A gestão de um negócio vai muito além da habilidade de fazer cobranças de resultados. Isso porque, cada vez mais, o mercado exige tecnologia, humanização, facilidade operacional e bem-estar dos colaboradores. Ou seja, são diversas questões para dispor de boas relações interpessoais, afinal, elas motivam os funcionários, e dão um up na produtividade.
Gestores devem estar alinhados com a tecnologia
Contudo, para isso ser possível, para o líder não basta ter conhecimento técnico, ele precisa usar as inovações como aliadas. Mesmo com toda qualificação, é preciso adotar algumas práticas para garantir mais rentabilidade e consequentemente mais entregas. “Muitos diretores antes da pandemia não pensavam no porquê de migrar para o digital. Contudo, atualmente, esta é a saída procurada por eles. Afinal, além de ganhar em velocidade dos processos, trazer mais comodidade aos clientes internos e externos e ser mais sustentável, ainda é possível economizar”, explica a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.
Para o presidente da WSI Brasil, co-fundador da WSI Consultoria e membro do Global WSI Internet Consultancy Advisory Board, Caio Cunha, uma das primeiras características para uma boa administração é a valorização da equipe. “Um bom gestor entende o fluxo do setor, o desempenho do time, suas vontades, desejos e medos para incentivá-los a fazerem um trabalho melhor”, afirma.
Além disso, é uma necessidade estudar o mercado: “é preciso ter informações completas sobre a concorrência e o público-alvo, saber quem são os consumidores em potencial e como eles se comportam. Isso ajuda a entender qual caminho a empresa deve tomar para o produto ou serviço ter um diferencial e se destaque em meio a concorrência”, complementa o especialista.
Logo, a atualização e capacidade de se modernizar também são características muito importantes. “Para isso, é preciso se desapegar de atividades muito longas, necessárias, mas possíveis de realizar automaticamente. Dessa maneira, os trabalhadores podem concentrar sua criatividade e força em tarefas mais produtivas e inovadoras”, continua Paula.
Preocupe-se com seus internos
Vale ressaltar também o valor do conhecimento sobre os mais variados setores da companhia. “A área de marketing é fundamental para atrair novos clientes e manter uma boa relação com eles. No entanto, o endomarketing também é essencial, pois trata da comunicação entre os internos e, dessa maneira, melhora a imagem da marca, incentivando os funcionários a continuarem nela”, finaliza Cunha.
Atualmente, é essencial humanizar e abrir espaços para diálogos a fim de criar um ambiente seguro e agradável. Ademais, é preciso implementar as automações para melhorar também a gestão de pessoas, o famoso recursos humanos (RH). Segundo um estudo da Zoro, mais de 72% dos trabalhadores vêem benefícios institucionais como um incentivo para continuarem satisfeitos e motivados com a marca.
Nesse sentido, em especial, diante do “novo normal”, os contratados passaram a avaliar as entidades com outros olhos. “Com a distância, happy hours dentro do expediente, mimos entregues em suas casas, disponibilização de terapias, entre outras regalias, deixam os contribuintes mais felizes por sentirem-se valorizados”, descreve a gerente comercial da Assine Bem.
Inove!
Conforme informações do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mulheres adotaram mais novidades em suas organizações e demonstraram mais agilidade na implementação de mudanças quando comparadas aos homens. Ainda, 71% delas utilizam as redes sociais, aplicativos e a Internet para vender. Ou seja, estão mais adeptas das tecnologias.
Pensando nisso, a expert em mercado e marketing digital e autora do “Gestão Digital”, Ellen Salomão, elencou algumas dicas para auxiliar na gerência de uma instituição na prática. Veja:
1 – Implemente um modelo de negócio
Essa será a definição de como sua empresa vai atuar no mercado e a partir disso consegue-se desenvolver processos, metas e até mesmo entender quem são os melhores parceiros, compradores e estratégias para o crescimento organizacional. Sem isso bem estabelecido, é pouco provável conseguir se posicionar para atrair bons projetos e ganhar seu espaço.
2- Faça sua pesquisa
Observe como são as transações e como os concorrentes estão se desenvolvendo. Comece a se perguntar e rever as medidas a serem todas conforme seus objetivos, o futuro e como quer atuar nos próximos cinco ou dez anos.
3- Separe o dinheiro
Os fundos financeiros são para a companhia. Ou seja, eles só podem ser usados com a finalidade de sustentar e desenvolver a entidade. É preciso existir um processo de investimento constante para evoluir, se fortalecer e se desenvolver.
4 – Defina seu cliente
Pode parecer algo simples, mas muitos empreendedores têm dificuldade para responder quem é a persona da marca. Sobretudo, determinar quem de fato é seu público final é fundamental para conseguir traçar as estratégias seguintes.
5- Foque na comunicação
Por quais canais as pessoas estão chegando? Ou onde você quer impactar os indivíduos? Esteja você migrando para o ambiente digital ou criando a corporação do zero, nesse cenário, vai precisar entender a importância das redes sociais, não só para anúncios on-line, mas para o relacionamento e interação. O seu perfil precisa estar posicionado e preparado para recepcionar quem chega, de todas as maneiras.
Afinal, nos últimos anos, o consumidor final ficou mais exigente e com maior conhecimento sobre os produtos. Então, as entidades apostaram cada vez mais na high tech e suas inteligências, seja para aperfeiçoar o staff ou obter melhores níveis de conversão. Nesse cenário, os recursos digitais surgem com maior frequência e apresentam um novo paradigma aos comércios.
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