A Assine Bem é uma plataforma completa de criação e gestão de documentos, preocupada em prestar um serviço de qualidade e segurança. Entre seus objetivos está o aprimoramento de atividades rotineiras, adicionando eficiência e velocidade. Assim, a integração de sistemas se mostra como um diferencial para aquelas empresas com desejo de sair na frente. Dessa forma, conheça a API e entenda suas vantagens!
Afinal, o que é a API da Assine Bem?
Para evidenciar as vantagens de contar com a API da Assine Bem, é necessário explicar sua conceituação e aplicação. Primeiramente, é possível caracterizar a sigla por Application Programming Interface (API), traduzindo para o português: Interface de Programação de Aplicação. Em suma, são dois sistemas totalmente independentes e separados com uma comunicação alinhada pela Internet.
Em termos técnicos, em uma API existe um conjunto de definições e estratégias de programação para unir ambas as partes mediante aspectos inteligentes. A plataforma da Assine Bem utiliza arquitetura Rest (Representational State Transfer), reconhecida por ser de fácil utilização, simples condicionamento em padrões e por sua popularidade perante às soluções no mercado, tanto pelas entidades públicas quanto privadas.
Sendo assim, a ferramenta é totalmente Restful, formatação e comunicação de dados em JSON, descomplicando o uso. Nesse estilo, a implementação do cliente e do servidor pode ser feita de forma livre, sem a necessidade de um conhecer o outro. Isto é, o código pode ser alterado por qualquer uma das partes sem afetar a operação da hospedagem.
Nesse sentido, ao utilizar uma interface Rest, usuários diferentes atingem os mesmos objetivos, executam ações iguais e recebem as mesmas respostas. Essas atribuições auxiliam as aplicações Restful a alcançar um maior nível de confiabilidade, além de possibilitar um desempenho escalável. Isso porque todos os componentes podem ser gerenciados, atualizados e reutilizados sem afetar o todo.
Na Assine Bem, a comunicação entre softwares é protegida com criptografia de ponta, são camadas de códigos resguardando o conteúdo dos documentos, tornando-o inviolável. Para entender por completo e ficar por dentro dos detalhes com exemplos, veja a documentação API oficial: clique aqui!
Nesse link, você tem acesso à URL base da API para requisições e a forma de autenticação da mesma. Basicamente, a integração da API é simples, feita com uma hash, enviada no Header de cada requisição, gerada a partir da URL completa, token e secret. Assim, é realizada por completo, com confiabilidade e rapidez.
Todas as versões da API são mantidas no ar, com log para consultas diárias. Em geral, as atualizações acrescentam facilidades, corrigem pequenos lapsos e aprimoram o uso cotidiano. As alterações mais recentes não têm impacto nas já existentes. Logo, mesmo com essas mudanças não há perda naquelas feitas no passado, ou seja, não “quebra” a conexão, pois a API é madura para progressos.
Como funciona a API da Assine Bem na prática?
A API da Assine Bem tem um retorno padrão, sempre JSON. Sua forma é a seguinte: status, mensagem e uma estrutura de dados (conjunto de informações), pré-definido conforme a documentação da API.
Além disso, na plataforma, também é disponibilizado a opção de configurar callbacks, responsáveis por encaminhar atualizações durante todo o processo de assinatura, como se a requisição foi visualizada, caso o signatário tenha preenchido suas informações no documento, se alguma parte assinou, entre outros exemplos. Desse modo, o cliente não precisará solicitar essas realizações via integração com a API, questionando se a ação realmente aconteceu, pois a Assine Bem envia de maneira automática uma mensagem a cada mudança.
Para auxiliar nesse entendimento, a página de documentação da API da Assine Bem possui vários tópicos para consultas frequentes quanto aos retornos. Ademais, também há exemplificação de como configurar na plataforma, como todos os IDs de referência, entre outras informações de fácil acesso.
Hoje, são disponibilizados 22 endpoints, responsáveis por fazer uma integração completa e robusta. Para contextualizar, são reconhecidos por serem um tipo de nó na rede de comunicação. Na Assine Bem, todos são listados separadamente com suas respectivas funções, mas também há modelos e sumários pré prontos para facilitar e automatizar ainda mais o processo.
Confira vantagens de contar com API da Assine Bem
Existem inúmeros benefícios de contar com a assinatura digital. Segundo Carlos Henrique Mencaci, CEO (Chief Executive Officer), é possível listar alguns: “vemos como a economia de tempo e recursos pode mudar a realidade de uma companhia e fazê-la deslanchar nas vendas, além de mais produtividade em vários processos”, afirma.
Entretanto, ao descomplicar o dia a dia corporativo com a API da Assine Bem, o negócio consegue escalar em otimização. Além disso, todo o sistema pode ser configurado para atender melhor às necessidades da empresa. Ou seja, se precisar fazer download de algum documento, a plataforma vai sempre buscar sua última versão. Caso tenha a urgência de alterar alguma referência, faça isso em segundos, ajustando no próprio programa e encaminhando novamente na mesma velocidade.
Em suma, a organização tende a crescer ao investir em modernidades para otimizar os processos internos. Confira alguns benefícios relevantes:
- Economia de recursos:
De acordo com um levantamento da Ombud, há uma economia média de 20 dólares em cada uma das declarações para quem é adepto da assinatura digital. Para corroborar, segundo a Salesforce, há uma redução de gastos de aproximadamente 19,35 dólares após a implementação. Tendo em vista a conversão monetária, imagine esse montante em real conforme as métricas dos cenários exteriores.
- Mais agilidade:
Com a Assine Bem, é possível gerenciar relatórios de maneira eficiente, contando com armazenamento em nuvem e criptografia de ponta. Ou seja, não será necessário despender a memória dos dispositivos, pois tudo fica salvo virtualmente, resguardado em máxima integridade. Além disso, o usuário pode assinar de qualquer lugar do mundo, quando quiser, seja por tablet, computador ou celular. Conforme um estudo da Ombud, o tempo médio de resposta é reduzido em 80%.
- Otimização na gestão de documentos:
Quem nos contrata também não precisará mais de pastas, gavetas e armários para guardar as folhas, perdendo metros quadrados para manter a segurança dos acordos firmados. Seja para lidar com os papéis antigos, admissão e gestão de pessoas, notas fiscais ou protocolos, um grande problema é saber arquivar toda a papelada. De acordo com um estudo da BPI Network, 93% das pessoas se sentem dependentes dos relatórios e 90% ainda disseram gerar novos registros a cada semana. Para otimizar essa operação, a Assine Bem soluciona todas essas questões com comodidade.
Com a Assine Bem, você automatiza tarefas rotineiras, aumenta o rendimento do time e melhora a experiência de quem faz negócios com a sua empresa! Quer entender como funciona na prática? Faça um teste grátis! Conheça mais dos nossos diferenciais! Entre em contato pelo (11) 3514-9396 ou acesse www.assinebem.com.br. Será um prazer atendê-lo!