investir em robôs com a aparência humana ou em diversas ferramentas complexas. Antes de tudo, é preciso avaliar a necessidade da sua companhia e reparar atitudes pontuais. Por isso, eu indico as funcionalidades da assinatura digital, a qual entrega a inovação necessária para efetivar essa adaptação”, pontua.
É essencial observar como os processos seletivos já dominam as plataformas de vídeo chamada e todas as etapas são feitas tranquilamente com uma conexão à Internet. Logo, acrescentar a finalização também a um recurso como esse, deixa a corporação flexível e atualizada. “A tecnologia junto ao setor de RH torna possível ser adepto às novas modalidades do mercado de trabalho. Afinal, não faria sentido solicitar a presença de um indivíduo de outra cidade ou aguardar semanas para finalizar as contratações, devido aos prazos de envio e entrega de arquivos, quando tudo isso pode ser executado em uma só página, com agilidade e segurança”, reforça Mencaci.
O artifício já é reconhecido pela sociedade, de acordo com os dados do Ministério da Fazenda o serviço de assinatura eletrônica passou a ser oferecido em março de 2021. Ele teve início com pouco mais de 32 mil acessos, finalizando o ano retrasado com quase 705 mil assinaturas (em dezembro). Em 2022, o uso mensal seguiu uma crescente evolução, chegando em julho a mais de 1,6 milhão de acessos. O resultado de agosto superou em mais 27% o atingido no mês anterior.
Por fim, o empresário orienta como a sua aplicação é direta e intuitiva. “Ao entrar no site o candidato consegue conferir todos os termos e prontamente realizar a sua assinatura eletronicamente. Tudo fica salvo nos mecanismos, evitando perdas e outras confusões ao longo da admissão. Além disso, a plataforma dispõe de documentos digitais prontos, isso facilita ainda mais a situação”, finaliza.
Ao levar em conta todos interessados e suas funcionalidades, o site considera outras abas para a investigação. Você também pode entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Aproveite a oportunidade agora mesmo.
Outra forma de acompanhar nossas inovações é seguindo o @AssineBem nas redes sociais! Estamos esperando você em nosso Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.