O avanço do mundo tech impacta cada vez mais a rotina de empresas e a vida da sociedade globalmente. Segundo uma pesquisa divulgada pela Deloitte em março do ano passado, cerca de 96% das 500 entidades ouvidas, cujas receitas somadas equivalem a 35% do PIB do Brasil, comprometeram-se a investir seus faturamentos em plataformas tecnológicas em 2022.
Nesse contexto, 2023 tende a alcançar ainda mais potencial para a inovação. Para isso, as companhias precisam trabalhar para garantir as habilidades e os parceiros necessários com o objetivo de adotarem as principais tendências emergentes. Segundo a Gartner, os líderes de TI serão responsáveis nessa temporada por três vezes mais endpoints se comparado ao número de dispositivos existentes até então em suas organizações. Com um foco tão concentrado no ramo, modernizar a parte documental do empreendimento também se torna fundamental e com o auxílio da Assine Bem fica fácil. Conheça mais sobre as funcionalidades!
Tendências tecnológicas para esse novo ano
A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade nas organizações. A tecnologia será aplicada à ampla gama de informações, incluindo vídeo, imagens estáticas, fala, atividade de tráfego de rede e dados de sensores. Segundo analistas da área, o cenário é complexo e continuará assim por um tempo, com muitos fornecedores do âmbito investindo pesado no desenvolvimento e em serviços baseados em plataformas inteligentes.
As oportunidades vindas juntamente com esse recursos são imensas, inclusive de qualquer empresa aproveitar seu poder para criar produtos e serviços mais perspicazes. Compras e entregas autônomas e sem contato também seguem em alta, algo priorizado no período pandêmico devido ao isolamento social, mas continua como um destaque mesmo após o controle do vírus.
A IA ainda aumentará variadas ocupações em diversos processos de negócios, independentemente dos setores. Um exemplo são os varejistas, com a possibilidade de usar a plataforma para gerenciar e automatizar os complexos procedimentos de estoque os quais ocorrem nos bastidores. Portanto, ações como adquirir um artigo on-line e retirar ou devolver fisicamente, devem se tornar um padrão. “Ademais, esse também será o motor por trás das mais novas iniciativas de entregas autônomas testadas e implementadas pelos varejistas. Logo, cada vez mais colaboradores da área precisarão se acostumar a atuar ao lado de máquinas”, prevê o CEO da Assine Bem, Carlos Henrique Mencaci.
As tecnologias no-code e low-code e seu desenvolvimento assertivo
Já se fala sobre plataformas low-code há algum tempo, mas isso se torna mais real e significativo a cada dia. Na era da sociedade 5.0, desenvolver sistemas com agilidade se tornou um passo básico para as companhias responderem às demandas e aos imprevistos do mercado. O sistema minimiza a codificação por meio de modelos predefinidos, com técnicas de design gráfico, como o drag and drop (arrasta e solta) e ferramentas simplificadas para os programadores desenvolverem aplicativos ou softwares com pouca ou nenhuma programação manual.
Em 2023, esse conceito deve caminhar mais um passo para se tornar o novo normal, tendo em vista como as organizações podem responder rapidamente às novas predisposições comerciais e atender às demandas diretamente da ponta da cadeia, onde os indivíduos têm total expertise sobre o negócio em seus departamentos.
O resultado dessa metodologia é a simplificação de processos e, consequentemente, maior eficiência dentro de um negócio ou departamento. Seja em qual segmento for, essas plataformas de progresso sem e de baixo código dão às entidades mais flexibilidade para criarem suas próprias aplicações móveis para os utilizadores.
Contudo, quando o assunto é tornar um sistema mais fácil e prático, além de citar as funcionalidades do no-code e low-code, a assinatura digital também deve ser lembrada. Por meio dela, é possível consentir com documentos em qualquer lugar do mundo com acesso a Internet, estando em casa, no escritório, em outro estado ou país. Isso garante uma comodidade fora do comum e jamais vista anteriormente com a utilização de antigos métodos. Desse jeito, previne o corte de árvores e, consequentemente, o desmatamento, devido a não utilização de papel para impressão e arquivamento absolutamente on-line.
Além disso, o fato de ser uma metodologia segura com a Assine Bem, precisa ser lembrado. “Colocamos a defesa dos nossos clientes como um pilar primordial de funcionamento. Logo, as declarações assinadas são guardadas em data center, certificados digitais e criptografia de ponta, seguindo as melhores práticas em proteção e disponibilidade”, explica o executivo.
O Metaverso nesse cenário de inovação
Especialistas preveem o Metaverso adicionando US$ 5 trilhões (R$ 26,54 trilhões) à economia global até 2030, e 2023 tende a ser o momento de definir a direção desse universo para a próxima década. A tecnologia de realidade aumentada (AR) e virtual (VR) continuará avançando, mas o verdadeiro destaque dessas primeiras demandas nesse novo mundo é o ambiente corporativo. Logo, modelos de reuniões mais imersivas e outros projetos de trabalho devem ser cada vez mais comuns e dentro do cotidiano da população.
Até o meio do ano passado, as companhias já estavam usando esses recursos para conduzirem treinamento e integração. A Microsoft e a Nvidia, por exemplo, desenvolveram programas de Metaverso para a colaboração em projetos digitais. Já a Accenture criou um lugar com a capacidade de reproduzir escritórios reais da mesma, para novos contratados e funcionários atuais terem a chance de realizar tarefas sem a necessidade de irem a uma unidade física.
Ainda em 2022 já foi visto a utilização de avatares mais avançados. Influenciadoras como Bianca Andrade e Jordanna Maia criaram seus próprios personagens nessa esfera e conversam com seu público a partir deles. É a imagem de alguém exatamente como na realidade, com uma captura de movimento capaz de adotar a linguagem corporal do dono, evidenciando gestos únicos.
Todos esses artifícios tecnológicos já existentes estão presentes para auxiliar a vida humana e torná-la mais tranquila, assim como a rubrica virtual. Com a Assine Bem, além das diversas oportunidades já expostas, ainda é certificado uma economia geral, de tempo, gastos, insumos e demandas. “É a inovação batendo na porta para a aprimoração dos negócios”, finaliza o gestor.
Assim, cria-se uma alternativa viável no andamento e desenvolvimento de uma organização, unindo fatores contribuintes para a melhor experiência dos envolvidos. Pronto para contar com isso e modernizar a sua companhia com mais tranquilidade? Entre em contato com a gente! Será um prazer atendê-lo! Temos planos exclusivos e personalizados para atingir suas expectativas do melhor jeito, encontre o ideal! Por fim, se quiser entender na prática como tudo isso funciona, sem nenhum compromisso para experimentar, faça um teste grátis!