Quais são as demandas do consumidor moderno? A resposta para esta grande dúvida nunca será definitiva, afinal, com as mudanças da sociedade e da cultura como um todo, o perfil de exigências de quem tem o poder de compra se adapta e transforma constantemente. Dessa maneira, as empresas precisam sempre se policiar quanto a isso.
Internet impactou o mundo inteiro
Desde a chegada da Internet à vida da maior parte da população mundial, muitos preceitos já foram abandonados e substituídos por outros. Se antigamente a política do “mata-mata”, na qual o preço menor sempre vencia na concorrência entre marcas, hoje, já não é mais assim.
Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento do Ibope/Conecta, 62% dos clientes sentem-se dispostos a deixar de comprar serviços ou produtos de uma corporação à qual já estão fidelizados. O motivo? Por encontrar outra preocupada com causas sociais de seus interesses.
Atualmente, prioridades são outras
Além disso, o mesmo levantamento mostra como 50% dos entrevistados também pagariam mais pelas compras com instituições responsáveis por contribuir de maneira positiva ao bem-estar coletivo. “Esse tipo de iniciativa também está relacionada à experiência oferecida por cada organização ao se posicionar no mercado”, explica Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem.
Esse tipo de comportamento impacta diretamente nas ações de cada empreendimento, afinal, a necessidade de se manter atuante e relevante entre a concorrência é indispensável. Em um estudo da Track.co foi constatado como 63,3% das entidades estão mais preocupadas com suas reputações.
Tecnologia como aliada
A tecnologia, portanto, pode ser uma excelente aliada para garantir uma vivência diferenciada com quem consome. “A própria assinatura digital é uma ótima aposta. Com ela, a causa ambiental é favorecida, pois não há mais a necessidade de uso do papel, nem de transportá-lo por meio de veículos poluentes”, conta.
Além disso, a agilidade nos processos envolvendo contratos, negociações, comprovantes e etc. também é favorecida. “O tempo otimizado é outro grande ponto positivo. O signatário em poucos cliques consegue validar sua participação no arquivo, seja do celular, tablet ou computador. Basta ter acesso à Internet”, explica Paula.
O faturamento também é impulsionado
Investir em iniciativas e ferramentas capazes de melhorar a vivência oferecida têm muito a acrescentar nos resultados de uma companhia. Segundo apontamento da Redweb, 73% de quem apresentou notas acima da média nesse quesito têm um faturamento 44% em relação às outras concorrentes.
Por fim, a gerente destaca como a exigência do público aumenta. “A imagem de cada negócio conta muito para as pessoas no geral. Essa mudança tem impulsionado diversas outras dentro do mercado e é uma atitude inteligente se atentar a isso agora para colher frutos amanhã”, conclui.
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