De acordo com o dicionário, ‘ser sustentável’ diz respeito à capacidade de criar meios para suprir as necessidades básicas do presente sem afetar as gerações futuras. Normalmente se relaciona com ações econômicas, sociais, culturais e ambientais. Essa é uma pauta gradativamente mais comentada e discutida com o passar dos anos e, por essa razão, deve ser uma preocupação das empresas na hora de realizar seus serviços, principalmente, tendo em vista como uma marca ligada ao meio ambiente chama a atenção dos consumidores e se destaca frente a concorrência. Se você está ligado no assunto e se interessa por adotar essa mudança, a Assine Bem te ajuda, confira como!
As atuais circunstâncias do Brasil diante de uma meta sustentável
O Brasil registrou a maior alta nas emissões de gases de efeito estufa em 19 anos, segundo levantamento do Observatório do Clima divulgado no início de novembro de 2022. A elevação, de 12,2%, ocorreu em 2021, em relação ao ano anterior, e tem como principal causa o desmatamento. O país tem sido alvo de pressão internacional para conter a recente escalada de destruição da Amazônia, maior floresta tropical do mundo. No passado, o Brasil despejou na atmosfera 2,42 bilhões de toneladas brutas de CO2 equivalente. O último aumento dessa monta foi em 2003, quando os dados de desmate bateram o recorde histórico. As emissões subiram 20% naquele ano, conforme o Observatório, o qual reúne mais de 50 organizações da sociedade civil. Em novembro do ano passado, em Glasgow, durante a última Cúpula do Clima, a COP-26, o governo federal se comprometeu a cortar 50% das irradiações até 2030, mas avançou pouco no cumprimento dessa meta.
Esses dados mostram como, apesar das discussões ferrenhas do assunto e a alta do mesmo como temática forte, ainda há uma jornada longa pela frente até uma recuperação ambiental. Todavia, é preciso pensar nos passos sociais para chegar a esse resultado por meio de uma mudança na mentalidade da população, a qual pode começar dentro do ambiente corporativo. Nesse sentido, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), apoia a causa e expõe em seu blog diversas formas de introduzir a problemática no universo laboral.
Muito utilizada quando falamos do contexto relativo à natureza, o desenvolvimento nesse viés também pode ser inserido em outras áreas. Na gestão de pessoas, por exemplo, a aplicação de ideias, estratégias e demais atitudes economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas, a fim de viabilizar a performance e produtividade dos colaboradores sem ocorrerem prejuízos aos mesmos, são consideradas sustentáveis. “Para promover a alta performance e produtividade seguindo um caminho ecológico, a cultura organizacional deve guiar as normas e valores da instituição, alinhando os comportamentos com os objetivos estratégicos e gerando um valor agregado a todas as ações realizadas, visando assim, o crescimento contínuo dos colaboradores, e, consequentemente, do negócio”, pontua Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem.
Uma gestão de pessoas baseada na sustentabilidade e reconhecimento
Esse tipo de gestão envolve todos os valores e cultura da companhia. Logo, a comunicação interna precisa ser realizada com foco na estratégia organizacional e o bom relacionamento com os funcionários vira prioridade para todos os trabalhadores se transformarem em personagens ativos na construção de uma marca empregadora sólida. Para isso, é imprescindível garantir uma logística de pessoas com base nas necessidades de cada um individualmente. Nesse sentido, potencializar os pontos fortes e incentivar a honestidade frente aos obstáculos no caminho é uma excelente escolha para trazerem bons frutos e se motivarem ainda mais, indo além das expectativas já traçadas.
“Instituições buscando conhecer seus membros de forma individual e coletiva desenvolvem um ambiente corporativo baseado na confiança, gerando maior engajamento e comprometimento entre eles. Portanto, é imprescindível ter uma comunicação clara, objetiva e transparente com toda a equipe em relação às prioridades, objetivos, estratégias e comportamentos esperados”, afirma a gestora. Assim sendo, a implementação de um plano de incentivo alinhado aos objetivos do negócio e atrelado a indicadores de performance específicos é essencial, havendo um reconhecimento geral com incentivos a longo prazo para reter talentos.
Entretanto, cabe ressaltar: nenhuma mudança acontece da noite para o dia. Neste caso, é fundamental um alinhamento organizacional completo, além de reformular a mentalidade dos empregados no dia a dia, direcionando-os para a melhoria contínua do seu desempenho. Por isso, desenvolver metas e ferramentas de controle é de suma importância, mas não se pode esquecer como além da performance e produtividade o bem estar de todos é imprescindível.
Contudo, é fundamental alinhar tais táticas laborais a atitudes da marca. É inviável cobrar e pregar ideais não praticados pela própria entidade. Por essa razão, unir a firma a preceitos ligados ao meio ambiente é o primeiro passo nesse percurso e a Assine Bem traz uma solução assertiva!
A Assine Bem e seu papel junto a preservação das florestas
Seguindo o preceito de demandas documentais solucionadas de forma totalmente on-line, a corporação oferece soluções para melhorar o rendimento na logística de declarações e assinatura digital. A oportunidade é de maior economia, seja de processos, gastos, insumos ou tempo, assim como uma segurança baseada em criptografia de ponta e armazenamento em data center, garantindo aos certificados guardados serem inalteráveis.
Além de rubricar acordos, os clientes podem utilizar da plataforma para criar, editar e enviar demandas para finalização de maneira rápida e prática, eliminando as longas etapas de reconhecimento de firma com a Assinatura Autenticada e diminuindo o trabalho com a Assinatura em lote, consentindo com diversos tratos de uma só vez. Após terminar toda a atividade na plataforma, o download dos mesmos fica disponível para salvamento em um computador ou programas diferentes para, assim, ter acesso mesmo sem conexão à Internet.
Visando agilizar essa administração, o estabelecimento pode gerenciar os logins disponibilizados e compartilhar arquivos, modelos, entre outros, além de verificar e controlar a quantidade de títulos enviados. Ademais, fiscalize prazos, notifique signatários e verifique se todos já fizeram a sua parte. Caso necessário, entre em contato com eles por e-mail ou SMS.
Entretanto, apesar de todas essas possibilidades, o foco na sustentabilidade não é deixado de lado. Além da comodidade trazida pelos procedimentos virtuais, por lidar com isso em qualquer hora e lugar, a não utilização de papel físico em nenhuma fase contribui para a vida plena das florestas.
Assim sendo, até mesmo atos pequenos fazem total diferença quando se trata de preservar e cuidar do meio ambiente. Contar com a Assine Bem na sua corporação contribui para o melhor funcionamento do seu negócio, além de fazer a sua parte para um planeta melhor e mais saudável para se viver. A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano e, hoje em dia, é impossível não se render minimamente a ela. Deixe de lado os antigos métodos e comece a usar a informática ao seu favor. Permita ao seu empreendimento conhecer as vantagens da modernização e alcance o sucesso garantido!
Se interessou pelas nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Estamos sempre divulgando conteúdos no nosso blog para auxiliar o seu negócio! Conte com a Assine Bem!