Um grande desafio para as instituições de ensino de todo o país é lidar com o novo cenário configurado a partir da pandemia. Se antes da crise sanitária já havia o aumento do número de matriculados no Ensino a Distância (EaD), hoje, o cenário está ainda mais fortalecido, não apenas nas faculdades, como também nas escolas.
Crescimento da modalidade
Para se ter uma ideia, apenas nas faculdades, de acordo com o Censo Inep/MEC, são mais de 2 milhões de brasileiros matriculados. Foi um crescimento de 14,5% em relação aos resultados da versão anterior do estudo. A tendência, de acordo com Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, é ter um aumento ainda maior. “Até as empresas estão adotando o estilo híbrido ou totalmente remoto, porque a própria população no geral gostou dessas possibilidades”, conta.
Dessa maneira, o maior obstáculo a ser vencido pelas organizações do setor não está relacionado à qualidade ou aproveitamento do conteúdo aplicado. “As salas de aula virtuais têm uma boa dinâmica, então a didática pode até ser foco de análises para encontrar as melhores abordagens, mas o principal impasse são os documentos”.
Gestão de tudo é um desafio, mas tecnologia ajuda
Matrículas e rematrículas, certificados, contratos de estágio, bem como registros internos e externos ocupam um espaço valioso nas secretarias e tesourarias, além de demandarem burocracias, tempo e dinheiro destinados à administração desses papéis. “Só no caso dos estagiários, por exemplo, são de três a quatro vias. Se o documento for impresso, demandará mais dos próprios funcionários da instituição”, explica Paula.
Assim, com a assinatura digital, é possível virtualizar o processo de maneira prática. “A comprovação de inscrição do aluno pode ser gerada de maneira automática e integrada à plataforma já utilizada pela entidade. Isso favorece o desengarrafamento de filas e deixa o procedimento, além de vários outros, mais ágil e assertivo”.
Novidades garantem proveito máximo
As grandes novidades da solução são os recursos Modelo e Pastas Digitais. Com o primeiro, é possível criar arquivos “base”, mantendo a estrutura de contratos, formulários, propostas e etc. Com isso, o processo fica automatizado e minimiza erros. O segundo, por sua vez, facilita o controle de documentos ligados a um mesmo signatário, disparando o envio uma vez só.
“Em questão de poucos cliques, seu aluno pode ter solicitações atendidas e ele nem precisa ir a um endereço presencial para isso, dando mais autonomia a todos os setores e eliminando a espera”, reforça a gerente. Os benefícios também incluem a sustentabilidade, pois elimina a necessidade de uso de folhas ou transporte via motoboys e correios, por exemplo.
Por fim, Paula destaca as vantagens de investir nessa ferramenta. “Sejam grandes ou pequenos nomes do ramo educacional, todos podem aproveitar os ganhos da tecnologia em suas atividades. O futuro é digital e nossa principal missão é justamente favorecer a gestão como um todo, garantido um sorriso tanto para os líderes ou colaboradores, quanto para os clientes ou, neste caso, os alunos”, conclui.
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