O cenário atual nos mostra uma sociedade mais humanizada e cobra essa mesma postura das organizações e formadores de opinião. Isso se confirma conforme uma pesquisa realizada pela Union + Webster: 87% da população brasileira opta por comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Então, reflita sobre isso. Seu negócio se encaixa nesse requisito?
O pedido do cliente é uma ordem
Além de ser a opção de grande parte dos consumidores, 70% deles também afirmaram não se importar em pagar um pouco mais por isso, segundo o mesmo estudo. Ou seja, é um caminho viável para todas as partes envolvidas: ecossistema, empreendedores e clientes.
Dessa forma, para quem não tem ainda muita familiaridade com o assunto, estamos falando do agora para garantir o futuro. Com isso, no ambiente organizacional, para uma companhia se autodenominar “sustentável”, é necessário ser ecologicamente correta e viável, Bem como, socialmente justa. No entanto, quais os desafios de se implementar uma política responsável no estabelecimento?
Para a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino, o público empurra as corporações em direção às práticas sustentáveis e isso, realmente, gera resultados. “Toda mudança é desafiadora e pode causar alguma resistência no início. No entanto, a inovar e até a renovar dentro dos escritórios, cria novas oportunidades e leva a um futuro ambientalmente coerente e melhor. Atualmente, vejo um cenário mais conciso, no qual um empreendimento estimula o outro”, explica.
Por isso, para sua instituição ser ainda mais valorizada pelo público, preste atenção em algumas condutas para colocar em prática já:
Elimine os copos descartáveis
Você sabe o quanto de água é gasto na produção de um copo descartável? Chega-se a usar 500 ml! Em contrapartida, se fossemos usar um de vidro, para lavá-lo na pia, usaríamos 400 ml, conforme estudos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSP) Itapetininga. Ainda mais econômica é a higienização na máquina de lavar louças, utilizando apenas 100 ml por unidade. Isso é, apenas 20% da quantidade despendida na produção de um recipiente plástico. Dessa forma, está aqui um bom investimento.
Economize papel
Muitas coisas já são feitas digitalmente e, assim, reduzem muito o número de impressões nas instituições. Contudo, ainda existem coisas simples para serem feitas virtualmente como a assinatura de contratos e documentos.
Com esse sistema, evita-se erros humanos de digitação em cláusulas contratuais, assinaturas em locais errados e demora na finalização do processo. Além disso, economiza-se tempo e dinheiro. Por isso, investir na digitalização de processos é uma tendência atual. A economia em toner, tinta, papel, impressora e tempo é muito grande!
Priorize equipamentos econômicos
Computadores, impressoras, ar-condicionado, máquinas de café e geladeiras são aparelhos consumidores de muita eletricidade. Com isso, os gastos são bem altos, então, quando possível substitua por utensílios mais modernos. Ou seja, dentro dos padrões de classificação de consumo sustentável de energia.
Dê atenção aos indicadores de sustentabilidade
Os indicadores de sustentabilidade surgiram para avaliar o desempenho das economias. Logo, existem diferentes deles aplicados às empresas como a ISO 14001. Essa é uma das normas criadas pela International Organization for Standardization (ISO) e se refere aos requisitos para as corporações identificar, controlar e monitorar aspectos ambientais aos quais se relacionam.
A sustentabilidade empresarial é, praticamente, uma exigência do mercado para se manter em destaque. Além do mais, as vantagens são ótimas explica Paula: “um negócio com base conservadora do meio ambiente passa a ser visto de forma diferente. A marca é impulsionada no mercado porque demonstra responsabilidade e preocupação social. Ou seja, os consumidores enxergam isso. Bem como, sua imagem é ligada a valores positivos”.
Portanto, busque e entenda a forma como adotar essas medidas na sua companhia. Conte com a Assine Bem! Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital.