Ransomware é um sequestro de dados realizado mediante criptografia. Ele é considerado um tipo de malware, pois é um software malicioso desenvolvido para causar danos nos computadores. Nesses ataques, os arquivos da vítima são usados como refém em troca de criptomoedas. Tais condições tornam o rastreamento do criminoso praticamente impossível. Desse modo, compreenda qual a melhor maneira de evitar riscos e como a assinatura digital pode te ajudar.
-
O atual cenário de sequestro de dados
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Check Point Research, Divisão de Inteligência em Ameaças da Empresa de Segurança, o número de ataques cibernéticos no Brasil tiveram um aumento semanal de 46%. Tal índice é preocupante, tendo em vista a média mundial de 32%. A constatação demonstra como as organizações brasileiras são vulneráveis e não estão bem adaptadas à nova era virtual.
Ao conseguir invadir o sistema, o hacker codifica as informações sensíveis do usuário para, assim, lançar um bloqueio sobre suas ações. Em seguida, ele exige uma quantia com a promessa de restabelecer o acesso, caso ocorra o pagamento. “Nessas situações, diversos documentos são excluídos ou até mesmo publicados, desestabilizando completamente a imagem daquele negócio”, aponta Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem.
Conforme o mesmo levantamento, por semana, há um registro de 1.540 incidentes em território nacional e 1.200 em todo o globo. Anderson Quintão, gestor da área de Infraestrutura da BHS, aborda sobre como esses cibercriminosos estão frequentemente inserindo armadilhas para diversos empresários. “Ao contrário do pensamento comum das pessoas, esses ataques são automatizados e são feitos diariamente na rede, atingindo quem estiver vulnerável, independentemente do tamanho, nacionalidade, segmento ou atuação da companhia”, ressalta o dirigente.
Para evitar manchar a reputação do negócio, deve-se sempre manter os ambientes tecnológicos atualizados. Seja por meio de: firewalls, software, sistemas de detecção de intrusão, filtros de e-mail e registros. “Nenhuma instituição quer se expor ou mostrar ao mercado e aos seus clientes suas fraquezas sujeitas aos ataques cibernéticos. Não há outra solução a não ser investir em segurança do ambiente de tecnologia. É igual seguro de carro, você não vai usar o tempo todo, mas estará protegido e livre de problemas”, acrescenta Quintão.
-
O mundo cada vez mais digital
Na pandemia da Covid-19, a implementação de novas metodologias foi compulsória devido a necessidade de manter o isolamento social. Embora a digitalização já fosse um processo em andamento, tudo foi acelerado para poder atender as demandas o mais rápido possível. Para muitos, essas medidas não dariam conta das demandas a longo prazo, tendo em vista a realização quase total das atividades presencialmente.
Aos poucos, o cenário foi se tornando mais promissor. Os novos processos se mostraram cada vez mais práticos e pertinentes aos trabalhos. Assim, abriu-se a mente dos mais diversos setores sobre as vantagens da modalidade remota. No entanto, grande parcela do meio corporativo não teve dimensão das precauções necessárias para administrar bem e de forma segura as suas respectivas plataformas.
Conforme a experiência de Paula, constata-se as diversas dificuldades enfrentadas pelos gestores nessa readaptação e como seguir os devidos cuidados fez a total diferença. “Por ser uma novidade toda essa virtualidade em ascensão, eram poucas as referências para os dirigentes se basearem. Contudo, tornou-se clara a indispensabilidade de criar uma rede de proteção de seus registros pessoais e empresariais. Afinal, o fluxo de informações pela Internet exige uma atenção especial”, afirma a especialista.
Com a difusão do home office, os encontros passaram a ser por meio dos computadores e celulares. Juntamente às conferências on-line, tornou-se indispensável administrar a documentação a distância. Nesse contexto, os envios deixaram de ser feitos por correios ou entregadores. O armazenamento em nuvem e e-mails tomaram frente dessa função de destinar a antiga papelada. Logo, a validação de contratos assumiu uma nova dinâmica.
-
Assinatura Digital: proteção garantida!
A assinatura digital é um caminho promissor para quem busca aumentar a proteção de seus dados. “Eles identificam quem somos. Com eles é possível fazer compras, ser responsabilizado por ações e bens, entre outras questões. Se não protegermos essas informações, ficamos vulneráveis a fraudes”, comenta Paula.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais foi promulgada em 2018 e engloba as operações efetuadas tanto nos meios manuais quanto digitais. Seja uma pessoa física ou jurídica, os direitos são garantidos nos quesitos de privacidade, liberdade e livre formação da personalidade de cada indivíduo. Com ela, a demanda populacional de responsabilizar os internautas sobre os seus atos foi atendida depois de anos. Logo, a antiga premissa da web ser uma terra sem lei deixa de ser verdade.
Além disso, estar ciente das atualizações pertinentes ao tema ajuda a controlar as movimentações internas e externas. Somente assim é possível pensar em uma organização em constante funcionamento e adaptação à nova realidade tecnológica. Oferecer as soluções ideias para os clientes é um grande diferencial quando o assunto é contratação de serviços!
-
Pense na Assine Bem!
A Assine bem é uma plataforma digital de destaque no setor de assinaturas e gestão de documentos. É viável, de qualquer lugar, conectar pessoas e empreendimentos por meio das nossas etapas de validação. A criptografia permite aos nossos contratantes verificar o registro de acessos e modificações, além de armazenar arquivos inalteráveis.
Com o código de QR Code específico, a consulta ocorre de maneira rápida em nosso site. Dessa maneira, você pode criar, editar e enviar tudo instantaneamente aos signatários. Ademais, nossa praticidade permite integrar por API 's todos os tipos de sistema. Nossos certificados oferecem comodidade e economia. Sobretudo, temos como foco: velocidade, sustentabilidade, flexibilidade e segurança.
Se interessou pelas nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Estamos sempre divulgando conteúdos para auxiliar a sua marca no caminho do sucesso! Conte com a Assine Bem!