Todas as empresas e setores serão transformados pela transição tecnológica. No entanto, grande parte das corporações não conseguem aplicar inovações em seus processos por não estarem preparadas para isso. Sendo assim, é preciso se atentar para esse aspecto para não serem ultrapassadas pela concorrência em um mercado tão competitivo.
A dificuldade para aplicar inovação
De acordo com estudo da McKinsey, 84% dos CEOs não estão satisfeitos com a realidade de onde atuam. Embora eles acreditem na importância da inovação para o crescimento da companhia, apenas 6% gostam da performance de suas organizações nessa área. Na prática, o ritmo aquém do esperado obriga um dirigente a explicar os motivos de não alcançar o resultado desejado.
Cada vez mais isso acontece e os empreendimentos perdem credibilidade e valor de mercado. Essa pressão recai sobre as lideranças, pois recebem a missão de permear a cultura no presente e se antecipar quanto ao futuro. “Muitas vezes, a diretoria deixa de aplicar ferramentas modernas ou alterar maneiras de realizar processos por falta de conhecimento sobre o assunto. Afinal, não precisa ter um alto custo e nem apostar em uma reformulação total da estrutura”, explica a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.
A responsabilidade não é pequena e, segundo números do Boston Consulting Group, apenas 20% das instituições estão preparadas para escalar e implantar soluções com eficiência. Na hora de realizar esse movimento, há quem queira copiar aprendizados de benchmarks ou criar uma série de iniciativas com um nome bonito e publicitário. Esse caminho é ineficiente.
Fazer seus próprios colaboradores agirem como empreendedores requer o entendimento de como a aversão à tal complexidade pode ser um entrave e inviabiliza a transformação. Novas ideias devem ter a chance de ganhar vida. No entanto, práticas simples podem facilitar o cotidiano de um negócio.
Um exemplo disso é a assinatura digital. Ao aderir a esse recurso, todos seus documentos podem ser assinados pelo computador, tablet ou celular. Afinal, são enviados por e-mail, WhatsApp ou SMS. Logo, acordos são realizados em alguns cliques, sem a necessidade de deslocamento.
Além disso, os arquivos são criptografados, salvos em Nuvem e possuem validade jurídica. Quando houver necessidade, qualquer um dos envolvidos pode acessá-los mediante uma comprovação de identidade. Dessa forma, você estará protegido e não corre o risco de perder ou rasgar algo importante.
O medo do risco pode atrapalhar
No ambiente profissional, o erro normalmente vem acompanhado de julgamentos. Quando um departamento ou um indivíduo se equivoca, geralmente ocorre um questionamento, e, muitas vezes, uma punição. No entanto, essa ação tem efeito negativo, cada vez mais é levantada a bandeira do local aberto de trabalho, no qual os colaboradores possam ter liberdade de expressão e de propor novidades.
A aversão ao risco pode ser uma barreira de criação e de desenvolvimento. Essa cautela aumenta quando o mercado passa por um período de turbulência, crescendo o controle e o diminuindo o orçamento. Nesse momento, a reinvenção, muitas vezes essencial para a sobrevivência dos negócios, é deixada em segundo plano. “Muitos gestores se enganam ao tratar esse assunto como um gasto, quando na verdade se trata de um investimento e, na maioria das vezes, a melhor alternativa”, ressalta Paula.
Temos visto uma busca constante por grandes mentes. A criatividade é uma das competências mais desejadas na procura por talentos. No entanto, existe um processo para essa capacidade se aflorar. Um exemplo disso é Amadeus Mozart. Segundo ele, seu processo era duro e exaustivo. Ele se irritava, desistia momentaneamente e mais tarde voltava para tentar novamente. Portanto, ele errava, mas não desistia.
Outro caso é do criador do hoje conhecido como IoT (Internet das Coisas em português), Kevin Ashton, relatado em seu livro. De acordo com ele, ao longo de sua carreira, não se considerava bom em criar algo. Lia bastante sobre o assunto, porém fracassava continuamente e, quando mostrava as suas invenções, as pessoas não gostavam.
A automação de documentos reduz os custos corporativos
Em tempos de trabalho remoto, houve uma dificuldade para a assinatura de documentos. Diante disso, a automação se tornou essencial para o dia a dia organizacional, a fim de realizar diversas atividades. Ao fim de 2021, 78% dos brasileiros em home office desejavam continuar assim. Logo, essa tendência irá prevalecer para os próximos anos.
Essa tecnologia consiste na utilização de ferramentas digitais para a execução de tarefas repetitivas e operacionais. É um recurso importante para facilitar a rotina de diversos departamentos, trazendo vantagens para as entidades. Sendo assim, veja algumas opções de aplicação:
Recursos Humanos: hoje, é possível realizar todo o fluxo de papelada de recursos humanos. Desde a contratação até o desligamento do colaborador, passando pelo envio de documentações necessárias para a vaga, assinaturas de contratos, assim como destrato de pessoal. Não é mais preciso imprimir o arquivo para assinar fisicamente, escanear e enviar novamente, nem mesmo se locomover para preencher de forma presencial.
Conforme estudo feito pela Aberdeen e divulgado pela Adobe, para 26% das empresas, modernizar e digitalizar o RH os deixará mais facilmente em compliance. Afinal, assim é possível proteger os dados pessoais. Com isso, respeitam a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD.
Escritórios de advocacia: no meio jurídico, alguns procedimentos foram modernizados também. Antigamente, era necessário enviar um contrato via motoboy ou correio e, quando ele retornava, o departamento precisava validar outra vez e verificar se havia alguma alteração ou página violada.
Atualmente, no formato eletrônico, tudo se tornou muito mais ágil e prático. Existem soluções para fazer essa comparação de forma completamente automática. Isso reduz o tempo gasto nessa burocracia.
Dessa forma, libera os profissionais para seguirem com atividades cada vez mais estratégicas. Existe ainda a garantia de entregar algo correto, pois a ferramenta certifica a veracidade da assinatura. É possível ainda combinar vários arquivos em um único. Com isso, é possível ver em tempo real se os outros envolvidos já fizeram sua parte.
Diversos outros setores podem se beneficiar como instituições de ensino, hospitais, clínicas médicas, academias, hotéis, entre outros. Assim, gasta-se um tempo menor e proporciona uma experiência mais satisfatória para a equipe e clientes, tornando o trabalho até 70% mais produtivo, conforme aponta relatório da Adobe.
Dessa forma, “dinheiro e horas valiosas são economizadas, a atuação do time é otimizada e elimina-se ineficiências. Ademais, é uma ferramenta sustentável, ágil, prática e confortável. Diminui o gasto com combustíveis e materiais de escritório. Além disso, abre um leque de opções para alcançar um público maior e negociar com fornecedores de qualquer localidade”, finaliza a especialista.
Portanto, esteja por dentro dos movimentos inovadores do seu segmento e não fique para trás. Entre em contato com a Assine Bem e ganhe 30 dias para nos conhecer melhor. Esperamos por você!