De acordo com o Control Systems Cyber Security Report 2022, 16% das corporações levantadas dispõem de processos desorganizados e documentação insuficiente, enquanto 27,7% conseguem seguir adiante com práticas básicas de gerenciamento de projetos. Em ambos, a atenção deve estar nos esforços individuais e nos resultados nem sempre escaláveis ou repetíveis, para alcançar uma implementação bem-sucedida e não comprometer a defesa da entidade. Agora, em 2023, as expectativas para o setor de segurança são altas, haja visto a intensa transição para o digital. Assim sendo, fique por dentro dos novos desafios do mercado e como optar por funcionalidades techs pode ser algo promissor!
É preciso acompanhar o ritmo do mercado!
Como bem sabemos, a sociedade passou por inúmeras transformações ao longo do tempo. Com elas, costumes antigos foram deixados para trás e deram espaço para novos comportamentos. Desde simples hábitos do dia a dia até os trâmites legais e empresariais, é preciso saber se adaptar a essa realidade na qual estamos inseridos. Desse modo, é indispensável estar informado acerca dos acontecimentos e as possibilidades para o futuro.
Nesse sentido, não podemos deixar de analisar o cenário digital cada vez mais crescente em nossas vidas. Em meio a esse novo universo, os negócios devem estudar quais tecnologias aderir para não tornar o seu serviço obsoleto. “Embora já fosse um fenômeno em andamento, a pandemia acelerou ainda mais a digitalização pelo globo. Desde então, o formato remoto ganhou forças e foi preciso atender essa demanda de forma rápida e inteligente. Mesmo com a retomada das atividades presenciais, o consequente hibridismo é quem dita as regras”, comenta Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem.
Ademais, é relevante ressaltar a indispensabilidade de atender a demanda tanto dos clientes quanto dos colaboradores. “Hoje em dia, é praticamente impossível não oferecer soluções e atendimentos de maneira on-line. Seja qual for a área de atuação, é muito mais eficiente lidar com os procedimentos virtuais. A assinatura digital, por exemplo, garante a validação de certificados a qualquer momento e lugar do mundo. Além, é claro, da tão exigida proteção de dados confidenciais das corporações”, complementa Paula.
A segurança eletrônica e suas previsões para 2023
Conforme dados do Global Trust Insight Survey 2022, pesquisa publicada pela PWC, 83% das organizações brasileiras apostam no crescimento dos investimentos na cibersegurança nos próximos anos. Nesse contexto, é notório como a constante evolução tecnológica gera impactos significativos no meio laboral em suas mais variadas esferas. Para se manter firme frente à concorrência, é preciso entender o seu estabelecimento para selecionar bem as inovações a serem adotadas. Sendo assim, fique por dentro do caminho a ser seguido para se tornar uma empresa moderna!
A qualificação profissional é a demanda da vez: a tendência para esse ano não são apenas as ferramentas, mas também quem as administra. Sejam iniciantes no mercado de trabalho ou indivíduos mais experientes em transição de carreira, a especialização nessa área atrai cada vez mais gente, haja visto a grande oportunidade de crescimento. “Todas as outras tecnologias e inovações das quais, definitivamente, vão impactar o setor no próximo ano dependem de profissionais qualificados e preparados para assumir a operação, manutenção e escalabilidade das soluções. Com tantas verticais investindo nesse tema, do agronegócio aos condomínios residenciais, novos especialistas estão prestes a chegar e isso demandará abertura e caminhos para separar aqueles verdadeiramente comprometidos com a excelência”, pontua Selma Migliori, presidente da Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança).
A ascensão do Metaverso: desde os investimentos massivos nessa novidade - software e hardware VR - pela Meta Inc., antiga Facebook Inc, observamos a possibilidade de crescimento no número de dispositivos de realidade aumentada. Logo, a proteção nesse meio também será necessária, tendo em vista o desenvolvimento de novos processos e negócios, principalmente mediante escritórios e showrooms virtuais. “Se as nossas soluções são para o mundo real, por que incluir o metaverso entre as tendências? Bom, a rede de Internet não necessita de câmera de segurança, mas mesmo assim dependemos da conexão em todas as etapas: da negociação de um projeto até a operação”, completa a especialista.
A automação está por toda parte: a pandemia foi responsável por aproximar até mesmo os mais analógicos ao mundo virtual. Nesse cenário, os mais resistentes às mudanças perceberam como tais novidades traziam inúmeras facilidades para o seu dia a dia. Com o aumento no número de pessoas adeptas aos processos automáticos, consequentemente intensificaram-se os investimentos nesse setor. “Cada vez mais atraídos para o universo da automação, cria-se um campo favorável para tecnologias IoT, IA e Aprendizado de Máquina ganharem mercado e encantarem esses entusiastas. Do ponto de vista dos projetos comerciais, empresariais e até de cidades inteligentes, essa ainda é uma forma eficiente de melhorar o atendimento ao cliente e agilizar diversos processos”, ressalta Selma.
A Internet das Coisas e Inteligência Artificial são o presente: longe de serem apenas tendências, essas já são realidades consolidadas. Afinal, a novidade fica por conta das iniciativas para popularizar e escalar soluções baseadas nessas ferramentas. “É relevante prestar atenção nessas pequenas conquistas porque elas apontam para os bons ventos dos quais sopram rumo à segurança eletrônica agora para podermos aproveitá-los da melhor maneira”, conclui a presidente da Abese.
Torna-se evidente, portanto, como o gerenciamento de processos a distância ganhou força nesse período pós-crise sanitária. “A Assine Bem é aliada da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD e preza pela proteção de dados e da privacidade dos cidadãos. Além disso, dispensa o uso e armazenamento da papelada, fato essencial para uma companhia preocupada com as questões ambientais. Sem contar com a prevenção de contatos físicos deteriorantes, tais como: água, fogo e poeira”, finaliza a gerente comercial da Assine Bem.
Sobre nós
A Assine Bem é uma plataforma digital em busca de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas um processo sustentável e econômico. Com uma segurança baseada em criptografia garantimos aos nossos clientes os conteúdos arquivados e assinados em nossa plataforma são inalteráveis.
Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca tempo, conte com a Assine Bem!