Nos dias atuais, a tecnologia é fundamental para qualquer empresa com o objetivo de alcançar o sucesso. Nesse sentido, a pandemia acelerou etapas e obrigou várias organizações a aplicarem novas ferramentas. No entanto, em meio a esse cenário, surgiram inúmeras possibilidades para os executivos e, agora, podem utilizar desse fator para vencer a concorrência.
O RH pode se beneficiar da tecnologia
Assim como a evolução dos meios, a área de gestão de pessoas tem se desenvolvido cada vez mais em busca de assertividade. A automatização é uma das grandes aliadas do mercado quando se fala em excelência. “Essa prática torna o cotidiano mais ágil, diminui o tempo gasto em demandas simples e aumenta a produtividade”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.
Quando utilizada de maneira assertiva, a modernidade auxilia o RH na execução de processos burocráticos, ajuda no corte de gastos desnecessários e ainda proporciona melhores experiências para os clientes em suas rotinas de trabalho. Portanto, cada vez mais, as corporações focam nesse aspecto e melhoram seus resultados.
Uma vertente propícia para receber esse tipo de investimento é o recrutamento. Apesar da grande oferta de indivíduos procurando por uma oportunidade, selecionar o candidato ideal para uma vaga não é uma tarefa tão simples. Por isso, o RH está focando nesse âmbito, em busca de agilidade e assertividade nas contratações. A revolução digital tem sido essencial nesse processo. Há anos essas técnicas passam por evoluções constantes.
Esses recursos, quando bem empregados, certamente mostram os atalhos e ajudam a selecionar o melhor perfil para cada vaga. Entretanto, é preciso ter um planejamento eficiente e bem elaborado. “Cada etapa de um processo seletivo pede uma forma de atuação e a tecnologia é aliada em todas elas”, destaca Paula. Logo, essa ação deve ser benéfica para todos os envolvidos para fazer sentido.
Um exemplo disso é o Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube. O agente de integração especializado em estagiários e aprendizes proporciona seletivas modernas e práticas desde o início da jornada. A companhia conta com site e aplicativo para a divulgação das oportunidades. Após isso, são aplicados testes on-line de competências relacionadas à futura posição.
Depois desse momento, os aprovados nas primeiras avaliações seguem para as entrevistas e dinâmicas virtuais. As conversas são feitas em vídeo chamadas e, dessa forma, mais pessoas podem concorrer. Muitos gestores apostam também em uma prova prática para analisar as habilidades necessárias para o cotidiano. Tudo isso feito pela Internet. Outro ponto positivo para as contratantes é um leque maior de opções, pois podem escolher estudantes de qualquer localidade.
Por fim, quem tem um bom rendimento e é selecionado para ingressar na corporação, firma seu contrato digitalmente com a Assine Bem. Ele é enviado por WhatsApp, e-mail ou SMS e é assinado em poucos cliques pelo celular, tablet ou computador. Ou seja, economiza dinheiro, horas e acaba com a necessidade de deslocamentos e encaixes em agendas. O estagiário, o empresário e a instituição de ensino conseguem acompanhar o andamento do processo.
Para a organização, é um ponto muito positivo. Afinal, os arquivos são criptografados e salvos “em nuvem”. Sendo assim, evita-se o risco de perder ou danificar algo valioso. Além disso, facilita a gestão dos documentos, pois as partes podem acessá-los a qualquer momento, mediante uma comprovação identitária. As demais ações nesse acordo também podem ser todas realizadas virtualmente.
Tecnologia te coloca na frente dos concorrentes
A maioria das corporações já entenderam a necessidade de se atualizarem e, caso contrário, ficarão para trás. O caminho é desafiador, pois além de toda a exigência do mercado, os executivos ainda precisam driblar a concorrência, apostar em projetos inovadores, correr risco de falhas, gerenciar crises e ganhar tempo. Nesse sentido, algumas práticas podem ser determinantes para se destacar em meio a multidão.
Aumentar as proteções de segurança cibernética: independentemente do tamanho, um ataque cibernético pode causar muitas dores de cabeça. “Por isso, é imprescindível investir em parcerias seguras para trabalhar com tranquilidade e conquistar a confiança do público e colaboradores”, comenta a especialista.
Melhorar a experiência do cliente: esse fator é determinante. O consumidor deve enxergar motivos para aderir ao seu produto ou serviço. Sendo assim, é preciso ter uma função facilitadora para o cotidiano. Economia de dinheiro, praticidade, rapidez e sustentabilidade são alguns exemplos.
Garantir produtividade: retenção de talentos e entrega de resultados são desafios constantes para as lideranças. Esses dois aspectos podem ser melhorados combinando a automação de processos com a competência humana. “Plataformas de fácil uso e times bem treinados são essenciais e aumentam os índices de satisfação”, afirma a gerente comercial.
Desenvolver novos produtos: isso fortalece a marca, pois com o passar dos anos as coisas deixam de ser novidade e terem utilidade. Dessa forma, é preciso estar sempre de olho no mercado e nas tendências para se reciclar.
Melhorar a gestão do negócio: o gerenciamento é um dos principais gargalos das empresas, principalmente aquelas com anseio de crescimento. Organizar e controlar atividades com maior eficiência podem ser situações solucionadas facilmente com boas ferramentas. De acordo com a consultoria Gartner, o investimento em automação deve subir 23% em 2022, chegando à marca de 596,6 bilhões de dólares. “Ademais, com essas práticas a instituição escapa de cometer um erro e infringir a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD. Isso causaria um dano financeiro enorme por conta das multas, sanções e eventuais processos por vazamento de dados”, finaliza a executiva.
Portanto, seja sábio e insira tecnologias seguras em seu negócio. Dessa forma, você se destacará no segmento de atuação e chamará a atenção de todos. Para conhecer mais sobre a Assine Bem, garanta o seu teste grátis e assine dez documentos por mês, durante 60 dias.