A tecnologia traz muita facilidade e segurança para nosso cotidiano. Porém, a quantidade de golpes divulgados diariamente, cria um receio em grande parte da população. Por isso, informar e esclarecer sobre esses processos é fundamental para a evolução do país.
A Federação Brasileira de Bancos - Febraban realizou uma pesquisa com 3 mil brasileiros das cinco regiões. Desses, 86% têm muito ou algum medo de ser vítima de fraude ou seus dados violados. Apenas 3% declararam não temerem nada. Quais motivos fazem a população não confiar nos meios digitais?
Para a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino, isso já deveria ter ficado no passado: “falta conscientizar as pessoas sobre como funcionam os procedimentos. Ao contrário do imaginário popular, o meio eletrônico pode ser muito mais seguro. Considerando, é claro, a seriedade dessa corporação.”
No caso da assinatura digital, os documentos são criptografados, arquivados e assinados de maneira inalterável. Ela é mais econômica, sustentável e segura, se comparado ao papel. Além disso, facilita a organização e não corre o risco de perder algo importante.
Indo na contramão da realidade, 56% consideram os riscos no fornecimento de dados pessoais superiores aos benefícios recebidos. São inúmeras as vantagens aos usuários de serviços eletrônicos, mas uma experiência ruim ou a falta de conhecimento sobre o assunto pode fazer o cliente ficar com incertezas.
Conheça quem você está contratando
É essencial escolher bem a empresa na hora de contratar e buscar sempre informações sobre ela. Sendo assim, procure saber sobre o produto e quem está ofertando. Fique por dentro de como funciona o processo, qual pessoa irá te atender e como isso será feito. Assim, você evita cair em golpes.
Tome alguns cuidados básicos
A cada dia, todos nossos hábitos estão ficando mais tecnológicos. Portanto, é preciso se adaptar e se proteger. Algumas atitudes simples podem te ajudar a se blindar de possíveis fraudes, como:
- Ativar a verificação em duas etapas no e-mail e redes sociais;
- Trocar senhas com regularidade e utilizar letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais;
- Evite usar: data de nascimento, seu nome ou de familiares, sequências de letras ou números;
- Prestar atenção quando receber links. Confira se o contato é realmente o correto.
A Lei Geral de Proteção a Dados - LGPD
Em vigor desde setembro de 2020, a lei tem o objetivo de aumentar a privacidade dos internautas e evitar vazamentos. Agora, esses fatos só podem ser coletados com consentimento do cliente, exceto em casos judiciais.
As normas são baseadas em regras da União Europeia, denominando como esse material deve ser tratado e punições no caso de descumprimento ou irregularidades.
Para Paula, a LGPD vai ser crucial para uma nova era: “teremos cada vez mais resguardo e isso pode trazer aumento da estabilidade e da confiança para as pessoas aderirem a esses métodos modernos.”
A fiscalização é feita pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados - ANPD. As multas variam entre 2% do faturamento anual da instituição e 50 milhões de reais.
Como você pôde ver, é possível se defender de golpes e fraudes na Internet. Portanto, escolha bem os estabelecimentos onde vai colocar seu dinheiro e suas informações pessoais, mas não deixe de evoluir e resolver suas coisas com praticidade. Afinal, o tempo não para.